MONTESA 4Ride – Por caminhos nunca antes trilhados




A maioria das vezes somos levados a pensar que para podermos concretizar as nossas aventuras de todo-o-terreno temos que ter uma moto de “combate”, com potência e resistência máximas, para enfrentar qualquer caminho ou percurso que tem pela frente. E aí as motos de Enduro são normalmente a nossa primeira opção.

Mas quando na prática do todo o terreno se pretende privilegiar o contato com a natureza, a capacidade de chegar tranquilamente a aquele local quase inacessível ou meter-nos numa trilha desfrutando da transposição fácil de cada obstáculo e de cada pedra, sem a urgência de chegarmos a nenhum lugar mas sim aproveitando cada momento do caminho que vamos percorrendo, será que não existem motos que se adaptem melhor a essa realidade?

Pois bem, existe mesmo… é a Montesa 4Ride que, com base na capacidade de transposição de uma moto de Trial, soube fazer evoluir o conceito para uma moto mais polivalente, igualmente leve e fácil de pilotar, mas com o conforto e a ciclística adaptada para lhe dar a polivalência e abrangência necessárias.

Poderemos chamar-lhe “Enduro Lite” se quiser, pois a Montesa 4Ride tem mesmo essa conotação, a de a utilizarmos como moto de Enduro num regime mais suave e mais tranquilo, afinal talvez aquilo que muitos de nós, que gostamos de todo-terreno, acabamos por fazer a maior parte das vezes quando saímos com um grupo de amigos no fim de semana.

A 4Ride deriva diretamente da Montesa de Trial, a famosa RT, e é produzida na fábrica da Montesa Honda em Santa Perpétua de Mógada, na Espanha, tendo sido o seu projeto desenvolvido com o acompanhamento de técnicos espanhóis. Apesar de ter como base a RT a 4Ride tem personalidade própria e está totalmente adaptada à sua nova função de Endurista Lite.

LEIA MAIS:  Eric Granado retoma liderança e larga na pole position na 6ª etapa do SuperBike Brasil 2019

As diferenças mais relevantes entre a RT de Trial e a 4Ride de Enduro são:

. Na suspensão que na 4Ride é 38mm mais comprida e tem mais 24mm de curso

. No escape que na 4Ride é mais longo e incorpora catalizador, proporcionando uma entrega de potência mais suave e tornando a moto mais silenciosa.

. A 4Ride incorpora um banco com 880mm de altura e um novo tanque construído em alumínio, além de uma nova caixa de filtro e um porta trecos.

. O pedal de kick é mais comprido para facilitar a partida.

. As pedaleiras são estilo enduro mais largas e amplas da marca S3 tal como o guidão também mais elevado.

. Nos freios também houve alterações e adaptálos ao estilo da 4Ride. Conta com disco de 183mm na traseira e de 185mm na dianteira pinça de 4 pistões no freio dianteiro da marca espanhola Braktec.

Com um motor de 260cc 4 tempos, com um torque a baixa muito importante, a 4Ride sobe pelas trilhas com uma enorme facilidade sem ter quase de usar a caixa. O seu peso de pouco mais de 80 Kilos, quase menos 50% que uma moto de enduro, faz com que seja muito fácil manobrá-la, colocá-la na trajetória que pretendemos, acelerando ou levantando a roda dianteira para ultrapassar qualquer obstáculo. Com uma enorme sensação de prazer e facilidade fazemos com que a 4Ride chegue a qualquer lugar sem esforço.

Com uma caixa de câmbio bem escalonada de 5 velocidades, mais comprida obviamente que a da sua irmã de trial mas mais curta do que a de uma moto de enduro, a 4Ride é uma moto muito divertida de pilotar e é com enorme facilidade que vais transpondo os obstáculos nos percursos mais complicados e que antes talvez nem queria arriscar aventurar. Pura diversão e sem cansaço tal é a facilidade e o desempenho que oferece a Montesa 4Ride e se necessitar repor energias a 4Ride tem um compartimento debaixo do banco onde pode levar equipamento e/ou energia extra para o piloto.

LEIA MAIS:  Harley-Davidson vai lançar moto de pequena cilindrada

A Montesa 4Ride é por isso a moto ideal para quem pratica trilhas ou enduro soft ou lite e que queira ter uma moto com a capacidade de nos levar por caminhos nunca antes explorados sem grande esforço. Sejam rios, trilhas, trilhas em bosques, subidas que parecem impossíveis ou zonas que nos parecem intransponíveis, a 4Ride te ajuda a enfrentar com confiança qualquer desafio.

Ficha Técnica

. Motor 260cc , 4 tempos, 4 válvulas, SOHC, com refrigeração líquida

. Potência máxima N.D.

. Torque máximo N.D.

. Câmbio 6 velocidades

. Transmissão por corrente

. Quadro em diamante com dupla trave em alumínio

. Suspensão dianteira Telescópica da Tech com 39mm, curso 190mm

. Suspensão Traseira tipo ProLink com amortecedor R16V com 170mm de curso

. Freio dianteiro com disco de 185mm e pinça monobloco de 4 pistões

. Freio traseiro com disco de 183mm e pinça de dois Pistões

. Comprimento 1,333mm

. Altura do banco 885mm

. Peso 81Kg

. Tnque 4,4 Litros

. Pneu dianteiro 2.75-21 M/C 45L

. Pneu traseiro 4.00-R18 M/V 64L

. Preço (na Espanha) 7.149 eur

 

Galeria de Imagens


FONTE: MOTORSPORT