Carros, motos e UTVs encaram neste sábado (08), o primeiro dia da competição. Percurso promete desafiar participantes e máquinas com alternância de trechos velozes e mais travados, e muitas lombas
Chegou a hora de ligar os motores e levantar poeira no 12º Rally Barretos. O sábado (08) marca o começo de mais uma etapa válida pelos campeonatos Brasileiros de Rally Baja (motos e UTVs) e Rally Cross-Country (carros), que termina no domingo (09). A cidade de Barretos, no interior de São Paulo, é quem empresta as trilhas para essa disputa que passará por fazendas da região.
A promessa é de competitividade acirrada em todas as categorias, por um trecho cronometrado de 130 quilômetros em laço (largada e chegada no mesmo ponto). A categoria Carros fará duas passagens por esse percurso, enquanto Motos e UTV’s, apenas uma. O mesmo roteiro será repetido no domingo, totalizando 390 quilômetros para Carros, e 260 quilômetros para Motos e UTV’s.
De acordo com a organização do evento, a Rallymakers, a prova adentra fazendas de seringais, cana-de-açúcar e pastos. Entre os principais obstáculos estão as lombas, que levarão os veículos a saltarem e, claro, testarão o conjunto de suspensão. A velocidade será alta, com alternância de trechos mais travados. O piso é duro, com alguns setores de areião.
Haverá um prólogo – tomada de tempo que define a ordem de largada para a primeira etapa –, porém, apenas para os competidores da categoria UTVs. E este é um processo importante, uma vez que largar na frente significa encarar menos poeira e ultrapassagens.
Participações especiais
Um nome cuja história está diretamente ligada ao evento marca presença neste retorno do Rally Barretos, após quatro anos de ausência forçada. O piloto Marcos Baumgart está alinhado entre os carros com a Ford Ranger V8 T1 da equipe X Rally, um dos principais times do país (com o mesmo modelo, ele venceu o Rally Jalapão). Além disso, no comando da Toyota Hilux V8, foi vice-campeão do Sertões 2022 – resultados que o deixa em ótima condição no Brasileiro.
Participei de seis edições do rally e foi nele que levei meu primeiro capote. Mas também venci. É uma prova muito legal, gostosa de fazer. Cross-country mesmo. Nosso objetivo é prosseguir no desenvolvimento da Ranger e testar algumas novidades, resume o piloto, que terá ao lado o habitual navegador Kleber Cincea.
Na mesma modalidade, Gunter Hink deixa de lado o protótipo com que acelerou nas primeiras etapas do ano para encarar o desafio com um UTV Polaris RZR Pro R, inscrito na categoria T4.
Estou muito ansioso para acelerar esse modelo, que tem conseguido ótimos resultados nas competições. E Barretos sempre é um ótimo desafio; tenho certeza de que vai me ajudar a ganhar intimidade com a máquina.
Ele contará com a navegação de Filipe Bianchini.
A estrutura de apoio do 12º Rally Barretos está montada no Parque do Peão, sede da Festa do Peão, que se tornou referência mundial. De forma gratuita, o público poderá matar a saudade dos veículos e reviver as emoções desta disputa, com direito a um Super Prime para motos e UTVs, a partir das 15h do sábado.
Programação – 12º Rally Barretos
08 de outubro – sábado
8h – Previsão de largada do primeiro carro na primeira Especial
8h – Prólogo dos UTVs em circuito
9h20 – Largada Motos na Especial (130 km)*
10h30 – Largada UTVs na Especial (130 km)*
13h – Previsão de largada do primeiro carro na segunda Especial
15h – Super Prime CBM
09 de outubro – domingo
8h – Largada primeira moto na Especial (130 km)*
15h – Cerimonial de encerramento e premiação
O 12º Rally Barretos tem apoio da Prefeitura Municipal e dos Independentes
FONTE: LIBERDADE DE IDÉIAS – FOTO: Haroldo Nogueira/SHEZ