Campeonato Brasileiro de Enduro realiza prova inédita em Belo Vale (MG)




Com rodada dupla, principais pilotos e equipes do país entram em ação neste fim de semana (21 e 22/5)

O Campeonato Brasileiro de Enduro realiza prova inédita na cidade de Belo Vale (MG) neste fim de semana (21 e 22/5). Válidas pela quinta e sexta etapas do calendário 2022, as disputas contam com os principais pilotos e equipes do país na modalidade. A base do evento será a Igreja de Santana do Paraopeba, com acesso gratuito ao público.

Estamos muito felizes por receber o Brasileiro de Enduro pela primeira vez, afirma Aloizio de Assis Filho, conhecido como Loló, um dos responsáveis pela organização local. O trabalho é duro para fazer uma ótima prova a todos. Não é fácil, mas estamos no caminho certo, continua.

Ele é piloto de enduro, assim como Fernando Pereira, o Juruna, outro responsável pela organização em Belo Vale.

As expectativas são as melhores, era um sonho trazer o melhor evento do enduro nacional para a nossa cidade. A prova deve atrair grande público, o pessoal daqui gosta muito de motocicletas e da modalidade. Será uma grande oportunidade de ver os melhores pilotos do Brasil em ação, afirma.

Juruna está motivado em atuar do outro lado, na organização do evento.

Tenho alguns anos no enduro, fui campeão brasileiro e todo mundo que compete quer o título. É bem legal ter essa visão de piloto para montar as especiais (trechos cronometrados) e sentir as necessidades de cada ponto do percurso, o nível técnico adequado. É trabalhoso, mas bem divertido, e todo piloto deveria ter essa experiência para entender o outro lado da história. Espero que a prova vire tradição em Belo Vale, conclui.

O percurso das disputas conta com cerca de 55 quilômetros, incluindo três especiais. Os pilotos completarão três voltas no sábado e mais três do domingo, contando a de reconhecimento do trajeto.

LEIA MAIS:  Beta revela sua equipe de enduro para 2023

O Cross Teste TM/Dica é localizado ao lado da base do evento e traz obstáculos naturais, pequenos saltos, manilhas e single track. O trecho mede 2,6 km. Já o Extreme Teste KTM, com 3,5 km, passa por uma pista de motocross. O desafio tem grandes saltos, terreno acidentado e muita pedra. Já o Enduro Teste Honda mede 5 km, tem solo de cascalho e altas velocidades por estradas e obstáculos naturais.

A abertura do Brasileiro 2022 foi realizada na cidade de Itapema (SC). Além de Minas Gerais, com provas em Patrocínio e Belo Vale, o calendário da temporada passa por Aracruz (ES), Novo Horizonte (SC), Farroupilha (RS) e Mairiporã (SP).

Líderes

As etapas em Belo Vale somam pontos para 14 categorias, além da Elite, divisão direcionada aos pilotos mais rápidos do Brasileiro e liderada pelo piloto Vinícius Calafati (equipe Honda Racing), que também é o primeiro colocado na classe E1. Patrik Capila (E2 / equipe MXF), Crispy Arriegada (E3, equipe KTM), Luciano Rocha (EJ / IMS Enduro Racing Team) e Alexandre Valadares “Brankim” (E4 / Honda Racing) são os atuais líderes das outras categorias de elite.

Confira os demais ponteiros:  Maurício Quadros (EIntermediária), André Luiz Dalsasso (KTM / E35), José Monteiro (E40), William Menezes (E45 / IMS Enduro Racing Team), Márcio Rogério do Nascimento “Joanita” (Mattos Racing / E50), Manuel Simas (E55), Bárbara Neves (Honda Racing / EF), Paulo Israel (EAmador Nacional), César Vinicius Costa Boaventura (EAmador Importada / IMS Enduro Racing Team), Danilo Sfalsim (BC11 / Youth), João Pedro Gruli (Infantil), Pedro Henrique Spindler (Cadete), Estevão Rangel (BC11 / Juvenil) e Gabriela Azevedo (Feminina Kids).

O Brasileiro de Enduro 2022 é patrocinado por Honda, TM Racing e KTM. O campeonato conta com o apoio de Borilli, Mattos Racing, Biker, IMS Racing, Motorex, Dica, Edgers, Race Tech, Sig Visual, BMS Racing, MR Pro Braces, Parts 57, Expocaccer, HSS, America Sports, Soul MX Trilha, Bomba Racing, Motofire, MCorse, Bamba Racing, Jarva Racing e Tribo Motos. A prova de Belo Vale tem o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Cultura, Federação de Motociclismo do Estado de Minas Gerais e Sherco.

LEIA MAIS:  Gaúcho de Enduro: Pellin, Colett e Tebaldi vencem em Vanini

Campeonato Brasileiro de Enduro 2022

3ª prova – Belo Vale (MG)
Data: 21 e 22/5
Base do evento: Cristo Redentor (acesso gratuito ao público)
Categorias: E1, E2, E3, EJ, E4, EIntermediária, E35, E40, E45, E50, E55, EFeminina, EAmador Nacional e EAmador Importada
Inscrições: www.brasileirodeenduro.esp.br/inscricao (após o dia 18/5, apenas no local, se houver vagas)

Programação* 

20/5 (Sexta-feira)
A partir das 7h – Reconhecimento das especiais
Das 13h às 17h – Funcionamento da secretaria de prova

21/4 (Sábado)
Das 7h às 10h – Condução das motos vistoriadas ao Parque Fechado
9h30 – Briefing
10h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h – Pre-finish
16h20 – Condução das motos ao Parque Fechado
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia

22/4 (Domingo)
8h – Largada dos dois primeiros pilotos
14h – Condução das motos ao Parque Fechado
16h30 – Divulgação dos resultados oficiais do dia

* Os horários podem sofrer alterações.

Calendário – Brasileiro de Enduro 2022 1ª prova (1ª e 2ª etapas) – 18, 19 e 20/3 – Itapema (SC)
2ª prova (3ª e 4ª etapas) – 22, 23 e 24/4 – Patrocínio (MG)
3ª prova (5ª e 6ª etapas) – 20, 21 e 22/5 – Belo Vale (MG)
4ª prova (7ª e 8ª etapas) – 10, 11 e 12/6 – Aracruz (ES)
5ª prova (9ª e 10ª etapas) – 15,16 e 17/7 – Novo Horizonte (SC)
6ª prova (11ª e 12ª etapas) – 5, 6 e 7/8 – Farroupilha (RS)
7ª prova (13ª e 14ª etapas) – 7, 8 e 9/10 – Mairiporã (SP)


FONTE: MUNDO PRESS – FOTO: FERNANDA BALSTER/MUNDO PRESS