Enzo Valentim Garcia é o líder da competição com 41 pontos de vantagem e Kevin Fontainha pode ser vice-campeão; rodada final acontece em Magny-Cours
Chegou o dia do último desafio dos brasileiros que disputam a R3 bLU cRU European Cup na temporada 2022. A etapa que encerra a competição acontece neste fim de semana no clássico circuito de Magny-Cours, na França, entre os dias 9 e 11 de setembro, e os jovens pilotos da AD78 Team Brasil podem voltar para casa como vencedores.
Líder da competição desde a segunda etapa e com 41 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Enzo Valentim Garcia é o favorito ao título. De 10 corridas disputadas, o paulista subiu ao pódio oito vezes na temporada – sendo três vitórias. Mas ele quer mais: Enzo entra na pista francesa em busca do inédito título da competição.
Para esse fim de semana eu espero um resultado bem positivo. Como eu sou líder do campeonato, já estamos na última etapa, tenho 41 pontos de vantagem, mais de 90% de chance de ser campeão, então estou bem animado e com bastante expectativa de sair campeão nessa etapa. Com certeza (estou) colhendo frutos de várias coisas que plantei durante anos de treino, dedicação, esforço e espero poder colher esses frutos nessa etapa. E espero poder curtir mais do que nunca o título, trazer mais um título para o Brasil, então tenho de tudo para sair o mais feliz possível nesse final de semana e espero que dê tudo certo, afirma Enzo.
Outro brasileiro que “corre por fora” é Kevin Fontainha, candidato a vice-campeão. O jovem de 16 anos é o terceiro colocado na competição, apenas 11 pontos atrás do vice-líder. Das 10 corridas que disputou, Kevin esteve em cinco pódios e quer conquistar mais pontos para colocar a mão no título.
A expectativa para essa etapa é muito boa. A gente vem treinando bastante forte, tanto na academia, o físico, quanto em cima da moto, e eu me sinto muito bem preparado, tanto psicologicamente quanto fisicamente para essa última corrida, que é a decisão. Estamos em busca do vice-campeonato e estamos bem perto, temos mais uma chance para conseguir a vaga para o ano que vem e vamos com tudo!, destacou.
A equipe ainda conta com Gustavo Manso, que conquistou a primeira vitória da temporada na etapa disputada na República Tcheca, está na sexta posição na e briga pelo terceiro lugar geral, além de Eduardo Burr, que segue na 11ª colocação, com 41 pontos.
Premiação
O vencedor da R3 bLU cRU European Cup ganha, além do título, uma vaga para disputar o World Superbike (WSBK) na categoria WSSP300 em 2023. O vice-campeão recebe um wild card como piloto convidado para um evento na WSSP300 e 50% de desconto na inscrição da temporada 2023 da R3 bLU cRU European Cup. Já o terceiro colocado na competição terá 50% de desconto na inscrição da temporada 2023 do campeonato.
Além da última etapa da R3 bLU cRU European Cup, a pista de Magny-Cours ainda recebe neste fim de semana a a sétima rodada do WSBK e a sexta etapa do WSBKSSP300, com os brasileiros Ton Kawakami e Humberto “Turquinho” Maier na pista.
Todos os detalhes das rodadas do fim de semana, que ocorrem de sexta-feira (9) a domingo (11), os fãs de motovelocidade acompanham no canal Bandsports, no site Yamaha Racing Brasil e pelas redes sociais – @yamaharacingbrasil no Instagram e @yamahabrasil no Twitter.
Confira a programação do fim de semana:
Sexta-feira, 29 de Julho
04:00 – 04:30 – R3 bLU cRU Cup – Treino livre 1 08:30 – 09:00 – R3 bLU cRU Cup – Superpole Sábado, 30 de Julho 06:45 – R3 bLU cRU Cup – Corrida 1 11:15 – R3 bLU cRU Cup – Corrida 2Classificação Geral – Top 10:
1. Enzo Valentim (BRA) – 189 pontos
2. Devis Bergamini (ITA) – 148 pontos 3. Kevin Fontainha (BRA) – 137 pontos 4. Andrea Pizzoli (ITA) – 125 pontos 5. Wahyu Nugroho (INA) – 101 pontos 6. Gustavo Manso (BRA) – 98 pontos 7. Jurand Kusmierczyk (POL) – 79 pontos 8. Clément Rougé (FRA) – 75 pontos 9. Archie McDonald (AUS) – 53 pontos 10. Yeary Ruiz Ruiz (ESP) – 41 pontosA equipe AD78 Team Brasil by MS Racing tem o patrocínio de Yamaha Racing Brasil, FIM Latin America, PlayStation, PS5, M78, Terranew Motos, Pirelli, Tutto Moto, LS2 e HUCKSTERS, Alpinestars, iPlantforest e Camargo.
FONTE: YAMAHA RACING BRASIL – FOTO: LZ Photos