RUMORES: Argentina fora do mundial de motocross

Foto: MXGP



A mídia argentina noticiou hoje que o GP da Argentina de Motocross pode se cancelado.

Apesar de não haver nenhum comunicado oficial por parte da Infront, a notícia já correu pelo mundo afora. Confira a nota publicada no portal argentino LM Neuquen.


Neuquén fica sem data para o Mundial de Motocross

Embora não haja confirmação oficial, soube-se que o governo argentino não disponibilizará os recursos essenciais para a realização da competição, marcada para os dias 9 e 10 de março, em Villa La Angostura.

Embora nos últimos dias fosse apenas um boato, nas últimas horas a má notícia tornou-se quase um fato. Neuquén não terá data para o Mundial de Motocross, que estava marcado para os dias 9 e 10 de março, no espetacular circuito de Villa La Angostura.

Segundo informações acessadas por LMNeuquén, o governo nacional não estaria disposto a apoiar a importante competição e dar o aporte financeiro para a realização da prova.

Este jornal tentou comunicar com fontes do Executivo provincial liderado por Rolando Figueroa para confirmar a informação, mas ainda não há comunicação oficial a este respeito.

Segundo relatos vindos de Buenos Aires, a Nação argumentou que “não há fundos e nem recursos” para apoiar este tipo de competição e que a determinação faz parte da política de ajuste promovida pelo presidente Javier Milei.

Um contexto que complica

As mesmas fontes garantiram que a perda de hierarquia da área de Turismo nacional, que passou de Ministério para Secretaria, prejudicou significativamente as hipóteses de se poder realizar este grande evento, que por esses dias se veste para receber ao melhor motocross do mundo.

A mudança de autoridades na área também não ajudou, uma vez que a nova subsecretária, Yanina Martínez, foi recentemente nomeada e não estaria em condições de garantir o apoio financeiro necessário.

LEIA MAIS:  Honda Racing faz dobradinha na categoria MX2 no Brasileiro de Motocross em Interlagos

Soube-se que também haverá cortes no Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR) e fala-se mesmo na desintegração de estruturas que colocariam em risco a própria agência de promoção.

Impacto

Se o cancelamento da competição, que seria realizada no prestigiado motódromo da Patagônia (considerado um dos melhores do mundo), for oficialmente confirmada, terá algum impacto negativo para o Sul de Neuquén, já que durante a competição Villa La Angostura e San Martín de los Andes estão com ocupação hoteleira completa e com grande presença de turistas estrangeiros, que contribuem com dólares para a economia local.

E embora haja um bom nível de reservas nos destinos de montanha para a primeira quinzena de março, o transbordamento de receitas nas restantes áreas, principalmente na gastronomia e entretenimento, é muito aguardado pelos prestadores de serviços que estão preocupados nesta altura,  devido ao cancelamento do evento internacional.


FONTE: LM Neuquen