BRASILEIRO DE ENDURO 2020: Calendário definido




Após um ano muito bom, 2020 começou agitado para o Enduro no Brasil, com várias mudanças nas equipes, novas marcas vindo por ai e expectativa para mais uma temporada espetacular. A modalidade esta em alta.

“2019 foi épico! Disputas durante todo o ano, boas provas, destaque na mídia e reconhecimento por onde passa. Profissionalismo e dedicação máxima por parte dos organizadores, equipes investindo e buscando novos talentos. Atraindo novos adeptos e apaixonados. As participações consecutivas no Six Days, França 2017, Chile 2018 e Portugal 2019 com certeza são reflexos de um bom Campeonato Nacional. Agora, temos a necessidade de um apoio mais consistente do mercado, que já tem nos dado muitos sinais positivos.”, explicou Maurício Brandão, promotor da modalidade na Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

A temporada está prevista para iniciar em março nos dias 6, 7 e 8, na cidade de Itapema (SC). Ao todo serão sete etapas que passarão também pelos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Paraná.

Algumas decisões acertadas em 2019 vão evoluir. As categorias KIDS terão continuidade, para os “pequenos ídolos” e tornar o Campeonato Brasileiro OPEN.

“Desta forma, novos talentos e a maior facilidade da participação de pilotos estrangeiros, fazem o nível evoluir. Europeus e Sul-Americanos tem demonstraram interesse em participar do nosso campeonato ou mesmo de alguma etapa como convidado. Sem esquecer as categorias por idade, que são bem segmentadas, e é claro, as categorias amadores, a E230 e a EA, são a porta de entrada aos interessados, alem da charmosa EF, para as meninas. Outro fato importante é a integração das provas do Brasileiro com os Estaduais, isto facilita e da a possibilidade do piloto participar na etapa que será realizada perto de casa” – comentou Brandão.

1ª etapa – 6, 7 e 8 de Março em Itapema (SC)

LEIA MAIS:  Brasileiros em contagem regressiva para o International Six Days Enduro 2023

Famoso balneário do maravilhoso litoral catarinense, às margens da Rodovia BR 101, estreou em 2019 realizando uma etapa do Nacional de maneira exemplar. A etapa terá o apoio da Federação Catarinense de Motociclismo (FCM), dos experientes pilotos Felipe Legarrea, Agenor “Neguinho” e do Sr Helio Furlanetto que juntos com a turma do Itapema Off-Road prometem, após a experiência de 2019 uma prova ainda melhor. A base do evento será na sede do Clube, que oferece uma pista de MX de alto nível que será estendida a um percurso de enduro. O local tem toda a infra-estrutura para receber a competição. Novidade em 2019 foi a realização do Super Prime na sexta-feira à noite, será reeditado.

2ª etapa – 06 e 07 de Abril – Nova Brescia (RS) 

A cidade conhecida como “Capital de Mentira e do Churrasqueiro”, está localizada no Estado do Rio Grande do Sul, região de muita tradição no esporte e conta com o apoio da AGPE, a organização dos Mentirosos Motoclube. A etapa terá como cenário as belas paisagens da região no coração da Serra Gaúcha, as 3 especiais estão sendo planejadas, todas bem próximas no entorno da cidade. A cidade toda se envolveu na realização da prova, já demonstrou competência em 2019, mesmos com o tempo chuvoso, tudo funcionou muito bem! Em 2020 o padock será no centro da cidade, que certamente oferecerá toda estrutura e apoio para a prova.

3ª etapa – 16 e 17 de Maio em Marzagão (GO)

Em 2018, retornou ao Estado de Goiás, e agora esta na rota da modalidade Enduro, tradicional em sediar etapas de campeonatos nacionais de outras modalidades. A realização da etapa em Marzagão é resultado da união de forças locais e da FMG que juntas já realizaram 2 provas impecáveis. A perspectiva e evoluir ainda mais para 2020. Segundo Rildo Gonzaga, organizador da etapa:

“É gratificante ver Goiás se afirmando no Enduro Nacional, sediando etapas do Brasileiro de Motocross, Cross Country, Motovelocidade e Velocross, agora também se firmando no Brasileiro de Enduro, isto demonstra a força do motociclismo aqui.”

4ª etapa – 20 e 21 de Junho em Carmopolis (MG)

LEIA MAIS:  Equipe Honda Racing vai em busca de títulos na decisão do Brasileiro de Enduro 2021

O Enduro da Paz fez por merecer! Por 2 anos figura no Campeonato Mineiro e é uma das principais etapas da Copa Minas que tem atingido um excelente número de participantes e de público, conquistou por méritos a “vaga”  para compor o Nacional. Realizado pela turma dos “Trilheiros da Paz” e a coordenação da diretoria da Copa Minas. Hospitaleira a cidade esta localizada a 120 kms da capital mineira as margens da Fernão Dias. O padock será na Fazenda do Balsamo que tem fácil acesso e ótima estrutura, 2 especiais bem próximas, alem de muitas possibilidades de trilhas.

“Estamos muito empenhados em fazer tudo da melhor forma, já tem 2 meses que começamos a trabalhar na prova! A empolgação e empenho de todos nos da cada vez mais força!” falou o entusiasmado Wender “Zurita”, responsável pela etapa.

5ª etapa – 11 e 12 de Julho em Aracruz (ES)

foto_aracruz.jpg

O evento de Aracruz é consolidado pelo oitavo ano consecutivo e se tornou referência Nacional, sendo a principal prova do Campeonato Capixaba de Enduro. Aloísio Sfalsim “Telão” e o Trail Clube Tribo da Trilha têm feito um excelente trabalho durante todos estes anos. Terra natal do atual Campeão Brasileiro Bruno Crivilin que com certeza agrega um maior envolvimento do público. A prova envolve toda a região com especiais montadas praticamente dentro da cidade, as quais atraem grande público. Outra característica da etapa é o padock muito bem estruturado para pilotos e equipes.

6ª etapa – 8 e 9 de Agosto – Pinhais (PR)

foto_pinhais.jpg

O Trail Clube de Curitiba, sob supervisão da FPM e da CBM, apresenta a 5ª edição do Enduro do Cachorro Louco. Cidade da região metropolitana de Curitiba, PR. Já tradicional no calendário regional atrai a atenção dos melhores pilotos tendo registrado públicos superiores a 5.000 pessoas, mostrando seu alto poder de atração entre aficionados do esporte. O padock da prova está a 8,5km do centro de Curitiba, largando de uma área predominantemente urbana. Esse é um dos fatores que atrai a atenção e interesse do público. A prova tem característica de ser mais aberta, com um misto de pequenas trilhas e longas retas para desenvolver velocidade. Trata-se de uma prova técnica que exige um bom preparo dos pilotos.

LEIA MAIS:  Steve Holcombe vence na abertura do italiano de enduro

7ª etapa – 26 e 27 de Setembro – Patrocínio (MG)

foto_patrocinio.jpg

Palco mais tradicional do Brasileiro de Enduro, desde 2004, a cidade está situada no Triângulo Mineiro e tem como característica muitas trilhas e pedras, o que exige muita habilidade, técnica e preparo físico. Para a final do campeonato serão montados dois tipos de percurso nos deslocamentos, um para as categorias profissionais e outro para as demais classes, com tempos mais flexíveis. O Motoclube do Cerrado (comandado por Maurício Brandão) estará à frente dos trabalhos mais uma vez e prometem garantir a excelência nas trilhas e uma equipe experiente na execução da etapa. As disputas ainda serão válidas pelo Campeonato Mineiro da modalidade. Nesta prova, por definição do regulamento não pode ser descartada, e também haverá a premiação aos campeões da temporada 2020.


FONTE: CBM – Fotos: Dines Zamai, Rogério Leite, Marcelo Campos, divulgação das provas