AMA Supercross não renova acordo com a FIM




Como resultado direto do impacto da pandemia de Coronavirus (COVID-19) em curso, a Feld Motors Sports – os promotores do Monster Energy AMA Supercross Championship confirmaram hoje que infelizmente não renovarão seu acordo de sanção internacional com a FIM, e o campeonato volta a ser uma série nacional a partir da próxima temporada, sob o controle da American Motorcyclist Association (AMA).

O acordo de dupla sanção de longa data está em vigor nas últimas duas décadas e viu uma relação forte e bem-sucedida forjada entre a FIM, a Feld Entertainment e a AMA. O envolvimento da FIM começou no início do novo milênio, numa época em que a expansão internacional de eventos era vista como a próxima área de crescimento para o esporte. De 2002 a 2006, a série começou em dezembro e visitou a Suíça, Holanda, Espanha e Canadá antes de se estabelecer em uma programação doméstica no EUA.

A partir de 2008, Toronto – Canadá se tornou uma parada regular da turnê e serviu como a única rodada internacional até a temporada de 2017. O cancelamento e o adiamento de vários eventos devido às restrições do COVID-19 fizeram com que a Feld Entertainment redirecionasse seus eventos ao vivo na América do Norte, ao mesmo tempo em que adotava um alerta de observação em termos da demanda nos mercados internacionais retornando aos níveis pré-pandêmicos.

O Campeonato Monster Energy AMA Supercross continua a atrair alguns dos melhores talentos de todos os cantos de seu país natal e de todo o mundo, incluindo forte representação da Alemanha, França, Japão e Austrália. Além disso, a Feld Entertainment também continuará a expandir suas parcerias globais e acordos de licenciamento, além de alcance de TV em todo o mundo, incluindo por meio de sua própria plataforma de visualização que agora possui assinantes em mais de cento e treze países.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer imensamente à Feld Entertainment, não apenas por uma parceria tão longa e excelente, mas também por seu imenso trabalho em fazer do Monster Energy AMA Supercross Championship o produto maravilhoso que é hoje. Acredito firmemente que, em circunstâncias normais, este é um acordo que teria sido prorrogado por mais um período e que teria continuado a crescer com força. Dito isso, entendemos perfeitamente a situação atual e respeitamos a decisão que foi tomada. Com o apoio contínuo da nossa federação nacional na América do Norte – a AMA – estou confiante de que a série irá em breve recuperar os níveis de antes da pandemia e que no futuro teremos a oportunidade de explorar um novo acordo. Nesse ínterim, em nome da FIM, gostaria de desejar muito sucesso aos nossos amigos americanos. – Jorge Viegas – Presidente da FIM


LEIA MAIS:  AMA SX: Aaron Plessinger confirmado na KTM