A Yamaha apresentou oficialmente a nova Yamaha Ténéré 700 World Raid, uma evolução do modelo T7, mas com mais inclinação off-road com suspensão KYB atualizados, melhor proteção e um tanque de combustível com autonomia de 500 quilômetros.
Apenas três meses depois que a Yamaha divulgou detalhes de seu “protótipo” Yamaha Ténéré 700 Rally Edition no EICMA, a marca japonesa lançou oficialmente o novo modelo 700 World Raid.
A nova T7 está “equipada para ir mais longe do que qualquer Ténéré anterior” e ser uma moto de aventura mais capaz de acordo com a Yamaha. E a verdade é que as atualizações em relação a T7 padrão não são grandes, mas são significativas: novos garfos e amortecedor traseiro KYB atualizados, altura do assento mais baixa, protetor do motor em alumínio e um novo tanque de combustível de 23 litros montado na lateral.
Destaques da Yamaha Ténéré 700 World Raid:
- Tanques de combustível montados na lateral dupla com capacidade de 23 litros
- Assento de duas peças inspirado no Flat Rally
- Painel TFT colorido de 5” com conectividade móvel
- USB tipo A
- ABS configurável de 3 modos
- Garfos dianteiros KYB de 43 mm de alta especificação, curso de 230 mm
- Amortecedor de direção ajustável Öhlins
- Amortecedor traseiro em alumínio, curso da roda de 220 mm
- Pára-brisas alto, defletores laterais fáceis de remover e piscas LED
- Área de cockpit totalmente nova e nova carenagem dianteira
- Novos apoios para os pés do piloto maiores com inserções de borracha fáceis de remover
- Protetor do motor de alumínio de 3 peças
- Novo suporte de motor fundido em alumínio
- Nova grade do radiador
Curso da suspensão dianteira com 230mm
Uma das coisas que muitos proprietários da Ténéré 700 esperavam com este modelo atualizado era uma suspensão off-road mais capaz e a Yamaha atendeu a esses pedidos equipando a World Raid com um garfo dianteiro KYB de 43 mm com 230 mm de curso – 20 a mais do que o modelo padrão.
O garfo pode ser ajustado na pré-carga da mola, retorno e amortecimento de compressão e o tubo externo tem um revestimento ‘Kashima’ atrevido com uma cor de bronze distinta que a KYB diz reduzir o atrito.
O amortecedor traseiro também tem novo design com uma reserva de óleo separada e mais 20 mm de curso em comparação com a T7 padrão, que pode ser ajustado na pré-carga da mola, compressão e retorno.
Além disso, a Yamaha equipou esta Ténéré com um batente de borracha na suspensão para melhorar a absorção de energia em caso de fundo (se você estiver tentando ser como Pol Tarres).
Por fim, eles também instalaram um amortecedor de direção Öhlins que é montado próximo ao grampo triplo superior com 18 configurações de amortecimento diferentes facilmente ajustáveis para adaptar T7 às preferências do piloto ou ao terreno.
Tanques de 23 litros com autonomia de 500 quilômetros
A característica mais marcante desta Ténéré 700 World Raid, além da suspensão, são os tanques de combustível duplos montados na lateral que aumentam a capacidade de combustível até 23 litros, dando a esta nova moto uma autonomia de 500 km de acordo com a Yamaha.
Eles optaram por montar dois tanques com bomba de combustível na parte mais baixa de um deles para manter o centro de gravidade o mais baixo possível e manter a agilidade como uma das principais características da Ténéré 700.
A Yamaha ressalta que os tanques duplos também ajudam a manter o combustível mais estável e evitam que as ondas se espalhem por dentro. Curiosamente, o ponto mais alto dos novos tanques é mais baixo que o da T7 padrão, então a distância entre o tanque de combustível e o assento também é menor.
Melhor controle com novo assento e pedaleiras
Isso levou a uma nova altura do assento de 890 mm com uma superfície mais plana que melhora a ergonomia do piloto ao andar sentado ou em pé, diz a Yamaha.
Este assento tem dois tipos de couro, um com alta aderência no centro e outro com uma zona mais suave para facilitar a movimentação na moto. A seção traseira pode ser removida para instalar acessórios ou transportar sua bagagem também.
Há uma ênfase no melhor controle do piloto no novo modelo Ténéré e pedaleiras maiores também ajudam aqui. Eles vêm equipados com inserções de borracha como padrão, mas você pode retirá-los com facilidade o suficiente para obter uma aparência semelhante às usadas nas corridas de rally, diz a Yamaha.
A proteção é outro aspecto fundamental se você gosta de off-road e isso não passou despercebido à marca japonesa, que instalou uma placa de proteção de alumínio de três peças e uma grade do radiador com persianas verticais, como nos modelos off-road da Yamaha, para proteger a moto de diferentes elementos.
A caixa do filtro de ar também foi redesenhada para uma melhor proteção contra poeira e outros elementos com uma entrada voltada para a frente.
Painel de LED de 5 polegadas
A nova Ténéré 700 World Raid possui um painel com tela LED que pode ser conectada ao telefone Android ou IOS para receber notificações de mensagens de texto e chamadas recebidas. Além disso, com o aplicativo MyRide você pode salvar suas rotas e ver as estatísticas como distância total, altitude, velocidade máxima, velocidade média, aceleração e ângulo de inclinação.
Esta tela possui os modos:
- Explorer – que fornece todos os principais dados da moto;
- Rua – tem um velocímetro de aparência convencional;
- Raid – projetado para se parecer com os roadbooks e possui dois medidores de viagem independentes para ver a distância até o próximo waypoint.
Três configurações de ABS
Em seu objetivo de tornar a T7 mais adequado para viagens longas, o ABS foi atualizado com três modos diferentes para escolher.
O modo 1 aciona o ABS nas duas rodas e é voltado para a estrada enquanto os modos 2 e 3 são para off-road. O modo 2 foi projetado especificamente para esta moto e ativa o ABS apenas na roda dianteira. Enquanto isso, o modo 3 desliga completamente em ambas as rodas.
A tela TFT indica qual o modo selecionado, 2 ou 3, e o motociclista pode optar por voltar ao modo 1 a qualquer momento, sem precisar parar, pressionando um botão do lado esquerdo do painel de instrumentos.
A Yamaha Ténéré 700 World Raid estará disponível nas concessionárias oficiais da Europa a partir de maio de 2022. Os preços podem variar entre os países, portanto, verifique com a concessionária mais próxima para saber mais.
Mais informações: www.yamaha-motor.eu
Será que vem para o Brasil?