Entrevista com Marcus Pereira de Freitas do Team Honda HRC




Depois de algumas temporadas muito estressantes, envolvendo últimas batalhas pelo campeonato, formatos de um dia, conquistas de títulos e viagens afetadas pelo COVID-19, o campeonato mundial de motocross 2023 tem a possibilidade de trazer as coisas de volta a algum tipo de normalidade. E se esse ‘novo normal’ significar que o atual campeão Tim Gajser é capaz de conquistar seu sexto título em nove anos, o gerente geral da HRC, Marcus Pereira de Freitas, ficaria muito satisfeito. Aqui está uma entrevista com o simpático brasileiro, dando uma atualização sobre o que está acontecendo com o Team HRC nos últimos meses.

Como tem sido o período de entressafra para a equipe até agora?

Apesar de não termos feito nenhuma corrida, ainda há muito trabalho em andamento, garantindo que estejamos na melhor posição possível para a campanha de 2023. Sempre há coisas para melhorar, para organizar e coisas que aprendemos no ano passado que podem ser implementadas na próxima temporada. No momento, há um pouco de atraso, já que não temos um calendário finalizado, então não podemos definir totalmente como abordaremos as primeiras rodadas, mas quando isso acontecer,  tudo se encaixa.

E como estão as coisas para 2023?

É tudo muito positivo! Temos um grande grupo de patrocinadores com quem é um prazer trabalhar e tivemos boas reuniões produtivas para este ano, o que é sempre uma parte importante do processo de gestão de uma equipe de sucesso. E na pista, Tim (Gajser) e Ruben (Fernandez) treinaram durante o inverno, dentro e fora da moto. Eles estão muito impressionados com as melhorias que fizemos com a CRF450R e ansiosos para o início da temporada. Obviamente, eles ainda estão trabalhando para entrar em forma, depois de uma pequena pausa, mas, no geral, estão fazendo exatamente o que precisam para entrar na temporada no nível mais alto possível.

Ruben é novo na equipe, então como ele está se adaptando ao novo ambiente?

Até agora tem sido muito fácil para ele e para nós! Ele rodou pela Team Honda 114 Motorsports no ano passado, então já tinha um bom relacionamento com alguns membros da nossa equipe e isso facilitou a transição para a Team HRC. As coisas funcionam de maneira um pouco diferente e ele tem algumas coisas extras que não precisava fazer antes, mas, no geral, tem sido tranquilo e ele se adaptou e aprendeu muito rapidamente. Ele está muito feliz com a moto e mal podemos esperar para que ele mostre a todos do que é capaz. O ano passado foi um pouco de aprendizado para ele, ele teve alguns altos e baixos, mas foi bom que isso acontecesse e acredito que ele entrará neste ano muito mais forte.

E os preparativos de Tim?

Para Tim, ele está tão focado e preparado que não precisamos nos preocupar se ele está fazendo o que precisa fazer. A gente fica de olho em tudo, claro, mas ele é um profissional exemplar e sabemos que devemos confiar nele e deixar que ele decida o que funciona e o que não funciona. Ter Tiga243land foi um grande passo para ele, porque ele tem total controle de quando treina. Ele não precisa se preocupar com nenhum outro piloto, ou se as pistas estarão abertas ou não. Ele é capaz de fazer exatamente o que precisa fazer e está totalmente focado em fazer acontecer. Ele teve um período de entressafra ocupado com a viagem ao Japão e vários prêmios que vêm por ser pentacampeão mundial, mas estamos orgulhosos de como ele lidou com isso e sabemos que, quando o primeiro gate cair, ele estará exatamente na posição certa.

O último fim de semana foi o primeiro Supercross, isso é algo que você presta atenção?

Claro, acho que todos na equipe assistem o máximo que podem, certamente nas primeiras rodadas. Gostamos de apoiar nossos colegas da equipe HRC e ver como eles estão e como a moto está se saindo e também porque somos fãs do esporte. Foi ótimo ver Jett vencendo, Chase liderando por um tempo, e também o novo piloto Colt Nichols indo bem em sua estreia na Honda. Embora o Supercross seja uma disciplina diferente do motocross, ainda é importante para a Honda e sempre queremos apoiar seus esforços.


FONTE: HRC Honda – FOTO: MC NEWS

LEIA MAIS:  Paulo Alberto assume liderança do Brasileiro de MX1