DAKAR: Daniel Sanders é o grande vencedor e KTM celebra a 20ª vitória

Foto: Edo Bauer



Daniel Sanders, da Red Bull Factory Racing, venceu o Rally Dakar de 2025, marcando a 20ª vitória da KTM no evento icônico. Conquistando sua primeira vitória no Dakar, Daniel garantiu cinco vitórias em etapas e liderou o evento do início ao fim para vencer por quase nove minutos. O estreante do Dakar, Edgar Canet, fez uma estreia sensacional, liderando a categoria Rally2 com quatro vitórias em etapas e terminando em um impressionante oitavo lugar na classificação geral. Luciano Benavides alcançou seu melhor resultado de todos os tempos no Dakar, terminando em quarto depois de conquistar duas vitórias consecutivas em etapas. Apesar de sua desistência precoce, Kevin Benavides mostrou grande determinação, apresentando fortes desempenhos durante a primeira semana de corrida.
Daniel Sanders dominou o Rally Dakar 2025, culminando com um sexto lugar na especial de 61 quilômetros da etapa 12, que o coroou o campeão geral. Desde o início, Daniel mostrou sua velocidade e habilidade, vencendo o prólogo, a etapa de abertura e a ultra-difícil etapa de 48 horas de Chrono para assumir a liderança inicial. Conquistando mais duas vitórias em etapas em sua impecável KTM 450 RALLY e nunca abrindo mão de sua vantagem geral, Sanders é apenas o segundo piloto da história a liderar o Rally Dakar do início ao fim.

Daniel Sanders: “Acabamos de vencer o Rally Dakar! É uma grande conquista minha e da equipe depois de um ano difícil, e não posso agradecer a todos o suficiente pelo apoio. Tem sido uma longa jornada e mal posso esperar para comemorar com todos! Agora é hora de descontrair e relaxar depois de duas longas semanas.”

Edgar Canet fez uma estreia sensacional como o mais jovem competidor de sempre do Dakar com apenas 19 anos, dominando a categoria Rally2 com quatro vitórias em etapas e defendendo a liderança desde o segundo dia até ao final da corrida. O desempenho notável de Edgar também lhe rendeu um oitavo lugar geral, um feito extraordinário em sua campanha de estreia no Rally Dakar. Concluindo a edição de 2025 ficando em 13º lugar na etapa 12, os resultados gerais de destaque de Canet incluem seu vice-campeonato na sétima etapa e o terceiro lugar no prólogo.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Teaser oficial do Dakar – a aventura começa em Janeiro

Edgar Canet: “Terminamos o Rally Dakar, conseguimos! Estou super feliz por ter conseguido o P1 no Rally2, é um sonho tornado realidade e estou muito satisfeito pela equipe também. Agora, é hora de festejar e comemorar!”

Luciano Benavides teve um desempenho impressionante no rali mais difícil do mundo, completando a corrida de duas semanas com um sétimo lugar na etapa 12 para garantir o quarto lugar geral – seu melhor resultado no Dakar. Consistentemente entre os líderes, e com duas vitórias consecutivas em etapas, vários pódios e um melhor resultado geral da carreira, a campanha de Luciano no Dakar de 2025 foi uma prova de sua velocidade e determinação.

Luciano Benavides: “Terminamos o Dakar e estou muito feliz! Foram duas semanas difíceis, mas estou satisfeito com meu desempenho. Claro, eu quero mais, mas conseguir duas vitórias consecutivas em etapas significa muito para mim. Este também é o meu melhor resultado no Dakar de todos os tempos, então é definitivamente especial. Não posso agradecer o suficiente à equipe por todo o seu trabalho árduo e um grande parabéns a Daniel por sua vitória. Ninguém esperava que fôssemos tão fortes, mas provamos que estamos aqui para ficar.”

Retornar ao Dakar 2025 após uma lesão foi um empreendimento desafiador para Kevin Benavides, mas ele abordou a corrida com determinação e coragem. Benavides acelerou na primeira semana da corrida, alcançando seu melhor resultado com um 16º lugar na quarta etapa. No final das contas, o esforço físico se mostrou muito grande, e Kevin tomou a difícil decisão de se retirar após a primeira semana para evitar o risco de mais lesões e se recuperar em preparação para o resto da temporada.

Andreas Hölzl – Gerente da Equipe de Rally: “Esse é o Dakar 2025 feito! Estou super feliz por Chucky e pelo resto dos caras, a vitória é muito merecida. Ser a segunda pessoa a liderar desde o primeiro dia até o fim é algo realmente especial. O que conquistamos em um ano é único e estamos muito orgulhosos. Estou contente pela equipa, pela KTM, e vamos festejar com certeza!”

LEIA MAIS:  Yamaha é campeã do Sertões 2023 na Moto2 com o piloto Gabriel Bruning

Pit Beirer – Diretor da KTM Motorsports: “Que vitória incrível! Parabéns, Daniel, e obrigado a toda a equipe. Desde a base em Mattighofen, que construiu uma moto incrível, até a equipe na pista e, finalmente, Daniel, que venceu este Dakar no estilo mais dominante que já vi. Liderar do primeiro ao último dia é uma declaração tão especial e é muito importante para a KTM, pois mostra exatamente o que defendemos – estamos de volta à pista e PRONTOS PARA CORRER. Esta vitória não é apenas para a equipe e o departamento de corrida, é para toda a empresa. Isso mostra que se ficarmos juntos e lutarmos muito com nossos pilotos incríveis, podemos alcançar resultados incríveis. Parabéns também ao Edgar, um dos melhores novatos que vimos há muito tempo, ao Luciano por ser uma força tão estável, e ao Kevin, que fez um regresso impressionante mas só precisa de um pouco mais de tempo para descansar e recuperar. Esta é uma vitória super importante e não poderíamos ter pedido um melhor início de temporada para as corridas e para todos na KTM.”

Resultados provisórios – Rally Dakar 2025, Etapa 12

1. Michael Docherty (ZAF), KTM, 54:11
2. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 54:14 +0:03
3. Tobias Ebster (AUT), KTM, 54:55 +0:44
4. Tosha Schareina (ESP), Honda, 55:08 +0:57
5. Stefan Svitko (SVK), KTM, 55:10 +0:59
Outros KTM
6. Daniel Sanders (AUS), KTM, 55:18 +1:07
7. Luciano Benavides (ARG), KTM, 55:18 +1:07
13. Edgar Canet (ESP), KTM, 56:38 +2:27

Classificação provisória – Rally Dakar 2025 (após 12 das 12 etapas)

1. Daniel Sanders (AUS), KTM, 53:08:52
2. Tosha Schareina (ESP), Honda, 53:17:42 +8:50
3. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 53:23:38 +14:46
4. Luciano Benavides (ARG), KTM, 53:31:08 +22:16
5. Ricky Brabec (EUA), Honda, 53:38:42 +29:50
Outros KTM
8. Edgar Canet (ESP), KTM, 54:49:21 +1:40:29

LEIA MAIS:  Pro Tork se prepara para o Sertões 2020, confirmado para novembro

FONTE: kTM