Com hexacampeão brasileiro Fabio Santos, da Yamaha Racing Brasil, equipe chegou ao 13º lugar entre 36 países
Recordista brasileiro em participações no Motocross das Nações, Fábio Santos, da Yamaha Monster Energy Geração, fez história mais uma vez ao conquistar, junto com Enzo Lopes e Bernardo Tíbúrcio, o melhor resultado do Brasil na história do Motocross das Nações. A 77ª edição da prova, que é considerada as “Olimpíadas do Motocross”, foi disputada no circuito de Matterley Basin, na Inglaterra.
Fábio Santos começou a escrever o roteiro da participação brasileira desta edição ainda no sábado, nas disputas das baterias classificatórias. O piloto que disputou a categoria Open fez o holeshot e liderou o início da sua bateria, andando à frente de alguns dos melhores pilotos de motocross do mundo. Manteve um bom ritmo durante toda a corrida classificatória, duelou no pelotão da frente e finalizou na 10ª colocação, garantindo a classificação da seleção brasileira direto para as finais, sem passar pela corrida de repescagem.
No domingo, as condições mudaram e a chuva molhou a pista, deixando a mesma pesada, com muitas canaletas e mais difícil para todos. Provavelmente foi o que atrapalhou o piloto da Yamaha a repetir o feito do dia anterior, já que chegou a ter até que parar no pitlane para trocar os óculos.
Ainda assim, Fábio Santos conseguiu um bom ritmo, suficiente para junto com seus companheiros de equipe, conquistar os pontos necessários para levar o Brasil a um resultado inédito, o 13º lugar entre as seleções. Esta foi a 7ª participação do piloto da Yamaha na prova, que em 2018 havia conquistado a 14ª posição, que até esta edição, era o melhor resultado brasileiro (o Brasil também conquistou o 14º lugar em 2008 e 2009).
Estou feliz com o resultado do time, o melhor resultado na história. Minha corrida de ontem foi muito boa, largar na frente foi incrível. Me senti muito bem, muito feliz em fazer isso. Hoje o meu resultado não foi exatamente como imaginei. Não consegui me encontrar na pista, não consegui andar 100% e fiquei abaixo do meu potencial. Mas estou feliz porque o Nações é isso, é o time. Um dia um ajuda o time, outro dia o outro ajuda. E parabéns aos meus companheiros de equipe e bora para o ano que vem nos Estados Unidos!, comemorou o hexacampeão brasileiro de Motocross e recordista brasileiro em participações no Motocross das Nações.
Paulo Alberto
Paulo Alberto, da Yamaha Monster Energy Geração, fez seu aguardado retorno às pistas neste fim de semana. O talentoso piloto foi um dos três selecionados para representar as cores de Portugal no 77º Motocross das Nações. Esta competição marca a primeira prova de Paulo desde sua lesão durante o Campeonato Brasileiro de Motocross.
Resultado – Motocross das Nações 2024 – Matterley Basin – Inglaterra
1º) Austrália, 26 pontos
2º) USA, 29 pontos
3º) Holanda, 36 pontos
4º) Espanha, 45 pontos
5º) França, 50 pontos
6º) Alemanha, 62 pontos
7º) Eslovênia, 67 pontos
8º) Itália, 70 pontos
9º) Suíça, 86 pontos
10º) Letônia, 103 pontos
11º) Dinamarca,109 pontos
12º) Grã Bretanha, 113 pontos
13º) Brasil, 114 pontos
14º) República Tcheca, 115 pontos
15º) Canadá, 117 pontos
16º) Bélgica, 123 pontos
17º) Noruega, 136 pontos
18º) África do Sul, 137 pontos
19º) Estônia. 140 pontos
20º) Áustria, 155 pontos
* 16 países não se classificaram para as corridas finais
FONTE: YAMAHA RACING BRASIL