Harry Norton assume o lugar de Antonio Cairoli na Red Bull KTM Factory Racing

Foto: KTM



A preparação para o Campeonato Mundial de Motocross FIM de 2024 já está bem encaminhada e a Red Bull KTM Factory Racing terá como objetivo defender seu título MX2 e lutar por mais conquistas na classe MXGP com a mesma formação de pilotos, mas sob nova gestão. Saindo de sua função de coordenador técnico, Harry Norton assumiu a posição de gerente de equipe, e o australiano de 29 anos guiará os esforços da equipe e de Jeffrey Herlings, Andrea Adamo, Liam Everts e Sacha Coenen com a KTM 450 SX -F e máquinas KTM 250 SX-F na série de 20 rodadas.

Norton chegou à Áustria em 2019 após uma longa associação com a KTM e a KTM Austrália em seu país natal, onde trabalhou em uma concessionária local e depois também no cenário motociclístico nacional. A sua paixão pelas motos offroad e pela competição significava que ele estava ansioso por chegar ao centro das atividades de esportes motorizado da fábrica na Europa. Sua maneira descontraída e proficiência técnica permitiram-lhe estabelecer um relacionamento imediatamente benéfico com o novato Tom Vialle; o francês venceu um Grande Prêmio em sua primeira temporada e a dupla conquistou dois campeonatos mundiais MX2 nos três anos seguintes.

Norton rapidamente assumiu um papel fundamental dentro da organização Red Bull KTM Factory Racing e foi visto como o sucessor natural de Dirk Gruebel em 2023 como Coordenador Técnico da Equipe. A tripulação passou por uma grande reformulação com três novos pilotos e uma redefinição total da equipe técnica enquanto a KTM olhava para o futuro. Norton conseguiu levar a equipe à décima quinta coroa MX2 com a KTM 250SX-F graças ao primeiro passo positivo com Adamo, e também ajudou Herlings a alcançar um novo recorde de vitórias de 103 triunfos em Grandes Prêmios na categoria MXGP e com a KTM 450 SX-F.

LEIA MAIS:  ON-LINE: Acompanhe a cronometragem da 17ª etapa do mundial de motocross na Turquia

O crescimento positivo e a influência crescente de Harry significam que ele assumirá as rédeas da operação MXGP em 2024, apoiado por Gruebel, a coordenadora da equipe Valentina Ragni, o treinador da equipe Joel Smets e outras figuras, como o novo coordenador técnico Stefan Simpson.

A Red Bull KTM Factory Racing competirá em eventos de pré-temporada MXGP na Espanha, Itália, França, Holanda e Reino Unido antes do início da temporada na Argentina, em 10 de março.

As pessoas me perguntam como me sinto sobre isso e a resposta é simplesmente: animado. Foi um sonho trabalhar para esta equipe, e torná-la uma das figuras-chave e ter essa contribuição em como vamos correr é o próximo nível para mim. Tive algumas das melhores influências possíveis ao meu redor, como Dirk, Peter [Tillerkvist], Robert [Jonas] e Pit [Beirer], e quero agradecê-los pela ajuda e por compartilharem suas experiências. Temos mais uma grande temporada pela frente e com os mesmos objetivos de sempre. Temos uma equipe forte e trabalharemos com a mesma paixão e a mesma dedicação para alcançar o que pudermos. – Harry Norton, gerente da equipe Red Bull KTM Factory Racing

Harry alcançou esta posição com base em qualidades que realmente apreciamos e valorizamos. Ele é apaixonado pelo esporte e dedicado à marca: já tem uma longa história na KTM e fez uma grande mudança para viajar pelo mundo e perseguir seus sonhos profissionais. Ele não só possui conhecimento técnico, mas também demonstrou grande vontade de aprender e pode avaliar muito bem as situações. O que também é importante é o seu carácter: Harry é aberto, simpático e calmo e estas são qualidades essenciais para uma equipe de corrida que precisa de uma boa organização, de um bom ambiente e de enfrentar o drama que o desporto pode trazer. Nós realmente acreditamos nele. 2023 já foi um teste do que ele pode fazer e agora ele dirige uma de nossas equipes Red Bull KTM de maior sucesso. Estamos confiantes de que ele, Valentina, Dirk e todos os caras terão um forte 2024. – Robert Jonas, vice-presidente da Offroad Racing


FONTE: KTM

LEIA MAIS:  Antonio Cairoli vence o GP da Espanha de Motocross