Os pilotos da equipe Honda Racing de Enduro disputam neste fim de semana (15 e 16/5) a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro, em Itapema (SC). No final de fevereiro, os competidores chegaram a viajar até a cidade para a abertura da temporada, porém a prova foi adiada na véspera devido à situação da pandemia na região. De volta ao litoral catarinense, Bruno Crivilin, Vinicius Calafati, Gabriel Soares e Bárbara Neves, comandados por Felipe Zanol, estão novamente prontos para acelerar.
A disputa contará com um percurso de 42 quilômetros, divididos em três especiais (trechos cronometrados), sendo um Cross Teste e dois Enduro Teste. Os pilotos terão que fazer três voltas no sábado e mais três no domingo. De acordo com os organizadores, o evento será realizado dentro dos protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades locais.
Após um mês na Itália, Bruno Crivilin está em ritmo forte de treinamento para as competições. O tricampeão brasileiro de enduro nas categorias Enduro GP (geral) e E1 disputou no fim de abril uma etapa do Campeonato Italiano de Enduro, também em preparação para o Mundial, que começa no próximo mês, em Portugal.
Estou bem treinado, porém bastante ansioso para as provas nacionais. A abertura do Brasileiro já era para ter acontecido, mas infelizmente não foi possível, o que mudou bastante o planejamento do meu calendário. Faz parte desse momento e estou me adaptando, conta o medalhista de bronze do Mundial de Enduro 2020 na classe J1 (para pilotos até 23 anos e com motos até 250cc).
Mesmo com o foco lá fora, Crivilin quer manter a hegemonia no Brasileiro.
Vai ser bom rever todo o pessoal e também me juntar aos meus companheiros de equipe aqui, porque faz tempo que não os vejo. Vamos com tudo para manter o numeral um mais uma vez na temporada, ressalta o capixaba. Ele vai acelerar a motocicleta Honda CRF 250RX pela classe E1.
Para Vinicius Calafati, que disputa a categoria E2, e Gabriel Soares, representante do esquadrão vermelho na EJ, o período sem competições foi compensado com fortes treinos com a nova Honda CRF 450RX. A dupla vai acelerar em Itapema o modelo 2021.
A expectativa é a melhor possível. Estou bem familiarizado com a moto e bastante confiante. Acredito que estou na minha melhor fase de preparação. Nesse intervalo consegui treinar mais, incluindo a parte física. Como essa prova costuma ser mais aberta e de mais velocidade, treinei bastante motocross, destaca o paulista Calafati.
Estou animado em voltar para as corridas. Itapema é uma prova que eu gosto muito de andar pelo estilo de terreno – e melhor agora, que estamos com a nova CRF 450RX. Essa moto fez total diferença nos nossos treinamentos e vai fazer também nas competições. Foquei bastante na parte técnica e estou determinado a buscar o melhor resultado. Ano passado fui campeão na E2, fiquei com o vice-campeonato na geral e neste ano quero mais, almeja o mineiro Soares.
Na categoria EF, exclusiva para mulheres, Bárbara Neves comenta sobre a chegada de mais competidoras na categoria.
Estou feliz que novas meninas vão competir neste ano, o que motiva ainda mais. Tenho treinado bastante com os meus companheiros de equipe. Isso tem me ajudado na evolução e na preparação para o campeonato, diz a goiana, que vai utilizar na prova a CRF 250F, modelo Honda de fabricação nacional.
Borilli Racing é a nova patrocinadora
A novidade da equipe Honda Racing de Enduro é a chegada da Borilli Racing como patrocinadora do time. A empresa brasileira fabricante de pneus off-road, com forte atuação também na Europa, é líder de mercado e conta com produtos de alta performance e tecnologia, que serão utilizados pelos pilotos Bruno Crivilin, Vinicius Calafati, Gabriel Soares e Bárbara Neves durante os treinos e competições.
A equipe Honda Racing de Enduro é patrocinada por Pro Honda, ASW, Borilli Racing, Alpinestars, DID e Seguros Honda.
Campeonato Brasileiro de Enduro 2021
1ª prova – Itapema (SC)
Programação*
14/5 (Sexta-feira)
Das 13h às 18h – Funcionamento da secretaria de prova e produção de fotos oficiais dos pilotos
15/5 (Sábado)
7h30 – Briefing categorias Kids (Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids)
8h – Largada das categorias Kids
Das 8h às 9h50 – Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado
9h30 – Briefing categorias para adultos
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Pre-finish
16h20 – Condução das motos ao Parque Fechado
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia
16/5 (Domingo)
8h – Largada das categorias Kids
9h – Largada dos dois primeiros pilotos
15h – Condução das motos ao Parque Fechado
17h – Divulgação dos resultados oficiais do dia
*A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações.
FONTE: MUNDO PRESS – FOTO: IDÁRIO CAFÉ/MUNDO PRESS