O piloto da Kawasaki não podia ter tido um dia melhor em Salt Lake City 1 e fez uma excelente corrida em termos de pontos no campeonato.
Blake Baggett foi o autor do holeshot na frente da Adam Cianciarulo. No entanto o piloto da Kawasaki caiu na segunda volta e cedeu o 2º posto a Justin Brayton.
Eli Tomac e Cooper Webb passaram por cima da moto de Cianciarulo e por pouco não caiam também. Com isto, quem se aproximou foi Ken Roczen. Assim começou a luta pelo 3º lugar entre os três candidatos ao título: Tomac, Webb e Roczen.
O alemão estava “on fire” e não demorou muito tempo a ultrapassar Tomac. No entanto, não conseguiu fazer o mesmo Webb e como “quem não marca, perde”, o piloto da Honda acabou ultrapassado por Tomac.
O piloto da Kawasaki “ligou o turbo” aos 7 minutos de corrida e superou quase “de repente” Webb e Brayton. O líder do campeonato chegou em Blake Baggett rapidamente. Para surpresa de todos, a prova nem estava na metade e o detentor do number plate vermelho já era o líder!
Daí para a frente, Eli Tomac fez uma corrida impecável, ampliando o sua margem de volta para volta e “ignorando” a quente disputa pelo 2º lugar atrás de si. Os protagonistas desse combate? Baggett, Webb e Roczen!
O piloto da KTM número 1 aproveitou a chegada nos retardatários para lançar o ataque a Baggett, fazendo com o que BB4 falhasse uma sequência de saltos e, com isso quem ficou a ganhar foi Ken Roczen que, assim, subiu ao 3º lugar.
Nos últimos 5 minutos de corrida, Tomac gerenciou a corrida a partir da frente – sempre com uma vantagem de 3 segundos, no mínimo. Por sua vez, Cooper Webb e Ken Roczen rodaram isolados em 2º e 3º, respetivamente. No entanto, o alemão não se livrou de um grande susto a duas voltas do fim, evitando por muito pouco aquela que podia ter sido uma grande queda.
Jason Anderson teve uma excelente reta final da prova e subiu ao 4º posto, na frente de Zach Osborne e Martin Davalos, eles que também conseguiram ultrapassar nos últimos instantes da corrida, Blake Baggett – ele que liderou a corrida nos primeiros 9 minutos.
Nas contas do campeonato, Eli Tomac ampliou a sua vantagem sobre Ken Roczen para 8 pontos e sobre Cooper Webb para 32 pontos.
Na largada, Shane McElrath foi o mais eficaz a lidar com a escorregadia primeira curva e assumiu o comando na frente de Chase Sexton. Na segunda curva, os “rookies” Pierce Brown e Jo Shimoda não evitaram um toque e perderam bastante tempo.
Logo na terceira volta, Garrett Marchbanks efetuou um “block pass” sobre Jeremy Martin, retirando o piloto da Honda da 3ª posição. Nessa mesma volta, Shimoda sofria problemas e tinha de passar pela zona dos mecânicos.
Lá na frente, McElrath rapidamente colocou uma vantagem de 2 segundos entre si e Chase Sexton. O piloto da Honda ainda conseguiu encurtar a diferença para o nº 12 na fase final mas McElrath nunca cedeu à pressão e levou esta primeira rodada em Salt Lake City.
Garrett Marchbanks chegou na 3ª posição, o mesmo acontecendo com Jeremy Martin no 4º posto. Pierce Brown fez uma fantástica recuperação e terminou no 5º lugar.
No campeonato, Sexton manteve a liderança mas viu a sua vantagem reduzida agora para 7 pontos sobre o vencedor desta prova.
FONTE: MOTOSPORT