Começa neste final de semana a abertura do Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade, um dos eventos que este ano a Federação de Motociclismo do Piauí – FMP homologará, com a participação dos clubes filiados à entidade. Muitas novidades estão previstas para essa temporada, uma delas é a mudança de presidente. O piloto e empresário Carlos Augusto Rodrigues assumiu recentemente a FMP, em substituição a Ehrlich Cordão, que renunciou ao cargo. O Enduro do Jenipapo, como é tradição, é a prova que abre a temporada off-road de regularidade, sendo também o enduro mais antigo do Estado e da região Norte e Nordeste, completando 32 anos. O nome é uma homenagem aos heróis piauienses, maranhenses e cearenses que lutaram bravamente na sangrenta Batalha do Jenipapo, ocorrida em 18 de março de 1823, que fui um importante acontecimento histórico do Brasil pela independência do país dos domínios portugueses e que, infelizmente, resultou em centenas de mortos e feridos.
Mas as batalhas neste domingo (09), quando acontecerá o Enduro do Jenipapo, serão no braço e na emoção de trilhar sobre duas rodas o percurso entre Teresina e Campo Maior. Com realização do Teresina Trail Club (TTC), que também realizou a prova no ano passado, a prova terá largada da CN Motos, na Av. Dep. Paulo Ferraz, próximo ao balão do bairro Dirceu, a partir das 6h30 horas da manhã, com café da manhã para os participantes, e chegada no Restaurante Mistura Fina, que fica às margens do lago, no município de em Campo Maior, onde também acontecerá a premiação do 1º ao 5º lugar das categorias Sênior, Júnior, Novato e Rally. A 1ª moto largada às 8 horas da matina. O presidente da FMP informou que a prova terá 150 km de percurso e cinco horas de duração. “Teremos como novidade para esse ano a categoria expedição, para os pilotos sem experiência e que querem começar no esporte e aprenderem as técnicas de navegação”, acrescentou Carlos Augusto, o Guto.
O briefing acontecerá neste sábado (08), no Bar Velho Jack, na Av. Raul Lopes, Fátima, às 19 horas. O credenciamento e as vistorias das motos começam às 16h30. A partir das 17 horas, após vistoriadas, as motos ficam até o final do briefing em parque fechado, na Av. Raul Lopes. Até o momento estão inscritos 30 participantes e a previsão é que comecem a temporada cerca de 40 pilotos. A diretoria do TTC também fará a premiação dos campeões da Copa TTC da temporada passada, logo após o briefing do Enduro do Jenipapo, a partir das 19h30.
Para os pilotos, a prova prevê muitas trilhas, subidas e descidas logo no começo da prova, que fará o piloto suar a parafernália utilizada para garantir a sua proteção. Segundo o diretor da prova, Ehrlich Cordão, “Serão trilhas de um pequeno hard enduro, muito interessantes e cheias de emoção. Passaremos pela trilha do ‘Batman’, onde foi feito um desvio devido a um processo erosivo muito grande. No finalzinho, um batente alto pra entrar no meio do barranco que cada vez está mais fundo; as trilhas estão encharcadas, devido às fortes chuvas e muito gostosas pra acelerar. Seguindo até Altos, só trilha, single-tracks e trechos travados no meio da mata. A partir de Altos, muita água, trechos fundos onde colocamos deslocamentos com tempo suficiente para cada um buscar um parceiro e fazer sua dupla pra vencer a travessia”, destacou Cordão. O Enduro do Jenipapo conta com o apoio da loja MIL MOTOS (Campo Maior) e Mafrense Máquinas. Realização: Teresina Trail Club (TTC). Supervisão: FMP. Inscrições: www.cbm.esp.br.
FONTE: 180 GRAUS