Yamaha é Bicampeã do Sertões e vence etapa do Mundial




Metge vence o Sertões 2021 e conquista o bicampeonato para a Yamaha, além de vencer a Etapa do Mundial. Marca é campeã também na Moto1 e Over.

Ao passar pela rampa de chegada neste domingo (22/08), na praia de Carneiros, em Tamandaré (PE), a Yamaha IMS Rally Team não só conquistou o Bicampeonato do mais importante Rally das Américas como também apresentou um campeão inédito para a prova. Adrien Metge conquista o título na Classificação Geral, colocando seu nome na história da prova.

Clique aqui para conferir a galeria de fotos

A Yamaha também triunfou e dominou a competição no principal campeonato da modalidade, já que o Sertões 2021 foi válido pelo Campeonato Mundial de Rally. Adrien venceu o Mundial na Geral e na classe GP2, somando mais dois títulos para a equipe.

Anunciada no início de 2020, com nova estrutura e foco 100% na modalidade, a Yamaha IMS Rally Team, sob a gestão do experiente Wellington Valadares, em pouco mais de um ano, conquista o bicampeonato do Sertões. Em 2020 a prova foi vencida por Ricardo Martins e com Metge tendo que acompanhar como torcedor, já que poucos dias antes da  largada testou positivo para o Covid-19. Desta vez, os papéis se inverteram e foi Ricardo Martins quem ficou na torcida pelo companheiro, ao sofrer uma queda e fraturar duas costelas, quando brigava pelas primeiras posições na prova.

Túlio Malta teve papel fundamental para a conquista deste título, já que auxiliou o líder da competição quando a moto de Adrien apresentou problemas. O mineiro de Lagoa da Prata ainda finalizou a prova na quarta colocação geral, se mantendo sempre na briga pelas primeiras posições e conquistando o vice-campeonato da categoria Moto2.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Melhores momentos da 1ª etapa do Dakar 2023

Os títulos da  Yamaha não ficam por aí, já que Luciano Gomes conseguiu mostrar amplo domínio com sua WR450F na categoria Over (MOV), vencendo a prova com a impressionante margem de mais de 1h20 para o segundo colocado na categoria e finalizando em sexto na Geral.

O Sertões 2021 teve roteiro 100% sertão, sendo disputado todo no nordeste do país. Com um roteiro de mais de 3.600 quilômetros, atravessou sete dos nove estados da região: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Bahia, Alagoas e Ceará, em dez dias de competição.

A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Duboy Works, Power MX, DID, BMP Special Parts, Polisport, Viralatas Off Road, D’lua Racing, Geração Yamaha, Yamaha Racing Brasil, Wamc Log, Durag e Água Platina.

Classificação Final Motos
*Resultados extra-oficiais

Geral
1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team – WR450F – 30h06m12s
2º) Jean Azevedo – 30h22m40s
3º) Bissinho Zavatti – 30h40m06s
4º) Túlio Malta – Yamaha IMS Rally Team – WR450F – 30h55m55s
5º) Gregório Caselani – 31h02m27s
6º) Luciano Gomes – bLU cRU IMS Rally Team – WR450F – 32h23m10s

Moto1
1º) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team – WR450F – 30h06m12s
2º) Jean Azevedo – 30h22m40s
3º) Gregório Caselani – 31h02m27s

Moto2
1º) Bissinho Zavatti – 30h40m06s
2º) Túlio Malta – Yamaha IMS Rally Team – WR450F – 30h55m55s
3º) Vitor Siqueira  – 32h41m04s

MOV (Over)
1º) Luciano Gomes – bLU cRU IMS Rally Team – WR450F – 32h23m10s

2º) Leandro Mokfa – 33h42m32s
3º) Alberto Cunha – 34h58m09s
4º) Moara Sacilotti – YZ450FX – 35h12m24s

Carbono Neutro

LEIA MAIS:  Quintanilla vence a 9ª etapa, Brabec no controle

Seguindo os passos da Yamalube R3 bLU cRU Cup, que inovou no Brasil ao neutralizar o carbono emitido para a realização do campeonato, o Sertões 2021 também será sustentável. Toda emissão de carbono gerada pelas equipes desde o deslocamento até o encerramento serão neutralizadas com parceria com a Moss.Earth. Assim, a emissão de carbono da Yamaha IMS Rally Team também será neutralizada, ampliando nosso compromisso com uma forma mais sustentável de competir.

 


ADRIEN METGE
Moto 1 – Yamaha WR450F

“Muito feliz, estamos na rampa de chegada, campeão do Sertões! Tivemos que fazer o deslocamento hoje com muita chuva, mas deu tudo certo, então agora podemos falar que somos campeões. Quero dedicar essa conquista ao meu filho, que vai nascer dentro de poucos dias, minha família, meus amigos, amigos do Brasil, e em especial a minha família do Brasil, que está lá em Arujá e a minha equipe. A moto esteve perfeita, curti muito todos esses dias com ela, foram dias de muito prazer. Desde o início sabia que estava preparado, mas um rally, com tantos dias e com toda essa distância, é impossível prever, porque pode acontecer muitas coisas. Mas é muito bom finalizar com a vitória, um título muito importante pra minha carreira, um Sertões, prova do Mundial, em um país que eu gosto muito e tenho muitas amizades.”

 


TÚLIO MALTA
Moto 2 – Yamaha WR450F

“Este último dia foi somente de deslocamento para chegar na rampa final, mas foi um dia com bastante chuva. Então tivemos que ter bastante atenção, mas agora é só comemorar o título da Yamaha, o lugar mais alto do pódio. estou muito feliz pelo Adrien e pelo título ter permanecido na Yamaha. A minha prova foi muito boa, uma prova de superação, já que tive várias dificuldades, tive um acidente com um animal na primeira parte da Etapa Maratona, mas deu tudo certo. Consegui poupar o equipamento, manter a cabeça tranquila até o final, sem nenhuma adversidade. Estou muito feliz, principalmente pelo vice-campeonato na Moto2 e o quarto na Geral.”

 

LEIA MAIS:  Luppi/Justo terminam entre os Top 10 a etapa do Mundial de Rally Cross Country, em Abu Dhabi

FONTE: YAMAHA RACING BRASIL – FOTO:

Ricardo Leizer