A Husqvarna FR 450 Rally 2022




Skyler Howes e Luciano Benavides estão de volta aos ralis nesta semana, com a quarta rodada do Campeonato Mundial de Ralis Cross-Country 2021 da FIM com o Rally do Marrocos. A dupla Rockstar Energy Husqvarna Factory Racing completou um mês exaustivo de testes na FR 450 Rally 2022 e está pronta para competir a bordo da nova máquina no evento marroquino de seis dias, realizado de 8 a 13 de outubro.

Optando por não participar da terceira rodada do campeonato, a última corrida em que a equipe competiu foi o Rally Silk Way, no início de julho. No entanto, um regime de treinamento intenso ao longo de setembro manteve Howes e Benavides extremamente ocupados, com ambos os pilotos trabalhando em suas habilidades no road book, preparação física, bem como testando a nova versão da FR 450 Rally 2022.

Uma nova versão da campeã FR 450 Rally, o modelo 2022 é o resultado de dois anos de desenvolvimento, impulsionando grandes melhorias em áreas-chave da máquina. Um novo quadro, um novo motor e uma nova carroceria mais fina são apenas alguns dos destaques da moto. Com Howes e Benavides pilotando a moto no Marrocos, esta será a primeira vez que ela será testada em condições de corrida.

Terminando como vice-campeão no reduzido Silk Way Rally, Skyler Howes mais uma vez impressionou com sua velocidade e capacidade de adaptar sua pilotagem a uma mistura de terrenos. Embora o resultado do segundo lugar tenha elevado o americano ao segundo lugar geral na classificação do campeonato após a segunda rodada, por não ter competido na terceira rodada no Brasil, Skyler atualmente ocupa a terceira posição. Totalmente em forma e olhando para o futuro, para o Marrocos e sua mistura de dunas de areia e trilhas rápidas no deserto rochosas, como o Dakar, o piloto de 29 anos está ansioso para começar e avaliar seu desempenho na nova FR 450 Rally contra os melhores do esporte.

LEIA MAIS:  Adrien Metge está fora do Sertões 2020

Forçado a se retirar do Rally Dakar de 2021 devido a uma lesão, Luciano Benavides usou o primeiro semestre do ano para reconstruir sua força e confiança. Completando o difícil Rally do Silk Way em um sólido oitavo lugar, o jovem argentino está em sétimo lugar na classificação do campeonato, 12 pontos atrás de seu companheiro de equipe. Após o mês construtivo de testes da equipe, Benavides está agora ansioso para lutar pelos primeiros lugares no Rally do Marrocos e dar à nova moto seu primeiro teste no mundo real, correndo pelas dunas do Marrocos.

Cobrindo seis dias, e incluindo um curto prólogo seguido por cinco exigentes etapas completas de corrida, o 2021 Rallye du Maroc é centrado em torno de um único acampamento localizado em Zagora. Cada uma das etapas começa e termina na cidade marroquina e são dispostas em um formato em loop por razões de segurança e logística. Totalizando 2.656,61 quilômetros, o evento vai desafiar pilotos com mais de 1.600 quilômetros de etapa especial cronometrada, incluindo o curto Prólogo de 10 quilômetros em 8 de outubro que decidirá a ordem de largada para a primeira etapa. Os competidores enfrentarão a mistura clássica de terreno marroquino, incluindo trilhas técnicas no deserto e dunas de areia difíceis de navegar.

O tempo de inatividade tem sido bom, mas também muito ocupado – tivemos toda a equipe na América em minha casa em Utah por cerca de um mês testando a nova moto. Fazer parte disso e ajudar a desenvolver esta última versão é muito legal e uma grande honra. Parece que todo o trabalho árduo que fizemos também valeu a pena, já que o teste de shakedown no Marrocos correu muito bem e a moto está ótima. Ainda precisamos ver em condições de corrida, mas para mim é mais leve, mais fácil de controlar e é mais tolerante em terrenos mais difíceis. Parece que a corrida aqui será um teste muito bom antes de Dakar, então estou animado para começar, e com um field tão cheio, vai ser muito divertido. – Skyler Howes

Estou muito feliz agora, acabamos de terminar o shakedown na nova moto e é incrível. É tudo completamente novo – novo chassi, novo motor – e para mim é um passo muito positivo. A equipe trabalhou muito e foi bom fazer parte desse desenvolvimento. Não só a moto se sente bem, mas deu-me uma motivação renovada – quero muito ver o que é que ela pode fazer aqui na sua primeira corrida. Será um teste adequado antes de Dakar e mal posso esperar para ver onde estamos em comparação com os outros. – Luciano Benavides


LEIA MAIS:  Luís Oliveira estréia no África Eco Race