Aracruz (ES) é a próxima parada do Campeonato Brasileiro de Enduro 2022




Tradicional prova capixaba recebe feras da modalidade para rodada dupla neste fim de semana (11 e 12/6)

O Campeonato Brasileiro de Enduro 2022 desembarca na cidade de Aracruz (ES) neste fim de semana (11 e 12/6). A tradicional prova, responsável por introduzir a modalidade do motociclismo no Espírito Santo, vale como rodada dupla, somando pontos para a sétima e a oitava etapas da competição. Com acesso gratuito ao público, a Praça da Paz será a base do evento.

Desde 2013, quando a prova passou a fazer parte do Brasileiro, Aracruz só não integrou o calendário do campeonato em 2020, por conta da pandemia de coronavírus.

Como sempre, estamos tratando a prova com todo carinho, com uma enorme expectativa, conta Aloisio Sfalsim, o Telão, presidente do Trail Clube Tribo da Trilha e responsável pela organização local.

A cada ano o nível do campeonato aumenta muito, o que exige mais de cada cidade sede. A responsabilidade é grande para atender pilotos, equipes, público e mídia, continua, ressaltando que os fãs poderão conferir as feras do esporte em ação. As especiais (trechos cronometrados) são bem próximas ao padock na Praça da Paz, a mais distante fica a 2,5 km do local da largada. A ideia é que o público possa acompanhar bem de perto a prova.

O trajeto da disputa terá cerca de 38 km, com três especiais. Os pilotos completarão três voltas no circuito no sábado, contando a de reconhecimento, e mais três no domingo. O Enduro Teste Honda soma 4,6 km em região de pedreira e mescla partes de eucalipto, vegetação fechada e single track. Com 3,1 km, O Enduro Teste TM/Dica traz trechos de pasto, lajes e pedras. Já o Cross Teste KTM, uma das especiais mais tradicionais do Campeonato Brasileiro, fica dentro da cidade, em um terreno duro, e totaliza 3,5 km.

LEIA MAIS:  Pro Tork Itaminas KTM aproxima as mãos de dois títulos no Brasileiro de Enduro

Destaques

As disputas em Aracruz envolvem categorias com níveis técnicos variados, desde as divisões profissionais e até as específicas para mulheres e crianças, cujo foco principal é trabalhar o futuro da modalidade.

A prova também será válida pelo Campeonato Capixaba Borilli Racing de Enduro, no qual teremos ainda uma categoria feminina para as mulheres do Espírito Santo. Elas irão rodar apenas no Cross Teste, a categoria tem feito muito sucesso na competição estadual, explica Telão.

O atual líder da Elite, divisão direcionada aos pilotos mais rápidos do Campeonato Brasileiro, é Vinícius Calafati. O piloto da equipe Honda Racing também lidera a categoria E1. Patrik Capila (E2 / equipe MXF), Crispy Arriegada (E3 / KTM), Luciano Rocha (EJ / IMS Enduro Racing Team) e Alexandre Valadares “Brankim” (E4 / Honda Racing) estão na ponta da tabela das outras categorias de elite.

Confira os outros pilotos que estão na liderança:  Felipe Carlette (EIntermediária / Team Carlette), André Luiz Dalsasso (E35 / KTM), José Monteiro (E40), William Menezes (E45 / IMS Enduro Racing Team), Márcio Rogério do Nascimento “Joanita” (E50 / Mattos Racing), Manuel Simas (E55), Larissa Lelis (Feminina / Made In Brasil), Jean Izaias (EAmador Nacional), César Vinicius Costa Boaventura (EAmador Importada / IMS Enduro Racing Team), Danilo Sfalsim (Youth / BC11), João Pedro Gruli (Infantil), Pedro Henrique Spindler (Cadete), Estevão Rangel (Juvenil / BC11) e Gabriela Azevedo (Feminina Kids).

O Brasileiro de Enduro 2022 é patrocinado por Honda, TM Racing e KTM. O campeonato conta com o apoio de Borilli, Mattos Racing, Biker, IMS Racing, Motorex, Dica, Edgers, Race Tech, Sig Visual, BMS Racing, MR Pro Braces, Parts 57, Expocaccer, HSS, America Sports, Soul MX Trilha, Bomba Racing, Motofire, MCorse, Bamba Racing, Jarva Racing e Tribo Motos. A prova de Aracruz tem o apoio da Prefeitura Municipal, Federação Capixaba de Motociclismo, Campeonato Capixaba Borilli Racing de Enduro, Trail Clube Tribo da Trilha, Ibis Hotéis e Bitti Hotel.

LEIA MAIS:  Competidores superam a primeira metade do Rally Piocerá

Campeonato Brasileiro de Enduro 2022

4ª prova – Aracruz (ES)Data: 11 e 12/6Base do evento: Praça da Paz (acesso gratuito ao público)Categorias: E1, E2, E3, EJ, E4, EIntermediária, E35, E40, E45, E50, E55, EFeminina, EAmador Nacional, EAmador Importada, Youth, Infantil, Cadete, Juvenil e Feminina Kids  Inscrições: www.brasileirodeenduro.esp.br/inscricao (após o dia 8/6, apenas no local, se houver vagas)

Programação*  

10/6 (Sexta-feira)A partir das 7h – Reconhecimento das especiaisDas 13h às 17h – Funcionamento da secretaria de prova

11/6 (Sábado)7h – Início das competições para as classes Infantil, Cadete e Juvenil do Brasileiro e Feminina do CapixabaDas 8h às 9h30 – Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado 9h35 – Briefing 10h – Largada dos dois primeiros pilotos17h30 – Previsão de chegada do último piloto20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia (restaurante Rota do Petisco)

12/6 (Domingo)7h – Início das competições para as classes Infantil, Cadete e Juvenil do Brasileiro e Feminina do Capixaba 8h – Largada dos dois primeiros pilotos 14h30 – Previsão de chegada do último piloto16h30 – Cerimônia de premiação18h30 – Término do evento.

* Os horários podem sofrer alterações.

Calendário – Brasileiro de Enduro 2022

1ª prova (1ª e 2ª etapas) – 18, 19 e 20/3 – Itapema (SC)2ª prova (3ª e 4ª etapas) – 22, 23 e 24/4 – Patrocínio (MG)3ª prova (5ª e 6ª etapas) – 20, 21 e 22/5 – Belo Vale (MG)4ª prova (7ª e 8ª etapas) – 10, 11 e 12/6 – Aracruz (ES)5ª prova (9ª e 10ª etapas) – 15,16 e 17/7 – Novo Horizonte (SC)6ª prova (11ª e 12ª etapas) – 5, 6 e 7/8 – Farroupilha (RS)7ª prova (13ª e 14ª etapas) – 7, 8 e 9/10 – Mairiporã (SP)

LEIA MAIS:  Pro Tork soma bons resultados na abertura do Brasileiro de Enduro 2021

FONTE: Mundo Press – FOTO: Alberto Barbosa/Mundo Press