Yamaha é a mais rápida na primeira decisão do Sertões 2024: Adrien Metge vence o Super Prime

Foto: Marcelo Maragni



Yamaha IMS Rally Team sai na frente na 32ª edição do maior Rally das Américas

A Yamaha IMS Rally Team começou com a mão direita mais uma edição do Sertões. Nesta sexta-feira, 23 de agosto, foram disputados o Prólogo e o Super Prime, que definem a ordem de largada para a 32ª edição do maior rally das Américas. Líder invicto do Campeonato Brasileiro e vencedor das três provas da temporada, Adrien Metge confirmou o favoritismo e foi o mais rápido do dia em Brasília/DF, na pista especialmente montada ao lado do paddock, no entorno do Estádio Mané Garrincha.

O primeiro dia começou com a disputa do Prólogo, um circuito em linha de 11 km de extensão na área do 1° Regimento de Cavalaria de Guardas, para selecionar os oito mais rápidos que se enfrentariam no Super Prime. Foi no Prólogo que a marca azul começou a mostrar sua força: entre os oito primeiros colocados, cinco motocicletas eram Yamaha WR450F.

O Super Prime começou às três da tarde em disputas eliminatórias. Um a um, Adrien Metge foi eliminando seus oponentes, até vencer a disputa final e conquistar o Troféu Sylvio de Barros, em homenagem ao piloto e empresário falecido em maio. Com a vitória, Metge pôde escolher a posição de largada e fez a opção de ser o primeiro a largar e abrir a prova, que terá um início travado, com trechos de serra e pedras.

Em seu 14º Sertões, Ricardo Martins se classificou em sexto no Prólogo, e o atual vice-campeão e vencedor da categoria Moto2, Gabriel Bruning, foi o oitavo. Ambos os pilotos da Yamaha IMS Rally Team também se classificaram para a disputa do Super Prime e, assim como Metge, também largam no pelotão da frente na primeira etapa do Sertões.

LEIA MAIS:  Bissinho Zavatti conquista bicampeonato brasileiro de Rally Baja entre as motos

ADRIEN METGE
Geral e Moto1 | Yamaha WR450F

Hoje foi bom! Cheguei a cair e pensei que já era, mas no final, foi bom, deu tudo certo, foi bem legal. Na última disputa a pista estava muito lisa, molharam muito a pista pra tirar a poeira. Mas consegui me dar bem e é isso aí escolhi largar na frente, em primeiro amanhã. Amanhã eles estão falando que vai ser bem travado no começo e depois mais rápido, então vou me concentrar na navegação e vou fazer o meu melhor.

RICARDO MARTINS
Geral e Moto1 | Yamaha WR450F

O dia hoje começou com o Prólogo, estava bem rápido, estreito, dentro de uma área militar, foi bem legal. Consegui ficar entre os 8 e me classificar para o Super Prime, que foi bem disputado, bem legal. Conseguimos ficar em uma boa posição de largada, vou largar em quinto e amanhã que começa a corrida. Amanhã será um dia importante, vai ter um pouco de serra, depois um pouco de velocidade e vamos trabalhar para fazer o melhor possível.

GABRIEL BRUNING
Geral e Moto2 | Yamaha WR450F

O dia foi bem corrido, com dois desafios hoje. No Prólogo eu não fui tão bem, acabei cometendo um errinho já no começo e dei uma desconcentrada, mas consegui ficar entre os 8 e me classificar para o Super Prime. E consegui fazer um quarto lugar no Super Prime, foi bem legal, com bastante gente, foi legal ter esse contato com o público. Mas é amanhã que realmente começa, a gente já vai pegar um dia duro, com serra, pedras, então vamos descansar porque amanhã o bicho pega.

Neste sábado (24), os pilotos enfrentarão uma Especial Cronometrada de 236 km. Antes disso, encaram um deslocamento inicial de 38 km e, após a Especial, mais um Deslocamento Final de 253 km. No total, serão 527 km entre Brasília/DF e Formosa/GO.

LEIA MAIS:  DAKAR: Conti/Bianchi atravessam o "Empty Quarter" em 10º nos UTVs T4 e Luppi/Justo recuperam várias posições e fecham em 14º o dia

Esta 32ª edição do Sertões terá oito etapas, totalizando 3.704 quilômetros de percurso, dos quais 2.386 serão de Especiais Cronometradas. Além do Distrito Federal, o rally passará por Goiás, Minas Gerais e Bahia.

Confira abaixo a programação e o roteiro do Sertões, além do balanço do dia pelos pilotos Yamaha, que disputarão a prova a bordo da WR450F.

A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Wamc Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Banco Yamaha, Yamalube, Power MX, DID, BMP Special Parts e Durag.

PROGRAMAÇÃO | SERTÕES 2024

24/8, Sábado: Etapa 1
Brasília (DF) / Formosa (GO)

Deslocamento inicial: 38 km
Especial Cronometrada: 236 km
Deslocamento final: 253 km
Total do dia: 527 km

25/8, Domingo: Etapa 2
Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)

Deslocamento inicial: 29 km
Especial Cronometrada: 433 km
Deslocamento final: 208 km
Total do dia: 670 km

26/8, Segunda-feira: Etapa 3
Santa Maria da Vitória (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)

Deslocamento inicial: 3 km
Especial Cronometrada: 336 km
Deslocamento final: 47 km
Total do dia: 386 km

27/8, Terça-feira: Etapa 4 – MARATONA
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)

Deslocamento inicial: 6 km
Especial Cronometrada: 418 km
Deslocamento final: 10 km
Total do dia: 434 km

28/8, Quarta-feira: Etapa 5 – MARATONA
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)

Deslocamento inicial: 16 km
Especial Cronometrada: 263 km
Deslocamento final: 14 km
Total do dia: 293 km

29/8, Quinta-feira: Etapa 6
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Formosa (GO)

Deslocamento inicial: 139 km
Especial Cronometrada: 218 km
Deslocamento final: 277 km
Total do dia: 634 km

30/8, Sexta-feira: Etapa 7
Formosa (GO) / Formosa (GO)

Deslocamento inicial: 85 km
Especial Cronometrada: 349 km
Deslocamento final: 63 km
Total do dia: 497 km

LEIA MAIS:  ESPECIAL: As motos do Rally Dakar 2021

31/8, Sábado: Etapa 8
Formosa (GO) / Brasília (DF)

Deslocamento inicial: 29 km
Especial Cronometrada: 133 km
Deslocamento final: 101 km
Total do dia: 263 km

Percurso Total: 3.704 km
Total de Especiais Cronometradas: 2.386 km

* Programação fornecida pela organização / Sujeito a alterações


FONTE: YAMAHA RACING RALLY