Bernardo Tibúrcio acelera pelo Brasil no Motocross das Nações

Foto: Alberto Barbosa/Mundo Press



Piloto mineiro da equipe Honda Racing compete na categoria MX2, na Inglaterra, no evento considerado a “Copa do Mundo” da modalidade

O mundo do motocross se reúne a partir de sexta-feira (4/10) no circuito britânico de Matterley Basin para um dos mais tradicionais eventos do motociclismo. O Motocross das Nações (MXoN) realiza a sua 77ª edição com 36 seleções nacionais, compostas por três pilotos, em busca do título do evento considerado a “Copa do Mundo” da modalidade. No time brasileiro, Bernardo Tibúrcio, mineiro da Honda Racing, faz a estreia na competição, com a responsabilidade de ajudar a equipe a chegar às finais nas corridas, marcadas para este fim de semana (5 e 6/10).

Tibúrcio está inscrito na categoria MX2, com a motocicleta Honda CRF 250R. Se o Motocross das Nações é uma novidade para o piloto, ele já havia competido na Inglaterra em 2023. Além disso, no dias 21 e 22 de setembro, teve a chance de disputar uma etapa do forte Campeonato Britânico como preparação para o grande desafio, com um Top 10 na soma das baterias da categoria.

A expectativa é muito boa, será uma experiência incrível. Estou muito feliz por ter sido convocado e bastante animado. Estou bem preparado. Representar o Brasil é algo que não tem preço. Fui muito bem acolhido pela Honda da Inglaterra, o clima do time é muito bom, resume.

Os pilotos Enzo Lopes (MXGP) e Fábio Santos (Open) completam a equipe verde e amarela.

Formato

A programação oficial do Motocross das Nações prevê, para o sábado (5/10), as corridas classificatórias, nas quais cada categoria ganha a pista separadamente. Ao final delas, os 20 melhores países asseguram vagas nas baterias decisivas do domingo, que reúnem as categorias MX2/MXGP, MX2/Open e MXGP/Open. A posição de cada piloto equivale à sua pontuação e a classificação final premia o país que somar o menor número de pontos, feito o descarte do pior resultado.

LEIA MAIS:  Circuito pronto para abertura do MX em Nova Brasilândia do Oeste

Em 2023, na França, o Brasil alcançou as finais, concluídas em 17º lugar. A melhor classificação já alcançada pelo Brasil no Motocross das Nações foi o 14º lugar, confirmado pelas primeiras vezes nos anos de 2008 e 2009, com equipes formadas exclusivamente por pilotos da Honda Racing.

Motocross das Nações 2024
Matterley Basin (Inglaterra)

Programação *
(horários de Brasília)

Sábado (5/10)
5h às 8h – Treinos livres
10h30 – Prova classificatória MXGP
11h30 – Prova classificatória MX2
12h30 – Prova classificatória Open
13h30 – Final C

Domingo (6/10)
7h – Final B
9h – Corrida 1
10h30 – Corrida 2
12h – Corrida 3

* A programação é fornecida pela organização do evento e está sujeita a alterações. 


FONTE: Mundo Press