Bruno Crivilin encara decisão do Campeonato Português neste fim de semana

Foto: João da Franca



Líder da categoria Elite 1, brasileiro retorna a Marco de Canaveses, onde conquistou uma vitória no Mundial de Enduro. Crivilin disputa o título em duas categorias

Bruno Crivilin disputa neste final de semana (23 a 25/6) a rodada final do Campeonato Português de Enduro. A prova será disputada na cidade de Marco de Canaveses e o brasileiro, líder invicto da categoria Elite 1, também está na briga pelo título da categoria Elite Absoluto.

Se vencer os dois dias de prova na categoria Elite 1, Crivilin pode conquistar o Campeonato Português sem ter perdido uma única etapa, já que venceu todas até aqui. Na categoria Elite Absoluto, é o vice-líder da competição, em uma disputa acirrada com o italiano Morgan Lesiardo.

O retrospecto na cidade é favorável para Crivilin. Foi em Marco de Canaveses, em 2020, que o piloto da Honda conquistou a primeira vitória de um brasileiro em uma etapa do Campeonato Mundial de Enduro. Foi também na cidade a final do campeonato, quando Crivilin confirmou o 3º lugar na classificação do Campeonato Mundial na categoria Júnior.

A disputa no entorno da cidade conta com uma volta de 52 km, sendo que os pilotos deverão dar três voltas no sábado e três voltas e meia no domingo. Em cada volta, um Cross Teste, um Enduro Teste e um Extreme Teste. Na última volta do domingo, repetem novamente o Enduro Teste e o Extreme Teste. Serão 9 Testes Especiais no sábado e mais 11 no domingo.

Final de semana da última etapa do Campeonato Português e uma corrida em Marco de Canaveses. Já corri aqui em 2020 e 2021 pelo mundial, sendo que em 2020 corremos duas etapas. Foi aqui que eu ganhei uma etapa do Mundial pela categoria Junior, então já estou um pouco acostumado com o terreno e sei como é que funciona nessas corridas. No Mundial choveu, mas esse final de semana vai estar bem seco, tá bastante pó, bastante calor, mas eu gosto, prefiro o calor do que o frio. Também teremos duas Especiais no mesmo local onde teve do Mundial, então conheço bem o terreno, explicou Crivilin.

O brasileiro falou ainda das chances do título na Elite Absoluto (Geral) e da estratégia de vencer o maior número de Especiais Cronometradas, já que cada vitória em uma Especial também soma um ponto na classificação do campeonato.

Estou na disputa, posso conquistar o título antecipado da categoria Elite 1 já no sábado. Na categoria Elite Absoluto vou lutar até o fim, quero vencer os dois dias e ganhar o maior número de especiais pra virar o jogo. Vou pra cima, estou confiante, estou com uma estratégia boa. É isso, vamos pra cima!, finalizou o líder do campeonato na categoria Elite 1.

As vistorias técnicas e administrativas serão realizadas nesta sexta. A prova terá início às 6h no sábado e às 5h domingo (horário do Brasil). Confira abaixo a programação e a classificação do Campeonato Português.

LEIA MAIS:  Colton Haaker é campeão mundial de Super Enduro

Bruno Crivilin é piloto da Honda Racing Brasil e tem patrocínio da Red Bull, Itaminas, ASW Racing, Pró Honda, Airoh, Eleveit, Edgers Racing, X-Brand, Borilli Racing, Pod e O2Cycles. No Campeonato Português ele faz parte da equipe Honda Lousãmotos.

7ª e 8ª Etapas – Rodada Final do Campeonato Português de Enduro – Marco de Canaveses

Programação (*Horários do Brasil):

Sexta-feira,  23 de junho de 2023
13h às 17h30 – Verificações Administrativas (Documentos) e Técnicas (Moto e Equipamentos)

Sábado, 24 de junho de 2023
6h – Largada do 1º piloto
Premiação: 30 minutos após chegada do último piloto

Domingo, 25 de junho de 2023
5h – Largada do 1º piloto
Premiação: 30 minutos após chegada do último piloto

Classificação do Campeonato após 6 etapas

Categoria Elite 1
1º) Bruno Crivilin – Honda Lousãmotos / 120 pontos
2º) Frederico Rocha / 73 pontos
3º) Ricardo Wilson / 61 pontos
4º) Tomás Clemente – Honda Lousãmotos / 60 pontos
5º) Bruno Carapinha Charrua / 47 pontos

Categoria Elite Absoluto (Geral)
1º) Morgan Lesiardo / 152 pontos
2º) Bruno Crivilin – Honda Lousãmotos / 131 pontos
3º) Renato Silva / 75 pontos
4º) Frederico Rocha / 51 pontos
5º) Diogo Ventura / 47 pontos
7º) Tomás Clemente – Honda Lousãmotos / 41 pontos


FONTE: ASSESSORIA