Yamaha contribui em ação educativa para motofretistas




Ação Pit stop Salva Vidas teve como objetivo conscientizar motofretistas da importância da regularização e da pilotagem segura na moto

A Yamaha participou no dia 18 de setembro da 3ª edição do Pit stop Salva Vidas, realizado no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, SP. A ação que é uma iniciativa do Detran e faz parte do Programa Motofretista Seguro, criado em 2020.

Entre as palestras e serviços disponíveis nos estandes de empresas e órgãos presentes na ação, a Yamaha com seus instrutores de pilotagem do YRA realizou demonstrações de técnicas de frenagem segura, apresentando como é uma frenagem errada e os benefícios de executá-la de maneira correta. Também realizou no seu estande uma oficina educativa sobre ponto cego, colocando o motofretista ao volante de uma van para entender, de forma prática, a importância de se posicionar corretamente no trânsito com a sua moto e ter mais segurança enquanto trabalha nas ruas.

Ações como essas fazem parte de um trabalho constante da Yamaha, que já vem sendo feito ao longo dos últimos 10 anos em prol do motociclista e do motofretista, porém sempre de forma independente. Dessa vez, é diferente. Tivemos a participação da autoridade de trânsito de forma sinérgica e integrada com a Yamaha. Sendo assim, estamos honrados em participar, mesmo porque trata-se de uma política pública alinhada com a nossa política de compliance de atender ao motociclista profissional, que é uma classe que usa o nosso produto, mas que nem sempre é reconhecido pelo poder público. Conseguimos aliar trabalhos que já fazemos, que é de aprimoramento de condução de motocicletas, com uma política pública de regularização, que é o Motofretista Seguro, declarou Afonso Cagnino, Gerente de Relações Institucionais no Grupo Yamaha Motor.

Além das ações educativas, os motofretistas que passaram pelo estande da Yamaha ganharam voucher de troca de óleo gratuito da sua moto em uma das concessionárias da marca participantes da ação.

Cresceu demais o volume de entregas e tudo na pandemia, o número de motofretistas, tem sido uma alternativa de renda para muitos que perderam seus empregos, uma complementação para outros e uma forma de sobreviver para a maioria e é importante acima de tudo a gente ter essa compreensão social. Nós não estamos aqui para punir o motofretista, e sim para conscientizá-lo de que é importante andar no caminho certo, estar regular e seu equipamento em boas condições. Creio que agregar apoios como o da Yamaha a essa inciativa, para a nós é fundamental. Isso tem toda aderência ao que imaginamos para esse programa, que lá no final é termos o motofretista regularizado e, acima de tudo, preservado, declarou Neto Mascellani, Diretor-presidente do Detran.SP.

Outro objetivo do Detran.SP para essa ação, foi divulgar e ter mais motofretistas inscritos no Programa Motofretista Seguro, uma iniciativa do Governo de São Paulo e do Detran.SP que oferece facilidade no financiamento e formação para criar uma rede de proteção da categoria e contribuir com a segurança de quem exerce essa atividade. Para conferir os requisitos para a inscrição no site do programa, basta acessar: www.motofretistaseguro.sp.gov.br

LEIA MAIS:  Yamaha Star Venture é estradeira no estilo americano para brigar com a Harley

Para o público participante, a ação foi bem recebida e cumpriu com seu objetivo. Como é o caso Davidson Rodrigues, 35 anos, motofretista há um ano.

Achei super bacana, porque antes de chegar aqui eu andava totalmente irregular. Tive uma palestra de trânsito, tive uma palestra onde vi que se eu andar direitinho o aplicativo que o Detran vai lançar vai ter uns benefícios, então já vou focar nisso. Na Yamaha achei legal porque tem um percurso de frenagem, porque a gente no trânsito geralmente acaba usando o freio errado. A gente acha que está certo, mas está errado e é super legal isso. Achei super interessante e para mim deveria ter todo ano isso.

A Yamaha segue com mais ações como essa em São Paulo e em outras regiões do país, como em Manaus, AM, onde será realizada ação educativa de segurança no trânsito na próxima quarta-feira, dia 22, das 8h às 12h. Em parceria com BPTRAN, IMMU, SEST/SENAT, o Pit Stop de orientação para motociclistas será realizado na Avenida Autaz Mirim, nº. 10.118, Jorge Teixeira, em frente ao SEST/SENAT.

Durante a ação, os participantes receberão uma checagem dos itens de segurança das motocicletas, um treinamento sobre como evitar o ponto cego de veículos maiores e dicas sobre pilotagem defensiva. Além da checagem dos itens de segurança e do treinamento, os primeiros 150 motociclistas que passarem pelo PIT STOP receberão um vale para uma troca de óleo gratuita nas concessionárias Yamaha em Manaus.


FONTE: YAMAHA MOTOR DO BRASIL – FOTO: Marcelo de Barros