Na Semana do Meio Ambiente, festival revela ações que o levaram a Lixo Zero, dando a destinação adequada para 36 toneladas de resíduos
A sustentabilidade é um dos pilares do maior festival de rock e motos da América Latina. Pelo segundo ano consecutivo, o Capital Moto Week obteve o certificado Lixo Zero, da Zero Waste International Alliance, comprovando a eficácia das iniciativas para reduzir os impactos ambientais gerados por um mega festival. No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o festival revela ações para a promoção de práticas sustentáveis e anuncia a expansão destas atividades na edição de 2024, que acontecerá de 18 a 27 de julho, em Brasília (DF).
Em 2023, entre outros recordes alcançados na edição comemorativa de 20 anos, o Capital Moto Week alcançou marcos significativos em sustentabilidade. As mais de 90 ativações relacionadas à temática trouxeram resultados expressivos, sendo o principal deles a impressionante taxa de desvio de aterro de 90,7%.
Nos orgulhamos muito em mostrar que é possível realizar um festival do porte do CMW, para quase 1 milhão de pessoas circulantes, que funciona 24h por 10 dias, sem deixar a pegada ecológica para trás, comemora a organizadora do festival, Juliana Jacinto.
Conheça lições de sustentabilidade Capital Moto Week:
Lições de Planejamento
- Assim como acontece com a produção do festival de maneira geral, entre planejamento, pré e execução, são 11 meses de trabalho direcionado para a frente de sustentabilidade do festival. Entre colaboradores diretos e indiretos, envolvem mais de 50 profissionais.
Um projeto do tamanho que é, numa área de 320 mil m², com a complexidade e quantidade de espaços, 900 mil pessoas, 350 mil motos e 1,8 mil motoclubes de todo o mundo, demanda nível detalhado de planejamento para logística e tudo que envolve a sustentabilidade, explica Juliana.
Lições Lixo Zero
- O foco nas práticas sustentáveis e os resultados alcançados habilitaram o CMW a obter, por mais um ano, o certificado Lixo Zero, reconhecido pela Zero Waste International Alliance. No total, foram tratadas mais de 36 toneladas de materiais, sendo 24 toneladas de resíduos reciclados e 12 toneladas de materiais orgânicos compostados.
- Entre as iniciativas adotadas, estão a utilização exclusiva de embalagens compostáveis ou recicláveis e de copos retornáveis, além da criação de um centro de triagem de resíduos dentro da ‘Cidade da Moto’, destinando corretamente os materiais para a reciclagem e compostagem.
- O festival também possui a ISO 20.121, que especifica requisitos de sistema de gestão para sustentabilidade. “Somos o único festival no Brasil a conquistar estas duas certificações. Um dos poucos no mundo! Além do reconhecimento em si, fazemos isso por propósito, porque acreditamos que podemos fazer a diferença no mundo.”, destaca.
Lições Lixo Zero Eletrônico
- Em 2023, o CMW extrapolou o complexo e foi bater na porta da comunidade da Granja do Torto, bairro onde acontece o festival, para recolher lixos eletrônicos obsoletos, como geladeiras, fogões e televisores de tubo, além de grande quantidade de pilhas. Em parceria com a Prefeitura Comunitária da Granja do Torto e a ONG Programando o Futuro, a organização do CMW foi porta-a-porta e coletou 2 toneladas de resíduos eletrônicos nas 1.000 residências do bairro.
- Por meio da mesma parceria, em 2023 o CMW doou computadores para contribuir com a profissionalização de jovens no mesmo bairro.
Lições Gases do Efeito Estufa
- Desde 2017, o Capital Moto Week tem se mantido como um festival Carbono Zero. Em 2023, as 241 toneladas de gases de efeito estufa (CO2) geradas foram compensadas por meio da aquisição de créditos de carbono junto à plataforma oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), reafirmando o compromisso do festival com a mitigação das mudanças climáticas.
Lições e implementações para 2024
Mais do que superar os números alcançados em 2023, o Capital Moto Week busca aprimorar e expandir suas iniciativas de sustentabilidade por meio da educação e da conscientização ambiental junto ao público. Para isso, neste ano contará com o apoio de parceiros como Sustentare e Recicle a Vida.
A ideia é reforçar ainda mais nossas práticas sustentáveis e promover um impacto positivo em todas as áreas de atuação do CMW. A Cidade da Moto é um recorte das cidades em que vivemos e temos o papel de conscientizar esses moradores, que replicam essas práticas em suas casas. Trata-se do ciclo positivo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, finaliza Juliana Jacinto.
Ingressos CMW 2024 | www.bilheteriadigital.com/
Motociclistas sem garupa e pilotando não pagam | Motos com garupa entram grátis de segunda a sexta-feira até as 18h e, aos sábados e domingos, até às 15h | Crianças de até 12 anos não pagam, desde que acompanhadas de seu responsável | Menores de 16 anos somente acompanhados de um responsável legal | Ingresso solidário é concedido para quem levar lixo eletrônico ou 1kg de alimento não perecível | PCD tem acesso grátis e, se necessitar de acompanhante, este também tem gratuidade | Pessoas 60 anos ou mais têm direito à meia-entrada | Obrigatória apresentação de documento de comprovação válido de meia-entrada no momento do acesso.
Serviço
Capital Moto Week 2024
Quando: 18 a 27/07/2024
Onde: Parque Granja do Torto | Brasília (DF)
Ingressos: www.bilheteriadigital.com/
FONTE: ASSESSORIA