Rally Piocerá 2025 tem novos roteiros e revela belezas naturais entre o Piauí e o Ceará

Foto: Ney Evangelista



Alguns pontos turísticos conhecidos, outros nem tanto. Alguns pontos famosos no Nordeste, mas para o restante do Brasil pouco divulgados. O Rally Piocerá tem a missão de pulverizar as riquezas naturais de um sertão que acolhe e encanta. Por meio do evento, setor já movimentou mais de $ 8,5 mi

De 27 a 31 de janeiro, o 38º Rally Piocerá levará uma caravana de mais de 1 mil pessoas para o interior do Piauí e do Ceará. Por meio do esporte, o evento movimenta a economia das cidades por onde passa e, ainda, impulsiona o turismo de aventura da região. Em 2025, a largada é de Teresina (PI) e os competidores seguem rumo a Beberibe (CE), com chegada na Praia de Morro Branco. Serão cerca de 1 mil km apresentando um Brasil que muitos brasileiros não conhecem, percorrendo serra, sertão e mar.

O Rally Piocerá tem como um de seus pilares o Turismo, e, portanto, ao escolher as cidades anfitriãs e realizar o levantamento dos percursos de provas, se preocupa com o apelo turístico.

O que temos nas mediações para apresentar ao nosso público? Essa é sempre a pergunta que fazemos quando estamos na fase de decidir por onde vamos passar, disse Ehrlich Cordão, CEO da Radical Produções, organizadora do evento. Os caminhos sempre têm uma diversidade muito grande de paisagens, que vão das serras às dunas e falésias do litoral, variados tipos de vegetações, proporcionando experiências que só quem participa do nosso evento pode viver, completa.

São mais de 30 cidades ao longo do roteiro percorridas por três modalidades: Enduro (motos), Rally de Regularidade (motos, quadriciclos, UTV’s e carros) e Bikes. Os competidores das categorias motorizadas percorrem um trajeto de 1.085km em 2025 que incluem, além de Teresina e Beberibe, as cidades anfitriãs de Pedro II (PI), Sobral (CE) e Quixeramobim (CE). Já para os ciclistas, são 367km, com pernoites em Campo Maior (PI), Piripiri (PI), Pedra Branca (CE) e Baturité (CE).

LEIA MAIS:  Honda Racing disputa 39ª edição do Enduro da Independência

Para cruzar toda essa linha é preciso passar por vários municípios, sendo alguns deles: Piauí – Altos, Pau D’arco, Alto Longá, Juazeiro do Piauí, Milton Brandão, Cocal de Telha; Ceará – Carnaubal, São Benedito, Santa Quitéria, Madalena, Quixadá, entre outras.

Do Piauí e Ceará para o Brasil

A cada ano, os amantes do off-road aguardam ansiosamente pela divulgação do roteiro do rally. A organização busca explorar novas rotas e, ao longo das edições anteriores, levou os participantes a lugares inóspitos, mas também bastante conhecidos, como os Lençóis Maranhenses, as serras do Piauí e as dunas cearenses, proporcionando uma imersão completa nos ecossistemas locais.

Em 2025, depois da largada em Teresina (28/01), o rally segue para Pedro II – localizada no norte do Piauí – que é conhecida por suas belezas naturais e locais para a prática do ecoturismo. A cidade mantém um charmoso centro histórico com construções do período colonial, igrejas centenárias e casarões antigos. O Morro do Gritador é um dos destaques desse roteiro, além das minas de Opala, pedra preciosa que só é encontrada na Austrália, na cidade piauiense e no planeta Marte.

Sobral – no interior do Ceará –, é rica em história, cultura e possui belos atrativos naturais. Durante a competição, os participantes poderão conhecer locais como a Catedral da Sé e o Museu Dom José. A quinta maior cidade cearense também é reconhecida por ter recebido o cientista Albert Einstein quando este desenvolvia a Teoria da Relatividade. Entre os filhos ilustres do município está o cantor Belchior.

Quixeramobim – possui a alcunha de “Coração do Ceará”, por abrigar o ponto de equidistância geodésica do estado. Ou seja, o município fica bem no centro do estado, destacado por um obelisco de 10 metros de altura na Praça Dias Ferreira. Além disso, possui construções históricas do Século 19, como a antiga estação ferroviária, a Igreja Matriz de Santo Antonio e a casa de Antonio Conselheiro, líder sertanejo da Guerra de Canudos. A cidade também dá nome ao filme “Bem-vindo a Quixeramobim”, de 2022, vencedor do prêmio do público e de melhor comédia no 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

LEIA MAIS:  32º Pro Tork Ibitipoca Off Road agita disputa do Brasileiro de Enduro de Regularidade

A última parada dessa edição é Beberibe, no litoral do Ceará, que é privilegiada por praias paradisíacas, sendo a chegada na famosa Praia de Morro Branco, famosa por suas falésias de diversas cores.

Outros lugares que serão explorados ao entorno do roteiro do Rally Piocerá é o Parque Estadual da Serra de Santo Antônio, em Campo Maior (PI).

Vamos conhecer também o Monumento aos Heróis da Batalha do Jenipapo (PI), uma fazenda de flores, em São Benedito (CE). De Sobral para Quixeramobim (CE), vamos passar no Museu do Sertão, e no último dia, visitaremos a Pedra da Galinha Choca, a barragem de Quixadá e, por fim, a Praia de Morro Branco, encerrou Cordão.

Turismo & Economia

A cada ano, o Rally Piocerá apresenta um crescimento considerável, seja em número de participantes (gerando um fluxo significativo de turistas), visibilidade e impacto econômico. De acordo com o Ministério do Turismo, a competição já movimentou cerca de R$ 8,5 milhões nos diversos setores que são impactados antes, durante e após o evento, como por exemplo, hotelaria, restaurantes, comércio e, em especial, o Turismo.

O Rally Piocerá também atrai olhares nacionais e internacionais com potencial para consolidar ainda mais a região, como um destino turístico de aventura e ecoturismo. Nos últimos anos, a Radical Produções participou de eventos internacionais, como por exemplo, o Showcase Piauí, em Portugal, par valorizar o turismo brasileiro internacionalmente.

O 38º Piocerá tem patrocínio máster de Consórcio Honda e Monster Energy. Patrocínio de Mtur – Ministério do Turismo, Governo do Piauí e Governo do Ceará. Apoio de Reron, Sebrae, Teresina Shopping, Prefeitura de Pedro II, Prefeitura de Quixeramobim, ONG Mais Vida e Óptica Jockey.

Colaboração de Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Pedra Branca, Prefeitura de Quixada, Prefeitura de Baturité e Prefeitura de Beberibe

LEIA MAIS:  Emerson Loth é segundo colocado na 3ª etapa do Brasileiro de Enduro de Regularidade

Supervisão: Federação de Motociclismo do PI e CE / CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação de Automobilismo do PI e CE / CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e Federação de Ciclismo do PI e CE/ CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo.

Realização: Radical Produções


FONTE: LIBERDADE DE IDÉIAS