Antonio Cairoli é o novo chefe de equipe da KTM




A Red Bull KTM Factory Racing fez várias mudanças estratégicas em sua estrutura para o mundial de motocross, que serão canalizadas para suas tentativas de sucesso na temporada 2023. O principal deles é um novo papel para a lenda do motocross e da KTM, Tony Cairoli, que liderará a equipe como Team Manager.

Para 2023, a KTM tem o prazer de anunciar que o nove vezes campeão mundial Tony Cairoli se tornará o Red Bull KTM Factory Racing Team Manager. O piloto de 37 anos, que ainda estava competindo ao mais alto nível com aparições no AMA Motocross neste verão, venceu seis de seus campeonatos com a tecnologia KTM SX-F e é piloto de fábrica da Red Bull KTM desde 2010. Tony possui conhecimento excepcional não apenas do esporte, mas também da cultura e filosofia de corrida da KTM. Ele se sincronizará com o ex-campeão mundial Joel Smets, que treinará uma seleção de pilotos da Red Bull KTM Factory e outros atletas do grupo.

A Red Bull KTM Factory Racing comemorou recentemente seu décimo quarto título na divisão MX2 desde 2004 e com a KTM 250 SX-F graças à emocionante vitória de Tom Vialle na última rodada de 2022 na Turquia. Com exceção da temporada de 2015, a equipe conquistou pelo menos uma coroa MXGP ou MX2 a cada ano desde 2010. Smets tem sido fundamental no desenvolvimento de Vialle e duas coroas desde 2020.

No lado técnico, o respeitado e experiente mecânico de Vialle, Harry Norton – que ajudou a refinar duas versões da vencedora KTM 250SX-F, a edição 2020 e o novo modelo 2023 – assumirá o papel de Coordenador Técnico da Equipe enquanto o líder de longa data Dirk Gruebel assumirá o cargo de Gerente de Projeto para Desenvolvimento de Motocross.

LEIA MAIS:  Vereador Jânio Miguel quer resgatar o motocross e velocross em Dourados (MS)

Claudio De Carli, o homem que guiou Cairoli para os seis campeonatos entre 2010 e 2017, agora supervisionará os esforços de corrida da KTM como o novo Diretor de Corrida de Motocross. O italiano forjou um vínculo incrivelmente forte com a KTM no início da última década, quando ajudou a entregar a primeira distinção da categoria rainha da fábrica no MXGP.

A Red Bull KTM Factory Racing será lançada em 2023 com Jeffrey Herlings (MXGP, KTM 450SX-F) e Andrea Adamo e Liam Everts (MX2, KTM 250SX-F).

2022 foi uma mudança para mim e agora este é outro capítulo! Foi ótimo correr novamente este ano, mas também foi positivo dar um pequeno passo atrás das corridas e ver as coisas de uma maneira diferente. Eu realmente espero que eu possa trazer o máximo de conhecimento e paixão possível para esta nova função. Terei algum aprendizado a fazer, mas também trabalhei com algumas pessoas incríveis na minha carreira, então espero usar essa experiência. Já estamos pensando em nossas metas para 2023. – Tony Cairoli, Red Bull KTM Factory Racing Team Manager

É muito gratificante ver como conseguimos reorganizar e esclarecer as posições de pessoas importantes para a Red Bull KTM e outros projetos. Acho que há um potencial empolgante porque há muita experiência inestimável; tanto no chão na pista quanto nas oficinas. Se Tony puder trazer o mesmo entusiasmo pelo motocross e aprendizado que ele fez quando era piloto, este próximo desafio deve ser muito bom para ele e ser um grande benefício para a equipe. Quero agradecer a todos os funcionários envolvidos por apoiar o plano e como iremos para o campeonato mundial nos próximos anos. – Robert Jonas, Head of Motorsports Offroad

Este é o próximo passo na visão do nosso departamento de corridas para o motocross e para a forma como queremos manter as marcas e organizar o melhor potencial no paddock. Ficou claro que a experiência de Tony e a paixão sem fim pelo esporte eram algo com que podíamos contar, assim como fizemos em 2009, quando começamos a conversar. A conexão De Carli tem sido uma das grandes histórias de sucesso para nós e estou satisfeito por poder progredir e continuar. É ótimo ter Joel em seu papel de desenvolvimento ainda e Harry e Dirk assumindo tarefas diferentes. Temos ótimos pilotos e excelentes funcionários para 2023, então tenho certeza que teremos muito mais momentos emocionantes. – Pit Beirer, diretor da KTM Motorsports

É muito especial ter esta nova posição e continuar minha história com Pit, Robert e todo o grupo KTM. Como muitas pessoas sabem, começamos nossa parceria há mais de dez anos e foi uma forte confiança mútua que nos permitiu ter sucesso imediatamente e depois continuar vencendo no MXGP. Estamos agora em transição para a próxima geração, mas temos as melhores bases possíveis. Espero que possamos manter a divisão de motocross como uma das mais prolíficas para a KTM e o departamento de corridas. Vamos nos esforçar ao máximo para que isso aconteça em todas as categorias. – Claudio De Carli, Diretor de Corrida de Motocross KTM


FONTE: MXGP – FOTO: KTM

LEIA MAIS:  MXGP: Kawasaki renova parceria com a Dunlop até 2020