Pela terceira vez em sete dias, o AMA Supercross teve uma corrida em Salt Lake City. Talvez a melhor corrida do campeonato de 2020 até agora!
Zach Osborne largou na frente, “roubando” o “holeshot” de Cooper Webb. Eli Tomac rapidamente subiu ao 3º lugar.
Logo na segunda volta, Webb ultrapassou Osborne, sendo “imitado” duas curvas depois por Tomac. Enquanto o piloto da KTM e o da Kawasaki se destacavam lá na frente, Ken Roczen começava a corrida na 5ª posição.
O alemão mostrava-se muito rápido nos whoops e rapidamente chegou em Zach Osborne. No entanto, enquanto tentava superar o piloto da Husqvarna, o nº 94 sofria a pressão de Jason Anderson. “El Hombre” atacou Roczen e, após um toque entre os dois, o campeão de 2018 assumiu o 4º posto.
Na batalha pela liderança, Eli Tomac “colou” na traseira da KTM nº 1 e, ainda antes da metade da corrida, ultrapassou Webb nos whoops.
Uma volta depois registaram-se duas alterações nos lugares da frente. Jason Anderson tomou o 3º lugar de Zach Osborne e Malcolm Stewart ultrapassou Ken Roczen na luta pelo 5º lugar.
A cinco minutos do fim, Cooper Webb aproveitou o “tráfego” dos pilotos retardatários e conseguiu ultrapassar Eli Tomac ao mesmo tempo que davam uma volta em Ken Roczen!!!
Em condições normais, Tomac pensaria no campeonato e não atacaria a liderança de Webb… mas o piloto da Kawasaki encontrou excelentes trajetórias nos últimos minutos e decidiu tentar o ataque ao campeão em título.
Webb não se conformou, tentou contra-atacar Tomac e a última volta foi um teste para cardíacos!!! Os dois pilotos deram um grande espetáculo e acabou por ser o nº 3 a cometer menos erros e a garantir a sua sétima vitória na temporada!
A desilusão foi Ken Roczen. O alemão finalizou apenas na 10ª posição. Os problemas respiratórios deixam agora o piloto da Honda a 26 pontos de Tomac no campeonato e em risco de perder o título de vice-campeão para Cooper Webb.
Jason Anderson subiu ao degrau mais baixo do pódio na frente de Zach Osborne e de Malcolm Stewart.
A 14ª rodada do AMA Supercross é nesta quarta-feira, dia 10 de Junho, também em Salt Lake City.
250SX LESTE – Sexton termina série de vitórias de McElrath
A Final da classe 250SX leste foi bastante atribulada e teve de ser interrompida depois da queda de Garrett Marchbanks. E acabou por ser decisivo na medida em que, quando a surgiu a bandeira vermelha, Shane McElrath era o líder e Chase Sexton era apenas 9º colocado.
Depois de nova largada, Shane McElrath foi o autor do “holeshot”, logo seguido por Chase Sexton. Os dois detentores da placa vermelha rapidamente se destacaram de todos os outros e se percebeu que a luta ia ser grande.
A batalha pelo 3º lugar também começou assim que o gate caiu entre o “rookie” Jalek Swoll e Colt Nichols. Ainda antes de terminar o primeiro terço da corrida, Nichols superou o piloto da Husqvarna e subiu ao degrau mais baixo do pódio.
Lá na frente, Chase Sexton pressionou ao máximo Shane McElrath e a tática deu resultado. O piloto da Yamaha caiu na sexta volta e cedeu o comando ao campeão em título.
McElrath perdeu muito tempo e, quando voltou à corrida, Sexton já tinha 20 segundos de vantagem. O piloto da Honda fez uma prova quase isenta de erros e, apesar do nº 12 se ter aproximado na fase final, a vitória foi de Sexton.
Colt Nichols rodou sozinho no 3º posto enquanto, atrás de si, Pierce Brown superou Jalek Swoll e Kyle Peters para encerrar na 4ª posição.
Chase Sexton segue assim para a próxima rodada com 3 pontos de vantagem no campeonato sobre Shane McElrath. A classe 250 Costa Leste terá agora um intervalo de 10 dias antes de regressar para a decisão do título!