Neste fim de semana, dias 3 e 4 de agosto, a Zona da Mata mineira será palco de mais uma edição do Ibitipoca Off Road, uma das provas mais tradicionais e aguardadas do calendário nacional. O 34º Pro Tork Ibitipoca Off Road (Edição Espetacular) será válido pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e promete desafiar pilotos de todo o país com trilhas incríveis e paisagens deslumbrantes.
Esta será a 7ª rodada do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e válida pelas etapas 25, 26, 27 e 28. Na Categoria Elite, a principal, o líder é o capixaba Jomar Grecco, seguido pelo catarinense Guilherme Cascaes e o paranaense Emerson Loth Bombadinho que fecham os três primeiros.
A competição, conhecida por seu alto nível técnico e pela organização impecável sob a batuta de Manoel e Thiago Resende, atrai participantes de todo o Brasil, que buscam não apenas a vitória, mas também a experiência única de desbravar a região. São quatro médias horárias e dois percursos diferentes, dependendo da categoria. Para as principais categorias, a organização promete uma prova com muitos desafios.
Sobre a parte técnica da prova, procuramos explorar muitas trilhas antigas e também adicionamos uma boa quantidade de trilhas novas. Sem dúvida nenhuma, vai ser uma das provas mais difíceis dos últimos anos, mas lembrando que as principais categorias passam por trajetos diferentes, com o nível técnico um pouco mais exigente, explicou Thiago Resende.
Com largada no sábado e chegada no domingo na Faculdade Suprema em Juiz de Fora, o percurso inclui um pernoite em Conceição do Ibitipoca (chegada no Alphaville Chalés), depois de passar pela cidade de Lima Duarte (tanto no sábado quanto no domingo o local do neutro principal é no Armazen de Minas), totalizando 420 quilômetros de pura adrenalina. No primeiro dia os pilotos encaram um percurso de 223 quilômetros e 8h30 de prova. No segundo dia, quando fazem o sentido inverso (de Conceição do Ibitipoca a Juiz de Fora), são mais 197 quilômetros e 7 horas de competição.
574 pilotos distribuídos em 18 categorias
A prova deste fim de semana contará com a participação de 574 pilotos de várias partes do Brasil, que prometem esquentar a disputa e lutar pela vitória. Se completar a prova já é uma conquista, subir ao pódio e receber o troféu é a glória de todo piloto. Vencer então, é uma realização completa: quem vence o IOR coloca seu nome na história de uma das melhores e mais tradicionais provas do calendário nacional.
No total, são 18 diferentes categorias, dependendo da experiência e habilidade de cada participante. A categoria com maior número de inscritos é a Novatos, com nada menos que 83 pilotos. Também existem as categorias por idade (Over 35, Over 45, Over 50, Over 55 e Over 60) e as categorias onde os pilotos disputam em duplas (Duplas Graduados, Duplas Over 35, Duplas Júnior, Duplas Over 45, Duplas Novatos). Também correndo em duplas, temos a categoria Pais e Filhos, que conta com 22 pilotos lutando por um degrau do pódio.
Categoria ELITE
A Categoria Elite é a principal e conta com 18 pilotos que prometem lutar pelo pódio. Além dos pilotos que disputam o Campeonato Brasileiro (como Jomar Grecco, Guilherme Cascaes, Emerson Loth, dentre outros), alguns pilotos como Bruno Crivilin (atual campeão do IOR na Elite) e Luciano Paiva (campeão da edição 2022) são dois favoritos à vitória. Só na categoria Elite, temos pilotos de 8 diferentes estados brasileiros.
Confira abaixo a Programação da prova, as distâncias e horários.
Programação:
Sexta-feira, 2 de agosto
Vistoria: À partir das 13h, na Faculdade Suprema
Briefing: 19h, no Auditório da Faculdade Suprema
Sábado, 3 de agosto
Largada: 6h30, Faculdade Suprema
Neutro Principal: 10h no Armazen de Minas, em Lima Duarte
Chegada: 15h Alphaville Chalés, em Conceição do Ibitipoca
Domingo, 4 de agosto
Largada: 6h30 no Alphaville Chalés, em Conceição do Ibitipoca
Neutro Principal: 10h15 no Armazen de Minas, em Lima Duarte
Chegada: 13h30, Faculdade Suprema
Distâncias e Horários de prova:
1º Dia – Juiz de Fora a Conceição de Ibitipoca
Juiz de Fora ao Bar do Zé: 66 km – Chegada do 1º piloto: 8h18 (não tem abastecimento, mas costuma vender em garrafa pet. Programe-se).
Bar do Zé a Lima Duarte: 40 km – Chegada do 1º piloto: 10h02
Lima Duarte ao Restaurante Potência (KM 184/BR 267): 63 km – Chegada do 1º piloto: 12h45 (Não tem abastecimento, apoio tem que levar combustível).
Restaurante Potência (KM 184/BR 267) ao Alphaville Chalés (Ibitipoca): 54 km – Hora do 1º piloto: 15h (Ibitipoca não tem posto de gasolina, programe-se)
2º Dia – Juiz de Fora a Conceição de Ibitipoca
Alphaville Chalés (Ibitipoca) a Queijaria Taboão (KM 187/BR 267): 50 km – Hora do 1º piloto: 8h33 (Organização venderá gasolina)
Queijaria Taboão (KM 187/BR 267) a Lima Duarte: 53 km – Chegada do 1º piloto: 10h15
Lima Duarte ao Bar do Zé: 34 km – Chegada do 1º piloto: 11h45 (não tem abastecimento, mas costuma vender em garrafa pet. Programe-se).
Bar do Zé a Juiz de Fora (Faculdade Suprema): 60 km – Chegada do 1º piloto: 13h34
Confira abaixo os atuais campeões do Ibitipoca Off Road em cada categoria:
CATEGORIA ELITE: Bruno Crivilin/ Aracruz (ES)
GRADUADO: Guilherme Aires Costa e Silva/ Resende Costa (MG)
OVER 40: Vinícius Moraes (Galego)/ Belo Horizonte (MG)
DUPLA GRADUADO: Vinícius Campos Mendes e Thiago Procópio/ Juiz de Fora (MG)
OVER 45: Cláudio Teixeira Ribeiro/ Ubá (MG)
OVER 50: Sandro Hoffmann/ Venda Nova do Imigrante (ES)
INTERMEDIÁRIA: Júlio César da Silva/ Lagoa da Prata (MG)
CATEGORIA BRASIL: Ezidio Altoe Neto/ Jaguaré (ES)
DUPLA OVER 35: Erasmo Schwanz e Rodrigo Alcy Cavalini/ Marechal Floriano (ES)
DUPLA JÚNIOR: Murilo Frois Miranda Filho e Junior 230brasil/ Belo Horizonte (MG)
DUPLA OVER 45: José Carlos de Pádua e Wanderlei de Souza/ São Sebastião do Paraíso (MG)
OVER 55: Noé de Oliveira/ Formiga (MG)
OVER 60: Jarbas Alaor de Assis Vargas/ Porto Alegre (RS)
FEMININO: Bárbara Neves Gonzaga/ Aparecida de Goiânia (GO)
NOVATO: César Henrique Passos Carneiro/ Sabará (MG)
DUPLA NOVATO: Marcos Vinicius Murari e Renan de Souza Marques Martins/ São Sebastião do Paraíso (MG)
PAIS E FILHOS: João Caçador e João Alberto Caçador/ Além Paraíba (MG)
GPS: Ewerton Allan Pichara – Campos Gerais (MG)
FONTE: CBM