Bárbara Neves, da Honda Racing, é campeã do Enduro del Verano 2025

Foto: Bettina Torrenzan / Mundo Press



Em sua primeira participação na tradicional prova argentina, piloto goiana foi a melhor na categoria Feminina; Entre milhares de inscritos de diversos países, Bruno Crivilin e Martin Duplessis fecham entre os 20 primeiros da geral

Bárbara Neves, da equipe Honda Racing, estreou com vitória em uma das mais tradicionais provas off-road da América do Sul. Na 30ª edição do Enduro del Verano, disputada neste domingo (23/2), em uma região litorânea da cidade argentina de Villa Gesell, a piloto goiana conquistou o título da classe feminina com a Honda CRF 450RX. Acelerando a mesma motocicleta, o time vermelho também contou com o desempenho consistente de Bruno Crivilin e de Martin Duplessis, que fecharam a prova entre os 20 primeiros da geral.

Ao todo, mais de dois mil participantes encararam um circuito de 12,5 quilômetros de areia com trechos de reta em que as máquinas superavam os 150 km/h, além de sequências sinuosas e saltos, sob forte calor e um piso que se desgastava a cada volta. Tudo acompanhado por um público estimado pelos organizadores em 150 mil pessoas.

Bárbara Neves, da equipe Honda Racing, comemora título do Enduro Del Verano 2025 com a equipe Honda Racing. Crédito Bettina Torrenzan / Mundo Press

Bárbara Neves sentiu a vibração do público e comemorou o título inédito na carreira. Ela superou as fortes concorrentes locais, acostumadas a este tipo de desafio, e não se intimidou com tantas novidades.

É até difícil acreditar. Andei com uma moto nova em uma prova diferente, tentei fazer o meu melhor e me cobrei bastante, fiquei ansiosa antes da largada. Assim que coloquei o capacete deu tudo certo. Andei constante o tempo inteiro, usei essa estratégia e procurei ser inteligente. Estou muito feliz com a vitória, só tenho a agradecer a equipe e a todos que torcem por mim, declarou a campeã, que tem no currículo seis títulos brasileiros de enduro.

Outro que estreou no Enduro del Verano foi o capixaba Bruno Crivilin. Ele não se intimidou com uma lista de adversários que incluía especialistas da Argentina, França, Bélgica, Holanda, Austrália e Chile. O piloto 12 vezes campeão brasileiro de enduro fez uma prova sólida, administrando o ritmo e escapando de problemas com o tráfego de retardatários e as possíveis quedas. Um desempenho coroado com a 14ª posição geral e na categoria Professional Open.

Foi uma experiência muito positiva. Não caí nenhuma vez, o que é importante, já que essa era uma prova extra e logo começam as competições do nosso calendário no Brasil. Uma pena que largamos na segunda fila, porque a primeira volta conta muito, é o momento em que a pista está livre. Depois começam as ultrapassagens dos pilotos mais lentos e fica mais complicado. Gostei bastante por ser uma primeira vez, terminei entre os 15 melhores e já sei como me preparar para uma próxima ocasião, destacou Crivilin.

A posição de largada também limitou o começo de prova de Martin Duplessis. O argentino retornou ao Enduro del Verano após um período de ausência e levou sua Honda CRF 450RX até a 16ª posição.

Foi uma corrida muito boa, mesmo saindo da segunda fila. Caí na primeira volta, mas consegui me recuperar. Contente por terminar bem, a moto estava bem, a equipe fez um grande trabalho e a prova serviu como preparação para as disputas da temporada. Muito feliz por voltar a correr em meu país, é um evento incrível, com muito público e pilotos, finalizou Duplessis.

30° Enduro del Verano
Villa Gesell (Argentina)

LEIA MAIS:  MUNDIAL DE ENDURO: Etapa da Alemanha cancelada

Resultados extraoficiais (cinco primeiros)

Geral
1° – #4 – Joaquín Poli (Argentina)
2° – #11 – Cyril Genod (Bélgica)
3° – #2 – Agustín Poli (Argentina)
4° – #3 – Camille Chapeliére (França)
5° – #5 – Maxime Sot (França)
14° – #16 – Bruno Crivilin – Honda Racing – Honda CRF 450RX
16° – #15 – Martin Duplessis – Honda Racing – Honda CRF 450RX

Feminina
1ª – #1110 – Bárbara Neves – Honda Racing – Honda CRF 450RX

2ª – #1101 – Guadalupe Alonso
3ª – #1102 – Candelaria Lima
4ª – #1103 – Camila Lopez
5ª – #1108 – Mariela Pavacich


FONTE: MUNDO PRESS