Billy Bolt coroado Campeão Mundial FIM SuperEnduro 2023




Billy Bolt, da Husqvarna Factory Racing, acelerou na quinta e última rodada do FIM SuperEnduro World Championship para se tornar o campeão de 2023. Melhor descrito como um desempenho clínico do britânico, Billy levou sua FE 350 a uma vitória geral convincente e com ela garantiu sua terceira coroa consecutiva no mundial em ambientes fechados.

Com as luzes do estádio apagadas para o show noturno, Bolt não perdeu tempo em se aproximar cada vez mais de conquistar seu terceiro título mundial. Fazendo uma volta incrivelmente rápida para o SuperPole, ele somou mais três pontos importantes à sua contagem do campeonato.

Alinhando-se para a primeira das três corridas, Billy sabia que a vitória na primeira corrida poderia levá-lo a se tornar o Campeão Mundial FIM SuperEnduro de 2023. Agarrar o holeshot o colocou em uma posição privilegiada e, ao executar uma série de voltas limpas, ele abriu uma vantagem de quatro segundos. Superando um pequeno tombo nas rochas, Bolt ainda conseguiu uma margem de vitória de seis segundos e, com ela, sua terceira coroa mundial consecutiva de SuperEnduro em sua FE 350.

Com a pressão do título tirada de seus ombros, Billy estava em sua melhor forma durante o restante da noite em Gliwice. Apesar de uma largada na segunda linha para a corrida dois, ele disparou para fora do gate e liderou o grupo de pilotos antes do final da primeira volta. Sem errar e nem colocar um pé fora do lugar, Billy fez indiscutivelmente sua melhor corrida de toda a temporada e obteve uma margem de vitória de 35 segundos.

Assinando uma incrível campanha no SuperEnduro de 2023, Billy terminou sua temporada em alta com a vitória na corrida três para permanecer invicto na Polônia. Com tudo seguindo o roteiro, como havia acontecido nas duas corridas anteriores, ele pegou a bandeira quadriculada pela terceira vez na noite para reivindicar a vitória geral.

LEIA MAIS:  Bruno Crivilin encara penúltima etapa do Mundial de Enduro em Portugal

Ao longo de sua temporada indoor dominante, Billy levou seu FE 350 para 14 de 15 vitórias possíveis, enquanto vencia todas as voltas rápidas da SuperPole. Chegando ao pódio geral cinco vezes em cinco, ele provou ser um campeão mundial FIM SuperEnduro em 2023.

Billy e Husqvarna Factory Racing agora voltarão suas atenções para a rodada de abertura do FIM Hard Enduro World Championship na Sérvia, de 17 a 20 de maio.

O que posso dizer, foi uma temporada incrível! Este é o meu terceiro título mundial consecutivo, mas com cada um eles ficam um pouco mais doces. Chegando à noite, eu sabia que tinha uma vantagem confortável de pontos para jogar, mas queria ir lá e dar o meu melhor. Superar a SuperPole ajudou os nervos e rodei forte na primeira corrida sabendo que, se ganhasse, também ganharia o título. Isso foi tão bom. A segunda corrida também foi incrível. No geral, tem sido ótimo, mas muito disputado em todas as rodadas também. Naturalmente, um grande obrigado vai para todos os envolvidos em ajudar a alcançar isso. É um grande esforço de equipe, com certeza. – Billy Bolt

Resultados: Campeonato Mundial FIM SuperEnduro, Rodada 5

Classificação Geral Prestige
1. Billy Bolt (Husqvarna) 63pts; 2. Jonny Walker (Beta) 49pts; 3. Taddy Blazusiak (GASGAS) 45pts…

Corrida Prestígio 1
1. Billy Bolt (Husqvarna) 8 voltas, 6m57s883; 2. Jonny Walker (Beta) 8 voltas, 7:03.129; 3. Taddy Blazusiak (GASGAS) 8 voltas, 7:22.587…

Corrida Prestígio 2
1. Billy Bolt (Husqvarna) 9 voltas, 7m39s980; 2. Cody Webb (Sherco) 9 voltas, 8min15s719; 3. Jonny Walker (Beta) 9 voltas, 8:21.826…

Corrida Prestígio 3
1. Billy Bolt (Husqvarna) 9 voltas, 7:36.511; 2. Taddy Blazusiak (GASGAS) 9 voltas, 7:42.209; 3. Jonny Walker (Beta) 9 voltas, 7:45.101…

LEIA MAIS:  Erika Mroginski conquista 3º Lugar no Latino-americano de Enduro

Classificação Final do Campeonato
1. Billy Bolt (Husqvarna) 310pts; 2. Jonny Walker (Beta) 260pts; 3. Taddy Blazusiak (GASGAS) 194pts


FONTE E FOTO: HUSQVARNA