Luciano Benavides, da Red Bull KTM Factory Racing, conquistou sua segunda vitória consecutiva em uma etapa do Rally Dakar 2025, completando a nona etapa com uma vantagem de quase dois minutos. O argentino está em quarto lugar geral na classificação provisória. Daniel Sanders liderou boa parte da etapa, mas terminou em terceiro após um erro de navegação nos quilômetros finais. Ele mantém sua liderança geral no rali por quase 15 minutos. Trazendo sua KTM 450 RALLY para casa em um excelente oitavo lugar geral, o novato do Dakar Edgar Canet também dominou a categoria Rally2, conquistando sua quarta vitória na classe e estendendo sua liderança no Rally2 para uma hora e 40 minutos.
Foi outro dia difícil no deserto para todos os pilotos, pois eles completaram a nona etapa desta épica 47ª corrida do Rally Dakar. A rota levou os competidores de Riad a Haradh, apresentando um especial cronometrado de 357 quilômetros e 232 quilômetros adicionais de ligação.
Luciano Benavides teve um desempenho impressionante na nona etapa, abrindo toda a especial com o mínimo de erros. Ganhando quase cinco minutos de bônus, Luciano terminou quase dois minutos à frente de seu concorrente mais próximo para garantir sua segunda vitória consecutiva na etapa. O resultado de Luciano solidifica sua quarta posição na classificação geral, colocando o piloto da KTM 450 RALLY no caminho para o melhor resultado de sua carreira no Rally Dakar.
Luciano Benavides: “Hoje foi muito bom! Abri a etapa o dia todo e, embora tenha cometido alguns pequenos erros de navegação, acho que a maioria das pessoas cometeu hoje. Tive que prestar muita atenção às notas do roadbook e realmente manter meu foco durante a etapa, mas estou muito feliz porque fiz um bom trabalho na abertura. Estou ansioso pelas dunas amanhã, pois são meu terreno favorito para correr.”
Daniel Sanders mostrou sua velocidade característica na nona etapa, marcando o tempo mais rápido no primeiro ponto de verificação e mantendo sua liderança até passar da metade do caminho. No entanto, a navegação complexa após o primeiro ponto de reabastecimento levou a alguns pequenos erros que custaram caro para Sanders na disputada especial. Apesar disso, Daniel garantiu um impressionante terceiro lugar, posicionando-o bem para a etapa de amanhã nas exigentes dunas do Empty Quarter. Com uma liderança geral de quase 15 minutos, o australiano permanece em uma posição forte indo para as etapas finais do rali.
Daniel Sanders: “Eu tive uma largada muito boa, então, após o primeiro ponto de reabastecimento, tive dificuldade para ver qualquer rastro e a navegação foi difícil, então me perdi algumas vezes. Perdi um pouco de tempo lá, o que é decepcionante, mas estou pronto para descansar e fazer tudo de novo amanhã. Você tem que ser muito inteligente sobre como pilota no Dakar, então vencer as primeiras etapas realmente ajudou mentalmente, pois aumentou minha confiança. Sinto-me bem agora e pronto para continuar nos últimos dias.”
Animado com seus fortes resultados na oitava etapa e imediatamente começando a trabalhar, Edgar Canet fez o segundo tempo mais rápido no geral, e o mais rápido no Rally2, na marca de 37 quilômetros. O espanhol manteve sua liderança na classe do início ao fim e conquistou um louvável oitavo lugar no geral. Solidificando seu domínio na categoria Rally2, Edgar agora lidera por impressionantes uma hora e 40 minutos na classificação da classe, e está confortavelmente em oitavo no geral.
Edgar Canet: “Foi uma boa etapa para mim! Os primeiros 300 quilômetros foram super rápidos, então os últimos 50 foram bem técnicos com navegação complicada e pontos difíceis onde me perdi um pouco. Estou focado para a etapa de amanhã e estou muito animado para entrar nas dunas do Empty Quarter. Meu objetivo sempre foi terminar, então estou focado nisso e não muito preocupado com a classificação.”
Resultados Provisórios – Rally Dakar 2025, Etapa 9
1. Luciano Benavides (ARG), KTM, 3:15:38
2. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 3:17:32 +1:54
3. Daniel Sanders (AUS), KTM, 3:18:42 +3:04
4. Ricky Brabec (EUA), Honda, 3:19:17 +3:39
5. Skyler Howes (EUA), Honda, 3:20:18 +4:40
Outras KTM
8. Edgar Canet (ESP), KTM, 3:26:16 +10:38
Classificação Provisória – Rally Dakar 2025 (após 9 de 12 etapas)
1. Daniel Sanders (AUS), KTM, 47:45:34
2. Tosha Schareina (ESP), Honda, 48:00:19 +14:45
3. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 48:05:55 +20:21
4. Luciano Benavides (ARG), KTM, 48:13:18 +27:44
5. Ricky Brabec (EUA), Honda, 48:17:05 +31:31
Outros KTM
8. Edgar Canet (ESP), KTM, 49:14:10 +1:28:36
FONTE: KTM