Neste final de semana as atenções do Rally Baja Jalapão voltam-se para a disputa da quarta edição em prova mais longa, serão três dias e mais de 1.100 quilômetros de percurso desbravando o Parque Estadual do Jalapão. O campeonato brasileiro vai invadir a cidade de Palmas, no Tocantins, quando começa a movimentação (montagem de boxes, vistorias, briefing e largada promocional) a partir desta quinta-feira (07) quando inicia a preparação para a largada das etapas de sexta, sábado e domingo.
A competição irá reunir competidores de todas as cinco regiões do país. Alguns experientes, como Jean Azevedo, Tulio Maciel e Gregório Caselani Azevedo, nas motos; Deni Nascimento / Idali Bosse e Denísio Casarini / Marcos Maia Panstein, Edu Piano / Solon Mendes na categoria UTVs; além de, Marcelo Medeiros e Geison Belmont entre os quadriciclos.
Vencedor entre as motos em 2016, Gregorio Caselani quer mais um título do Rally Jalapão para se igualar a Ricardo Martins campeão em 2015 e 2017.
“A expectativa é grande, dias longos e um grande treino para o Rally dos Sertões. Estamos preparados para enfrentar grandes desafios, a equipe é muito comprometida e unida, como é habitual da Honda Racing, estamos com a nova CRF 450RX e consegui melhorar alguns acertos da última prova. Espero uma prova muito dura como é habitual no Jalapão, claro, passando por belíssimas paisagens”, comenta o piloto de Caxias do Sul (RS) inscrito na categoria Super Production.
Segundo Deni Nascimento (Bompack Racing), que estará a bordo do UTV Can-Am X3/Pró Elite, piloto e navegador estão prontos e preparados para o desafio deste ano.
“Rally Baja Jalapão é uma das provas mais aguardadas do ano por conta de sua incrível beleza e desafios extremos. A meta para prova é buscar o bicampeonato e conseguir pontos para o Campeonato Brasileiro Rally Cross Country, pois temos um equipamento que demonstra sua durabilidade e resistência essencial para uma prova difícil como essa”, disse o piloto de Brusque (SC) que venceu a edição de 2017.
Já Geison Belmont quer o tricampeonato da disputa.
“Participei de todas as edições do evento. Estou bastante confiante. É uma prova com duração longa, que exige muita concentração e autocontrole para manter um ritmo forte sem comprometer o equipamento”, diz o piloto. “Teremos novamente pilotos experientes e fortes como Marcelo Medeiros que disputou algumas edições do Dakar, é um competidor que dá uma boa referência para nós”, comenta. Estou bem preparado fisicamente, mas é preciso intensificar a hidratação nos dias do rali, pois a temperatura prevista é acima de 40 graus”, afirma Geison.
Outros novatos, como o piloto de Brasília (DF) Gustavo Gomes Dias está ansioso para a estreia.
“A expectativa é muito boa, meu primeiro Jalapão, que é famoso pelas suas dificuldades e trecho com muita areia, com velocidade e que exige muita técnica. A preparação da moto já estava no cronograma da nossa equipe, só fazer pequenos ajustes, a preparação como piloto muita academia para não sofrer no sol e areião no percurso”, destaca o competidor inscrito nas motos (Marathon) da equipe DanGo Racing.
Piloto da “casa”
Ronaldo Imay no comando da moto KTM 450, categoria Over 45, representará a capital de Tocantins e participará pela terceira vez da competição.
“Meu objetivo é de vencer na categoria e ficar entre os 10 primeiros na geral. Segundo informações da organização, será um certame bem completo e técnico, além de exigente. Por isso, fizemos uma revisão e testamos minuciosamente a moto, pois as chances de quebra são grandes”, finaliza o piloto.
Os Campeões
Os vencedores da edição 2017, foram: Ricardo Martins (motos), Deni Nascimento (UTV), Geison Belmont (quadriciclos) e Luiz Facco / Humberto Ribeiro (carros). Em 2016, estiveram no lugar mais alto do pódio: Gregório Caselani (motos), Henrique Werneck Gutierrez / André Lucas Munhoz (UTV) e Geison Pinheiro Belmon (quadriciclos). Já na primeira edição do Rally Baja Jalapão em 2015 os campeões foram: Ricardo Martins (motos), Rodrigo Varela (UTV) e Jérémy Dubois (quadiciclos).
O 4º Rally Baja Jalapão500 é uma realização de Arena Promoções e Eventos, tem patrocínio Can-Am e Divino Fogão, apoio Hotel Girassol Plaza, Capim Dourado Shopping, Prefeitura Municipal de São Félix do Jalapão, Prefeitura Municipal de Palmas e Governo de Tocantins, através das Secretarias de Turismo, Educação e Cultura. A supervisão é da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo.
PROGRAMAÇÃO BAJA JALAPÃO
Quinta-feira, 07/06 | Palmas/TO
09h00 – Box, parque de apoio e secretaria
Capim Dourado Shopping – 107 Norte Av. JK Ns 05 – s/n lt 1 – Plano Diretor Norte
Secretaria 09h00 às 12h00 das 13h30 às 17h00
Vistoria: 13h30 às 18h00
Briefing 19h30 – Terraço do Shopping
Largada promocional: às 20h30 – Capim Dourado Shopping
Sexta-feira, 08/06
09h00 – Largada – Palmas (Palmas -> Ponte Alta)
Capim Dourado Shopping – 107 Norte Av. JK Ns 05 – s/n lt 1 – Plano Diretor Norte
242 km, 227 km de especial
19h30 – Briefing – Pousada Águas do Jalapão
Sábado, 09/06
08h00 – Largada – Ponte Alta (Ponte Alta -> São Felix)
356 km, 341 km de especial
19h30 – Briefing – Câmara Municipal de São Felix
Domingo, 10/06
06h00 – Largada – São Félix (São Felix -> Palmas)
535 km, 255 km de especial
21h00 – Premiação – Capim Dourado Shopping
*Programação sujeita a alteração sem prévio aviso.
Calendário – Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country
1ª a 4ª etapas – 15/04 – Rio Grande do Norte/ RN
5ª, 6ª e 7ª etapas – 10/06 – Tocantins/ TO
8ª e 9ª etapas – 01/07 – Lages/ SC
10ª a 13ª etapas – 25/08 – Rally Internacional dos Sertões
15ª e 16ª etapas – 28/10 – São Joaquim/SC
FONTE: SIG Comunicação – FOTO: VICTOR ELEUTÉRIO