Após um final de semana de ajustes, surpresas e muita força, equipe finaliza a etapa mantendo o number plate dourado de líder no Brasileiro de Enduro
Aconteceu nesse final de semana, nos dias 21, 22 e 23 de abril, em Patrocínio, oeste de Minas Gerais, a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Enduro. Tida como uma das mais tradicionais e duras do calendário, a prova de 2023 não foi diferente e desafiou as estratégias, equipamentos e habilidades de equipes e pilotos.
No sábado, dia 22, primeiro dia de prova válida para a etapa, os pilotos já tiveram que se adaptar a uma realidade diferente: ao contrário dos anos anteriores onde predominava o terreno pedregoso da região, os organizadores selecionaram para o Cross Test uma região de trilhas com cobertura de gramíneas, mais rápido que o usual.
Quem havia escolhido um pneu mais duro, prevendo o histórico da etapa, sofreu um pouco mais para controlar a moto nos pastos. Foi esse o caso do piloto Beta, Patrik Capila, que largou com um modelo Borilli mais rígido e, graças a grande variedade de modelos da patrocinadora, pôde troca-los no meio da prova e buscar a recuperação, finalizando em P3 na categoria Geral.
Jean Zandonadi, companheiro de equipe de Capila, brigou na sua categoria, a mais carregada de pilotos oriundos do Motocross, portanto acostumados com a maior velocidade, e finalizou o dia em P5 na Júnior.
A prova estava perfeita, mas um pouco mais veloz do que imaginamos. Apostamos em um pneu mais duro para enfrentar as pedras de Patrocínio e fomos surpreendidos por pastos. Segue o jogo. Mudamos a estratégia e Patrik trocou os pneus a tempo de conseguir um bom resultado ainda no primeiro dia. – Luiz Henrique Fontes – Chefe de Equipe Beta Racing
Já no domingo, dia 23, com um Enduro Teste mais técnico, as famosas pedras apareceram e a estratégia da equipe se mostrou mais acertada. Patrik Capila mostrou todo seu preparo e habilidade no terreno mais travado e conseguiu um sólido P1 na Geral. Com isso, somado ao resultado do dia anterior, ele finalizou o final de semana em P2 na Categoria Geral e, assim, garantiu a manutenção do number plate dourado, que identifica o líder do Campeonato.
A moto e a equipe estiveram perfeitas nessa etapa. Optamos por um pneu que era o mais adequado para a etapa pelo histórico, mas que não era ideal para a prova 2023. É do jogo. Troquei os pneus e finalizei o fim de semana com meu objetivo principal alcançado, que era chegar em Venda Nova do Imigrante no dia 28 (de maio) com a liderança da Geral. – Patrik Capila – piloto Beta Racing
Zandonadi, que teve sua resiliência testada e várias lições aprendidas, finalizou o dia novamente em P5 na Júnior. Na Geral, ele finalizou em P13, melhorando uma posição em relação ao dia anterior. O jovem piloto mostrou ser pé no chão e enxergou a prova como mais uma oportunidade de crescer e amadurecer no esporte.
Sem duvidas não foi uma prova fácil pra mim e não consegui ter a performance que eu sei eu posso ter. Ao mesmo tempo tenho noção da minha idade e quanto eu aprendo e quanto eu posso progredir, em cada etapa, até o fimdessa temporada. A ideia é progredir, melhorar. – Jean Zandonadi – piloto Beta Racing)
Tão diversa quanto poderia ser, a prova de Patrocínio continua sendo um teste e uma barreira física e psicológica a ser ultrapassada por pilotos e equipe técnica. Deixada para trás nesse momento, equipes, organização e publico tem, agora, encontro marcado na próxima etapa, em Venda Nova do Imigrante, no final de semana do dia 27 de maio.
A equipe Beta Racing Team agradece aos seus patrocinadores:
MOTOBATT, BMS, BORILLI, BIKER ACESSÓRIOS, MR-PRO, JUST 1, BELPARTS, RENOVA GRAFIX, DROPMUD, VORTEX MOTOPARTS, VELOX PROTEÇÃO, W-TECH, MATTOS RACING, SPORTSCO, RIDE100%, TRAIL LAND BH, MOTOFIRE, RIDERS INC.
FONTE: Carcará Midia