Abertura do Brasileiro de Motovelocidade esquenta asfalto do Circuito dos Cristais em Curvelo (MG)




Primeiro fim de semana de corridas aconteceu em rodada dupla, com direto a muitas ultrapassagens e revira voltas no segundo dia

A largada do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade foi dada neste fim de semana, nos dias 4, 5 e 6 de junho, em Curvelo (MG). No total, 145 pilotos compuseram os grids de largada nas categorias Superbike, 600cc Supersport/Light, 300cc Supersport e Yamalube R3 bLU cRU Cup/Talent, classe monomarca Yamaha. A abertura da maior competição da modalidade no país aconteceu no Circuito dos Cristais, a 150km da Capital, junto ao GP Gerais. Todas as normas de biossegurança foram seguidas com rigor pela organização.

Além de abrir 2021, a competição deu início ao sistema de rodadas duplas, adotado para toda a temporada. Na sexta-feira (4) as classes foram divididas por cores para dar início aos treinos. No sábado (5) as manhãs foram de treinos livres, classificatórios e superpoles. A primeira bateria de corridas ocupou a tarde do segundo dia e a segunda, decisiva para os velocistas, aconteceu no domingo (6), após a manhã de warm-up.

Na categoria principal, a SBK Pró, Rodrigo Dazzi venceu as duas corridas e garantiu a vitória da etapa. Em ambas as provas ele largou da ponta, mas no segundo dia travou uma disputa bonita com Pedro Lins, que acabou chegando em segundo. A classe de 1000cc é subdividida em Pró, Master, para pilotos acima de 45 anos, e Light, para os iniciantes na categoria.

Já na SSP600 Pró, Welder Barros começou e terminou a primeira corrida na frente, diferente da segunda, comandada por Rodrigo Gregório. Ainda assim o mineiro ficou com a vitória da etapa. Na SSP300 o piloto Raphael Lopes acelerou a conquistou a primeira, mas a segunda foi de Diego Hilel, mas isso não foi suficiente para tirar a vitória do brasiliense. A classe de 600cc também é subdividida entre Pró e Light.

LEIA MAIS:  Márquez: "Desta vez, sabemos onde estão os problemas"

A Yamalube R3 bLU cRU é a cateria monomarca Yamaha, dividida nas subclasses Cup e Talent. Quem faturou as duas corridas dentre os mais experientes foi Guilherme Soares, garantino a primeira vitória da temporada. Na classe dos talentos, Enzo Maccapani levou a melhor no sábado e Gustavo Manso no domingo. Mas no fim, quem levantou o troféu da vitória na etapa foi de Maccapani, que desempatou com a Monster Superpole: 7 contra 4 do adversário.

Durante toda a temporada a transmissão ao vivo estará ao alcance do público através dos canais no YouTube da CBM TV, BRMV e GP Gerais, que transmistem todas as corridas do fim de semana. O canal da Yamaha Racing Brasil fica apenas com a transmissão das classes Yamalube R3 bLU cRU Cup/Talent. A Band Sports TV entrou para o time e também deve transmitir as corridas monomarcas ao vivo.

“Não estou na minha melhor forma física devido a pandemia, fiquei muito tempo sem treinar com a moto e isso atrapalharia muito. Mas com a ajuda de patrocinadores, parceiros e amigos, de parceiros, conseguimos melhorar a moto. Nossa equipe é muito boa e faz um trabalho excelente. Passamos também por dificuldade orçamentária, chegamos a pensar em não correr, mas estamos correndo atrás de parceiros pra nos ajudar a custear as despesas. No fim deste mês terá a segunda etapa em Goiânia e vamos fazer de tudo para participar dessa e das etapas seguintes. Nosso objetivo é conquistar o título!. – Rodrigo Dazzi/ VIX Racing (SBK Pró)

Campeonato Brasileiro de Motovelocidade 2021

Resultado final/classificação (três primeiros)

SBK PRÓ
1º Rodrigo Calmon Dazzi (51 pontos)
2º Pedro Barata Lins (44 pontos)
3º Marcelo Miarelli Vieira (34 pontos)

SBK MASTER
1º Marcelo Pacheco Strunk (48 pontos)
2º Jirius Semaan Abboud (47 pontos)
3º Michel Semaan Abboud (36 pontos)

LEIA MAIS:  Motul leva workshop e aplicação de produtos ao Moto 1000 GP

SBK LIGHT
1º Victor Luiz Azevedo de Oliveira (51 pontos)
2º William Souza Barros (44 pontos)
3º Demetrius Dias Machado (38 pontos)

600CC SUPERSPORT
1º Welder Barros Junqueira (45 pontos)
2º Rubens Mesquita de Almeida (44 pontos)
3º Rodrigo Gregório (42 pontos)

600CC LIGHT
1º Rafael Milazzo (47pontos)
2º Alysson Lucas (37 pontos)
3º Igor Monteiro (36 pontos)

300CC
1º Raphael Feliz Lopes (47 pontos)
2º Diego Martinez Hilel (43 pontos)
3º João Henrique Petrazzo Fascineli (37 pontos)

R3 CUP
1º Guilherme Soares (50 pontos)
2° Hebert Pereira (40 pontos)
3º Rafael Rizada (32 pontos)

R3 TALENT
1º Enzo Valentim (38 pontos)
2º Gustavo Manso (38 pontos)
3º Kevin Fontana (32 pontos)

Calendário – Campeonato Brasileiro de Motovelocidade 2021

1ª e 2ª – 06 junho – Curvelo (MG)
3ª e 4ª – 27 junho – Goiânia (GO)
5ª e 6ª – 01 agosto – Santa Cruz do Sul (RS)
7ª e 8ª – 31 outubro – Curvelo (MG)
Final – 28 novembro – Goiânia (GO)


FONTE: ASSESSORIA CBM – FOTO: Divulgação/BRMV