A sétima etapa do Dakar teve alterações bastante significativas na classificação geral. Apesar da vitória de Joan Barreda (Honda), Adrien van Beveren é o novo líder do Dakar. O piloto da Yamaha foi o segundo mais rápido, terminando com uma diferença de quase três minutos do vencedor da etapa.
Por outro lado, Kevin Benavides foi o terceiro mais rápido do dia e terminou pouco mais de oito minutos do líder. Com isto, o argentino perdeu a liderança para van Beveren logo na primeira etapa após o dia de descanso.
O vencedor da etapa voltou a subir na classificação depois de ter sido o melhor sobre a concorrência. Barreda está dando tudo o que tem e o que não tem para recuperar a liderança do Dakar; liderança essa que ele perdeu na terceira etapa após um erro de navegação. Com a subida ao terceiro lugar da geral, Matthias Walkner – o melhor piloto da KTM – ocupa, assim, o quarto lugar da geral.
Toby Price foi o responsável por fechar o top5. O piloto, também, da KTM foi o quarto melhor do dia de hoje, mas o atraso de 8m43s manteve o australiano na quinta posição.
Xavier de Soultrait trocou de posição com Antoine Meo. Por outro lado, Quintanilla, Farres Guell e Stefan Svitko fecham o top10 geral.
RESULTADOS DA SÉTIMA ETAPA
CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS 7 ETAPAS