Yamaha IMS Rally Team começa competição entre os ponteiros. Adrien Metge é vice-líder e Ricardo Martins melhor brasileiro
O sábado (12/8) foi de velocidade e adrenalina na 1ª Etapa do Sertões 2023, que teve largada e chegada na cidade de Petrolina. O percurso foi de 674 quilômetros, sendo que os 375 de Especial Cronometrada contou com estradas rápidas, trechos mais travados, erosões, pedras, rios secos, além de trechos com longas retas. Um percurso completo, com todo tipo de exigências.
Adrien Metge, líder do Campeonato Brasileiro e vencedor de todas as etapas em 2023, liderou a prova, mas teve que diminuir o ritmo na parte final por causa de problemas no freio traseiro. Ainda assim, finalizou a Etapa na 2ª colocação, atrás do norte-americano Mason Klein. Como a Etapa é válida pelo Campeonato Brasileiro e Klein corre como convidado, não marca pontos. Adrien Metge permanece líder do campeonato e perto da conquista do título brasileiro.
Ricardo Martins fez uma prova consistente e finalizou a Etapa na 4ª colocação, sendo o melhor brasileiro no Sertões. Em uma Especial bastante dura e longa, o piloto da WR450F teve alguns contratempos, mas finalizou muito bem a Etapa.
O jovem Gabriel Bruning chegou a errar o roteiro da prova no início da Especial, quando se aproximava de um concorrente e teve que enfrentar a poeira. Mas soube se recuperar, imprimiu um ritmo muito forte e com isso conquistou a vitória na categoria Moto 2.
Neste domingo (13/8) os pilotos vão encarar um percurso de 246 quilômetros na 2ª Etapa do Rally. Novamente a prova terá largada e chegada em Petrolina (PE) e a Especial Cronometrada tem 174 quilômetros com muita variação de terrenos em região de caatinga.
Ao todo o percurso tem 3.793 quilômetros, sendo 2.027 de Especiais Cronometradas. Confira abaixo a programação completa, com todas as distâncias desta 31ª Edição do Sertões.
A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Wamc Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Banco Yamaha, Yamalube, Power MX, DID, BMP Special Parts e Durag.
Resultados – 1ª Etapa Sertões 2023 – Petrolina/Petrolina
Geral
1º) Mason Klein / 4h30min57seg
2º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 4h36min05seg 3º) Martin Duplessis / 4h39min12seg 4º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 4h40min30seg 5º) Bissinho Zavatti / 4h45min40seg 6º) Gabriel Bruning – Yamaha IMS Rally Team / 4h46min37segCategoria Moto 1
1º) Mason Klein / 4h30min57seg 2º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 4h36min05seg 3º) Martin Duplessis / 4h39min12seg 4º) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 4h40min30seg 5º) Bissinho Zavatti / 4h45min40segCategoria Moto 2
1º) Gabriel Bruning – Yamaha IMS Rally Team / 4h46min37seg 2º) Gabriel Soares / 4h48min24seg 3º) Christian Scherer / 4h57min42seg 4º) Guilherme Bissotto – bLU cRU Yamaha / 5h16min08seg 5º) Guilherme Piva / 5h16min16segPROGRAMAÇÃO – SERTÕES 2023
Domingo, 13/8 – 2ª Etapa
Petrolina (PE) / Petrolina (PE) Deslocamento inicial: 18 km Especial: 174 km Deslocamento final: 54 km Total do dia: 246 kmA segunda etapa traz variação de terrenos em região de caatinga, com exceção da areia, e promete ser uma amostra dos desafios que estão por vir.
ADRIEN METGE
Moto 1 – Yamaha WR450FO dia de hoje foi bem complicado. Acho que andei uns 200 quilômetros sem freio traseiro. Foi bem intenso, tentando olhar longe para antecipar as freadas, para poder começar a reduzir nas marchas e só com o freio dianteiro. Até que também meu freio dianteiro chegou às vezes a esquentar do tanto que eu estava usando. Então foi bem intenso. No final ainda consegui finalizar em 2º. Amanhã é um novo dia e temos muito rally pela frente.
RICARDO MARTINS
Moto 1 – Yamaha WR450FFoi um dia muito duro, mas bacana. O percurso tinha de tudo e estava bem quente, foi uma Especial bem dura mesmo. Tive alguns contratempos, mas consegui me virar bem e consegui acabar bem o dia. Vamos pra cima!
GABRIEL BRUNING
Moto 2 – Yamaha WR450FFoi um dia muito duro, que exigiu muito dos pilotos e das motos. Consegui fazer uma boa tocada no início, atacando bastante, mas tive alguns problemas com a navegação. Eu vim um pouco atrás na poeira e acabei cometendo um pequeno erro no meio da Especial, estava na poeira do piloto da frente e com isso perdi um pouco de tempo. Mas consegui recuperar, fazer uma boa prova, e fui o vencedor da minha categoria e sexto na Geral. O Rally está apenas começando, mas já deu pra medir bastante, foi um dia muito duro, os pilotos chegaram exaustos, mas nossas motos estão em perfeitas condições.
FONTE: YAMAHA RACING BRASIL