Piauí Rally Cup chega ao último dia de prova com três baterias e corrida de rua

Foto: Geirlys Silva



A 3ª edição do Piauí Rally Cup chega ao último dia de competição, neste sábado (7), em Luís Correia, no Complexo Barramares, na Praia do Coqueiro. UTVs, motos e quadriciclos disputam, nesta manhã até o início da tarde, as três baterias restantes, no percurso de quase 40 km totalmente sinalizado, com muita areia, subidas e descidas de dunas, passagens molhadas e trechos de vegetação rasteira. Nesta tarde, acontece também o Piauí Rally Cup Running, uma prova totalmente gratuita que já conta com cerca de 300 atletas inscritos.

A competição motorizada iniciou às 9 horas da manhã, com o prólogo, mini-prova para a definição dos tempos para a ordem de largada. Logo depois, a 3ª bateria. A premiação para o Piauí Rally Cup começará às 17 horas e a premiação do PRC Running começa às 18h30.

O piloto Cláudio Alencastro, de Fortaleza-CE, que está liderando no acumulado das duas baterias na categoria UTV Turbo, disse que está adorando a competição. “Prova está ótima, bem organizada, trechos muito bonitos com dunas, lagoas e uma prova que dá para ser rápida. Organização acertou”, disse o cearense.

Nas motos, a equipe Heliar Racing, de Teresina-PI, está representada na competição com quatro pilotos. Um dos mais experientes na equipe é Albert Miura, que já disputou e acumula troféus em competições de rali de regularidade, motocross e velocidade há mais de 20 anos. Albert está, até o momento, em 2º lugar na categoria Production (RC2), atrás do piloto da cidade de Parnaíba-PI, Guilhermino Fontenele. Também pela equipe estão disputando o Piauí Rally Cup Murilo Castelo Branco, que está até o momento liderando na categoria Super Production (RC1), também Élio Lima Barros, categoria Brasil Production (RC30 e Hugo Kennedy, categoria Production.

LEIA MAIS:  Paraná recebe etapa do Campeonato Brasileiro de Cross-Country neste domingo

Murilo, que mora em Teresina, disse que esse é o seu primeiro rali de velocidade, pois ele disputa provas de motocross.

Como o Piauí Rally Cup é uma prova mais curta, assim como o motocross, além de explosiva, dá para equilibrar, disse o piloto, que está empatado em pontos com Rummenigge Costa, piauiense que venceu o a edição de 2022.

Melissa Matsunaga, da equipe de UTV Johnny Racing, representa o estado do Pará e esteve em todas as edições do Piauí Cup. Ela diz que gosta muito das provas piauienses, pois são desafiadoras e gostosas de dirigir.

Então, eu adoro! Estou com equipe que já me acompanha aí desde muito tempo e é meu braço direito aqui para poder participar, meu step. Esse ano, especificamente, que é aqui em Luís Correia, terreno de areia e muito novo para mim, subir em duna não é muito fácil, tenho realmente um pouco de medo. Consegui melhorar bastante meu tempo, estou disputando comigo mesma porque sou eu contra um desafio,  então o meu tempo ontem (sexta-feira) deu uma melhorada nas duas baterias e hoje pretendo melhorar mais ainda, disse a piloto.

Nos quadriculos Felipe Viana, do Ceará, equipe Jefing Racing, disputa novamente a prova. Campeão de 2023, ele volta ao Piauí Cup com otimismo. Felipe também se prepara para o Rally dos Sertões e a experiência no Piauí conta como treino de peso.

O evento é muito bem organizado, muito bem sinalizado. Ano passado, a gente conheceu o evento e vim de novo porque realmente gostei muito da prova em si. Fizeram uma prova bem mista, mais para areia, mas está bem mista, tem parte com água, com lama, com piçarra e areia, praticamente usou todas as técnicas de pilotagem que a gente costuma andar, afirma Felipe Viana.

CORRIDA DE RUA

LEIA MAIS:  Janaína Souza inicia busca pelo quinto título da CACC Honda

Segundo o organizador da prova, Thiago Xcrono, está tudo pronto para a corrida. A concentração será às 16h; largada às 16h30 e premiação às 18h, tudo acontecendo no Complexo Barramares. Serão dois percursos, um de 5 Km e outro de 10 Km. Haverá troféu para os três primeiros colocados gerais masculino e feminino. Pelo menos 300 pessoas se inscreveram.

O Piauí Rally Cup tem supervisão da Federação de Motociclismo do Piauí – FMP e da Confederação Brasileira de Motociclismo – CBM. Patrocínio do Governo do Piauí / SETUR, Embratur e Ministério do Esporte. Apoio: VM Experience / Can-Am, Nutz Teresina, Colchão Onix, Loja Signature, Complexo Barramares. Apoio: Revistas ProMoto, Mais Off-Road e FullPower. Produção X Brasil. Agência: Lado B Criativo.


FONTE: ALDEIA COMUNICAÇÃO