AMA SX: Cooper Webb se separa do treinador Michael Byrne




Dois anos e meio na Bakers Factory, é o tempo que Cooper Webb passou com o treinador de mesmo nome, que dispensa apresentações. Uma colaboração que se mostrou frutífera, já que este último trouxe de volta 2 títulos do campeonato de Supercross dos EUA – em 2019 e 2021 – para Webb, antes que o piloto da Red Bull KTM decidisse deixar o programa no verão de 2021; caminhos também percorridos por Jason Anderson, Zach Osborne ou, mais recentemente, Marvin Musquin, agora treinado por David Vuillemin.

Tive muito sucesso treinando na Baker’s Factory, não me arrependo, foi um ótimo programa. Cooper Webb então confidenciou Eu estava completamente exausto, nem tinha certeza se queria continuar pilotando para ser honesto […]. Eu tinha acabado de chegar a um ponto na minha carreira onde eu precisava de uma mudança. Tenho apenas 25 anos e já estou pensando em desligar, é uma loucura.

Desde a temporada passada, Cooper Webb tem passado a maior parte de seu tempo no 83 Compound, a antiga propriedade de Chad Reed na Flórida, na Costa Leste. Uma propriedade agora de propriedade de Mark Lane, co-proprietário da equipe Rocky Mountain ATV MC na qual seu filho Ethan Lane vem treinando. O piloto da Red Bull KTM treina lá ultimamente com Jett Lawrence, Hunter Lawrence, Joey Savatgy, Shane McElrath ou até Max Anstie.

Algum tempo depois de se separar de Aldon Baker – separação que, segundo alguns observadores, explicaria a falta de sucesso do menino nesta primeira metade da temporada de 2022 – Cooper Webb se aproximou de Michael Byrne – que era o gerente de equipe de Rocky Mountain ATV MC nas últimas 5 temporadas. Michael então assumiu o papel de treinador do atual campeão do Supercross. Uma colaboração que já chegou ao fim depois de apenas 6 eventos da nova temporada 2022.

LEIA MAIS:  JGRMX/Yoshimura Suzuki confirma Broc Tickle e Freddie Noren

Se ele atribui – parcialmente – seus contratempos no início da temporada as configurações difíceis de acertar na nova 450 SX-F, Cooper Webb parece ter problemas para encontrar estabilidade em sua rotina de treinamento. No pódio em Minneapolis, o piloto da Red Bull KTM agradeceu ao pai dos irmãos Lawrence por ajudá-lo a voltar à forma…

Atualmente 5º no campeonato, Cooper Webb tenta se manter na disputa pelo título, mas uma diferença de 25 pontos ainda o separa de Eli Tomac, líder do campeonato. O contrato de Cooper Webb com a Red Bull KTM terminará no final da temporada de 2022, e uma partida do garoto para novos horizontes não pode ser descartada. Afinal, Jason Anderson e Eli Tomac parecem ter encontrado uma segunda juventude ao trocar de equipe na offseason, sem mencionar a excelente forma de Malcolm Stewart no início da temporada. Além disso, os três homens mencionados ocupam atualmente o top 3 da classe 450 provisoriamente após 7 etapas.