Rally Piocerá alcança a 38ª edição e tem concentração e largada de Teresina

Foto: Ney Evangelista



Programação do evento tem início no dia 26, em Teresina (PI). Serão quatro dias de disputas, com chegada em Beberibe (CE) no dia 31. A prova abre o calendário de competições nacionais

No dia 26 de janeiro (domingo), a Radical Produções abre a programação de mais um Rally Piocerá que, em 2025 alcança a 38ª edição. Considerado um dos maiores rally’s da América Latina, a largada é no dia 28 (terça-feira), do Teresina Shopping – onde também acontecem a secretaria de prova (conferência de documentação e retirada dos kits), vistorias técnicas e briefing. A chegada é em Beberibe (CE), na Praia do Morro Branco, no dia 31 (sexta-feira).

O Rally Piocerá atrai pessoas das cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, que se dividem nas categorias carros 4×4 e expedição, UTV’s, quadriciclos, motos, motos big-trail (moto-turismo) e bikes.

Vamos receber participantes de 22 estados e 93 municípios. Além da prova, eles vêm em busca de conhecer novos lugares, novas culturas e cenários. Por isso, além de preparar um percurso bem técnico, que proporciona disputas de alto nível e eleva a competitividade, também nos preocupamos em encontrar caminhos que levem os inscritos a lugares interessantes, ricos em turismo, belezas e história, pois um dos pilares do Rally Piocerá é fomentar o turismo local, explica o CEO da Radical Produções, Ehrlich Cordão.

Estão confirmados grandes nomes do cenário nacional, como por exemplo: o campeão da categoria Graduados (carros 4×4) de 2024, Thiago Feitosa que, neste ano, vem para disputar o título da categoria Motos. Ele vai encarar concorrentes fortes, como Dário Júlio Lopes de Souza (Lavras, MG), Rodrigo Cesar de Souza (Belo Horizonte, MG), Ronisyo Leite Cruz (Carolina, MA), Léo Gomes da Silva (Castanhal, PA), entre outros.

Nos carros, o pessoal do Sul e Sudeste também quer vencer no Nordeste: os pilotos Fernando Lage (Belo Horizonte, MG), Deonilson Salla (Curitiba, PR), Celso Watashi (Mogi das Cruzes, SP), prometem dar trabalho para Paulo Medina (Eusébio, CE), Adriano Freitas (Fortaleza, CE); criando a expectativa de grandes disputas na categoria carros.

LEIA MAIS:  Emerson Loth disputa terceira prova do Paranaense de Regularidade

Ainda, está confirmado o casal mineiro Eduardo Pereira Silva e Maria Beatriz Silva que, após anos de experiência competindo no rally de regularidade a bordo de veículos 4×4, agora, estreará com um UTV.

Bikes

Nas Bikes, o cenário não será diferente, com a presença de atletas experientes e novos talentos prontos para desafiar os limites. Entre os favoritos estão Mario Roma (Botucatu,SP), idealizador do Brasil Ride e campeão do Rally Cerapió 2024.

A competição promete ser acirrada também na categoria Master, com nomes como Thyago Costa (Caruaru, PE) terceiro no ranking nacional e vem com a promessa de conquistar o seu segundo título de campeão no rally, após a sua recente preparação de base no deserto do Atacama.

Destaque para os diversos participantes que vem de fora do país para o desafio do Rally Piocerá, um deles é o francês Jean Francois, que representará a equipe cearense Garrote Radical.

Além disso, as bikes elétricas – a nova categoria do evento –, ganha notoriedade com a participação de atletas como Airton Alexandre (Baturité, CE), Paulo Sergio (Fortaleza, CE) e Jean Batista (Fortaleza, CE), que prometem uma disputa emocionante pelo lugar mais alto do pódio.

A diversidade de terrenos e desafios do percurso será um grande diferencial, testando a resistência, técnica e estratégia dos competidores. Com um cenário tão competitivo, o público pode esperar um verdadeiro espetáculo de superação e espírito esportivo.

Roteiro 2025

Para os competidores das categorias motorizadas (carros 4×4 e expedição, UTV’s, quadriciclos, motos, motos big-trail), o trajeto tem 1.085km. Além de Teresina e Beberibe, as demais cidades anfitriãs são Pedro II (PI), Sobral (CE) e Quixeramobim (CE). Já para os ciclistas, são 367km, com pernoites em Campo Maior (PI), Piripiri (PI), Pedra Branca (CE) e Baturité (CE).

LEIA MAIS:  Equipe Honda Racing disputa 37ª edição do Enduro da Independência

Entre Teresina e Beberibe, mais de 30 cidades serão cruzadas, sendo algumas delas: Piauí – Altos, Pau D’arco, Alto Longá, Juazeiro do Piauí, Milton Brandão, Cocal de Telha; Ceará – Carbaubal, São Benedito, Groaíras, Santa Quitéria, Monsenhor, Madalena, Quixadá, entre outras que desafiam os participantes em trechos de serra e praia com muita areia e pedras.

Campeonato Brasileiro

O 38º Rally Piocerá é responsável pela abertura dos campeonatos Brasileiro de Enduro e Brasileiro de Rally de Regularidade – CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Brasileiro de Regularidade 4×4 – CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), e Brasileiro XCM – CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).

Além de termos a chancela das principais Confederações do País, temos a honra de ser a etapa de abertura dos principais campeonatos nacionais. Sabemos das expectativas que os participantes criam quando se fala de Rally Piocerá e, por isso, caprichamos nos mínimos detalhes no levantamento das trilhas e escolhas das cidades anfitriãs. Bem como, na logística e cenografia de todo o evento. Sempre queremos que todos os envolvidos levem boas recordações de nós. Em 2025, surpreenderemos mais uma vez, afirmou Cordão.

Para tanto, os diretores técnicos que trabalham na formatação das provas são Alexandre Rech (CBA), Edmilson Campos (CBM) e Zenardo Maia (CBC).

Programação – 38º Rally Piocerá

26 de janeiro – domingo

Local: Teresina Shopping – Teresina (PI)

9h às 18h: secretaria de prova e conferência de documentos, entrega de kits e vistoria dos veículos aos participantes das provas de regularidade, expedição e mototurismo

10h às 22h: Arena Rally Piocerá

27 de janeiro – segunda-feira

Local: Teresina Shopping – Teresina (PI)

9h às 16h: secretaria de prova e conferência de documentos, entrega de kits e vistoria dos veículos aos participantes das provas de regularidade, expedição e mototurismo

LEIA MAIS:  Viúva do piloto Daniel Santos descobre gravidez: "Você se foi antes de saber"

10h às 22h: Arena Rally Piocerá

Briefing técnico – Teresina Shopping

9h às 10h: Motos, Carros 4×4, 4×2, Expedição e Mototurismo

10h às 11h: Bikes – Ranking Nacional XCM

Largada promocional – Teresina Shopping

18h: Bikes

19h: UTVs e Quadriciclos

19h30: Carros 4×4, 4×2 e Categoria Expedição

20h30: Mototurismo e Motos

Roteiro – 38º Rally Piocerá

Carros/Motos/UTVs/Quadriciclos

28 de janeiro – terça-feira

Teresina (PI) a Pedro II (PI)

Percurso: 281km

29 de janeiro – quarta-feira

Pedro II (PI) a Sobral (CE)

Percurso: 276km

30 de janeiro – quinta-feira

Sobral (CE) a Quixeramobim (CE)

Percurso: 310km

31 de janeiro – sexta-feira

Quixeramobim (CE) a Beberibe (CE)

Percurso: 218km

Roteiro

Bike

28 de janeiro – terça-feira

Campo Maior (PI) a Piripiri (PI)

Percurso: 94km

29 de janeiro – quarta-feira

Piripiri (PI) a Pedro II (PI)

Percurso: 81km

30 de janeiro – quinta-feira

Pedra Branca (CE) a Quixeramobim (CE)

Percurso: 84km

31 de janeiro – sexta-feira

Baturité (CE) a Beberibe (CE)

Percurso: 108km

O 38º Piocerá tem patrocínio máster de Consórcio Honda e Monster Energy Drink. Patrocínio de Mtur – Ministério do Turismo, Governo do Piauí e Governo do Ceará. Apoio de Reron, Sebrae, Teresina Shopping, Prefeitura de Pedro II e Prefeitura de Quixeramobim.

Colaboração de Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Pedra Branca, Prefeitura de Quixada, Prefeitura de Baturité, Prefeitura de Beberibe e Prefeitura de Pedra Branca.

Supervisão: Federação de Motociclismo do PI e CE / CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, Federação de Automobilismo do PI e CE / CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e Federação de Ciclismo do PI e CE/ CBC – Confederação Brasileira de Ciclismo.

Realização: Radical Produções


FONTE: LIBERDADE DE IDÉIAS