Brasileiro de Enduro começa em Itapema/SC




A expectativa é total para o início do Campeonato Brasileiro de Enduro. Após 5 meses de intervalo do encerramento de 2019 e muita movimentação nos bastidores neste período, finalmente uma nova década vai começar para o Enduro Brasileiro. A abertura acontecerá em Itapema, Santa Catarina, a cargo do Itapema Off Road, o clube esta totalmente mobilizado em usar todo potencial para executarem uma prova perfeita. O público terá livre acesso durante toda à prova que começa com a reedição do Super Prime, a partir das 20h da sexta-feira (6), na Praça da Paz.

A manutenção dos patrocinadores, a Honda e a IMS, e a entrada de novos traz força ao campeonato, a Yamaha continua apoiando com o programa bLU cRU para amadores. Nas equipes a movimentação foi intensa os grandes nomes brasileiros já têm confirmação garantida, e ainda existe a expectativa de “gringos”, mas ainda não tem nada confirmado. Serão 12 categorias (E1, E2, E3, EJ, E4, E35, E230, E40, E45, E50, EF e EA), alem das 4 categorias KIDS. Em jogo o cobiçado “number plate dourado” da Enduro GP, que será usado na abertura por Bruno Crivilin (Honda Racing), que defendera mais uma vez seu titulo nacional.

“O Brasileiro de Enduro vem crescendo de forma consistente”, afirmou Maurício Brandão, agora promotor do campeonato na Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). “Como sempre falei, trabalhamos duro para manter a evolução até chegarmos a este ponto, os organizadores locais, estão cada vez mais motivados e empenhados. Para 2020, renovamos com a maioria dos nossos parceiros e ainda trouxemos outros novos patrocinadores. É incrível ver tanta gente apaixonada acreditando e investindo na modalidade por meio de patrocínios e de apoio a pilotos e equipes, mesmo com um mercado sabidamente retraído”, continuou.

A primeira etapa do Brasileiro de Enduro terá um circuito de 45 quilômetros, com três especiais (trechos cronometrados). Os pilotos farão três voltas no circuito, tanto no sábado quando no domingo, para dar início às disputas do ano.

LEIA MAIS:  Pro Tork sai na frente no Campeonato Catarinense de Enduro FIM

Bastidores – Os fãs do Campeonato Brasileiro de Enduro têm acompanhado a intensa movimentação através das mídias sócias dos pilotos e demais envolvidos, o que demonstra o interesse crescente pela modalidade. A Honda Racing fez o primeiro movimento ao enviar o atual campeão brasileiro para fazer sua pré temporada na Europa, junto com o campeão mundial Alex Salvini, que veio ao Brasil recentemente anunciar sua parceria com a Borilli, fabricante genuinamente brasileira de pneus off-road. Mas a equipe ainda não manifestou oficialmente.

Na Yamaha, não teremos para 2020 uma Equipe Oficial da marca, talvez algum concessionário apóie pilotos, mas já anunciou publicamente que vai manter o programa mundial da marca de apoio a pilotos amadores, o bLU cRU. Com certeza uma boa noticia para os usuários da marca que terão espaço adequado e apoio profissional garantidos durante todas as etapas do brasileiro.

Quem contará com um número expressivo de pilotos é austríaca KTM, que mudou o modelo de negócios no Brasil, nessa temporada vai apoiar mais de 8 pilotos, dentre eles o consagrado campeão Rômulo Bottrel e o multicampeão catarinense Loandro Anton, apresentando um formato interessante pois terá representantes em muitas categorias.

A Power Husky contará com Maurício Fernandes e Nielsen Bueno para defender a centenária marca de motocicletas Husqvarna. Maurício deve usar toda sua experiência na categoria E45 e comenta-se nos bastidores que Nielsen deverá disputar alguma categoria da Enduro GP.

A MXF Motors, vem com 2 pilotos oficiais, 2 campeões, Anderson “Caxopa” que vai para E2 com uma 250 TS e Fernando “Juruna” que tem como objetivo  buscar o título na E4, para motos originalmente até 28cv. É importante ressaltar que a marca usa as competições principalmente o campeonato brasileiro como laboratório para desenvolver seus produtos, inclusive com uma ousada participação de sucesso no Six Days em Portugal, prova referência na modalidade.

LEIA MAIS:  O Melhor disparado, Bruno Crivilin já pode comemorar um título, mas ele quer mais

A Edgers Racing já anunciou a contratação do bi campeão, na EJ, Patrick Capila, mas com certeza mais novidades devem ser anunciadas. A Equipe é conduzida pelos irmãos Reinaldo e Geraldo Almeida, carisma e paixão incontestáveis dentro do padock.

A grande novidade e a entrada da Beta marca atual campeã mundial, vem com o experiente e versátil o gaucho Gustavo Pellin na E2 e o jovem mineiro Vitor Borges na E3. Também é certa a participação de outros pilotos apoiados por concessionários. Seja bem vinda ao Campeonato Brasileiro de Enduro!

Em 2020 várias outras equipes, desvinculadas a marcas confirmarão participação, de Goiás (Equipe Zanotto), do Rio Grande do Sul (SóCramento / Bellaver  Sports/ Parts 57), Minas Gerais (Equipe Q4), São Paulo (Multi Racing), do Espírito Santo (BC 11) dentre outras que estão se mobilizando.

“Após quase 10 anos acompanhado de longe é fato que o campeonato cresceu e se desenvolveu muito. Venho para somar. Minhas expectativas para o campeonato são muito boas, ainda mais com a presença de pilotos de destaque internacional em algumas etapas como convidados, ajuda a melhorar o nível da disputa, e medir o nosso nível em relação aos estrangeiros. Mas não podemos esquecer da grande evolução dos pilotos brasileiros durante todos esses anos. Acredito que os brasileiros não deixarão as coisas fáceis para essa turma, e com isso quem ganha é o campeonato”, comentou Assis Aquino, Diretor CBM na modalidade.

Mulheres na modalidade –A categoria EF, exclusiva para mulheres, está mantida e terá três etapas em 2020. Itapema / SC, Marzagão / GO e Patrocínio / MG são as provas onde as garotas terão que acelerar forte para garantir o título da temporada. Bárbara Neves, a primeira mulher no time oficial da equipe vermelha, deve entrar na briga de olho no tricampeonato. Atual campeã, mineira Isadora Oliveira (Equipe Q4) e a paulista Tainá Aguiar (Enduro MX) prometem não deixar as coisas fáceis

LEIA MAIS:  Bruno Crivilin e Vinicius Calafati disputam Brasileiro de Enduro em Santa Catarina

Novos talentos – Sucesso absoluto em 2019 foi a criação do Campeonato KIDS. Continua! Serão quatro categorias direcionadas aos novos talentos do esporte: Infantil (até 8 anos), Cadete (de 9 a 12 anos), Juvenil (de 13 a 15 anos) e Youth (de 16 a 18 anos), estamos tentando inserir as categorias para as meninas também, mas temos de ter mais adeptas, estamos na torcida. Estas categorias contam com a coordenação do capixaba Aluisio “Telão” e do, agora “mineiro”, Fernandinho Silvestre.

Programação*

Campeonato Brasileiro de Enduro – 1ª etapa – Itapema (SC) 4/3 (quarta-feria)

Encerramento das inscriçoes

6/3 (sexta-feira)
17h30 – Briefing, salão de convenções Hotel Solis
19h – Lançamento MR Pro
20h – Super Prime na Praça da Paz

7/3 (sábado)
Base do evento: Itapema Off-Road
8h – Início da prova das categorias Kids
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Chegada / Pré-Finish no Paddock
16h20 – Condução das motos ao Parque Fechado
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia, Restaurante Osmari

8/3 (domingo)
8h – Início da prova das categorias Kids
9h – Largada dos dois primeiros pilotos
15h – Chegada / Condução das motos ao Parque Fechado
17h – Divulgação dos resultados oficiais do dia na sede do Itapema Off Road.

*A programação está sujeita a alterações.

O Campeonato Brasileiro de Enduro 2020 é patrocinado por Honda, coopatrocinado por IMS e conta com o apoio de: MXF Motors, Beta Brasil, Borilli, Airoh Helmet, Motorex, Motul , Edgers, Race Tech, Sig Visual, Parts 57, MR Pro Braces, Tech Ride, DYVA,  BMP, Circiut Equipament, Dirt Racing, BMS, Galfer , RTech, All Balls, Wossner, Jeri Adventure Ride, Brasil Moto Tour, Receptivo Itália, Adven Tour Brasil, Freeride Spirit e Planetour agencia de viagens.


FONTE: CBM