Miguel Oliveira vence o GP da Indonésia




O Pertamina Grand Prix da Indonésia no novo circuito de Mandalika foi molhado, mas totalmente memorável para uma performance dominante de Miguel Oliveira, da Red Bull KTM Factory Racing, que conquistou para sua primeira vitória da temporada e a quarta vitória na MotoGP em sua carreira.

A MotoGP contornou o circuito de Pertamina Mandalika plano, rápido, quente e encharcado por 20 voltas e o primeiro Grande Prêmio em solo indonésio em um quarto de século. As equipes e pilotos se familiarizaram com as novas instalações durante um breve teste de pré-temporada, mas tiveram que lidar com temperaturas severas e asfalto de baixa aderência que era imprevisível em termos de tamanho e limpeza da linha principal de corrida. O sprint de MotoGP foi adiado por mais de uma hora depois que uma chuva torrencial inundou o local.

A KTM largou da segunda e terceira filas do grid graças aos esforços de Binder e Oliveira em um Q2 positivo no sábado. Oliveira disparou de 7º para a liderança e atacou com Jack Miller enquanto a dupla se afastava um pouco do resto do pelotão.

As seções variaram em termos de seca, pois o calor ajudou a limpar parte do percurso e os pilotos não puderam baixar a guarda. Oliveira abraçou o desafio e conseguiu uma vantagem de cinco segundos no meio da corrida, que manteve até à bandeirada.

Partindo de 4º, Binder sofreu um problema técnico antes que pudesse estabelecer seu ritmo de corrida e depois abriu um curso pela água para vencer uma emocionante batalha pelo 8º. Binder está agora a apenas dois pontos do topo da tabela do campeonato e Oliveira subiu para 4º. A KTM é a principal fabricante da série pela primeira vez em seus seis anos na categoria, enquanto a Red Bull KTM Factory Racing lidera a classificação por equipe.

LEIA MAIS:  GP DA ITÁLIA: Pecco Bagnaia, segundo na qualificação, largará na primeira fila

A MotoGP agora voa de um canto do mundo para outro. A terceira rodada acontecerá em Termas de Rio Hondo para a primeira visita à Argentina em três anos. A prova será no domingo, 3 de abril.

Emocionalmente foi uma montanha russa. A largada foi perfeita e depois foi difícil estar no limite. Segui Jack por algumas voltas e entendi que poderia ir mais rápido, então me concentrei em fazer o máximo e construí a diferença. Eu estava administrando durante a corrida, mas não foi fácil. Não tem sido o momento mais fácil para mim, então isso é emocionante e prometi à minha filha um troféu da Indonésia, então isso é para ela. Vamos para a Argentina agora e ver o que podemos fazer e manter o nível. Neste momento, estou feliz por estar no topo do pódio. – Miguel Oliveira

Resultados MotoGP Pertamina Grande Prêmio da Indonésia

1. Miguel Oliveira (POR), Red Bull KTM Factory Racing 33:27.223
2. Fabio Quartararo (FRA), Yamaha +2.205
3. Johann Zarco (FRA), Ducati +3.158
4. Jack Miller (AUS) Ducati +5.663
5. Alex Rins (ESP) Suzuki +7.044