A Monster Energy Yamaha MotoGP encerrou a primeira metade da temporada com um brilhante 1-2 no TT Circuit Assen, marcando os 750º e 751º pódios da Yamaha na categoria rainha.
Fabio Quartararo escolheu o momento perfeito para comandar o GP da Holanda para dar à Yamaha a sua quinta vitória na temporada. Maverick Viñales tornou o dia ainda mais memorável para a Monster Energy Yamaha MotoGP Team no TT Circuit Assen. Ele garantiu o segundo lugar, obtendo um 1-2 para a equipe de fábrica, o primeiro desde o GP da Argentina de 2017.
Quartararo teve uma largada brilhante na segunda posição para fazer o holeshot, mas não conseguiu se desvencilhar. Depois de uma luta inicial com Francesco Bagnaia, o francês completou a primeira volta em segundo. No entanto, ele estava determinado a não perder seu rival de vista. Na volta 6 ele atingiu a frente e então tentou fugir, estabelecendo um 1’32.897s na volta 7 para criar uma vantagem de 0,648s.
Tendo se separado do bando, o resto foi um passeio solitário para El Diablo, mas agradável ao mesmo tempo. Ele fez uma corrida impecável para conquistar sua quarta vitória e seu sexto pódio na temporada, com uma vantagem de 2,757s sobre seu companheiro de equipe em segundo lugar.
Viñales fez uma boa largada da pole, mas caiu para a quinta posição na primeira curva. O espanhol completou a primeira volta em quarto e teve muito trabalho. Ele procurava manter-se no trio líder e, ao mesmo tempo, defender sua posição de Johann Zarco.
O piloto número 12 estava a fazer um trabalho brilhante e, na volta 14, o seu trabalho árduo valeu a pena. Ele ultrapassou Takaaki Nakagami, e com Bagnaia recebendo uma penalidade de volta longa, Top Gun assumiu o segundo lugar na volta 15. Com a pista livre à sua frente, ele foi capaz de tirar o máximo proveito de seu pneu dianteiro macio e da ágil M1. Ele ainda não havia desistido e estabeleceu uma melhor volta pessoal de 1min33,045s na volta 18, tirando uma grande diferença da liderança de Quartararo. Ele continuou pressionando, mas finalmente teve que se contentar com o segundo lugar e 20 pontos no campeonato.
Os resultados de hoje mostram Quartararo aumentar sua liderança na classificação do campeonato para uma vantagem de 34 pontos e um total de 156 pontos. Viñales continua em sexto lugar, com um total de 95 pontos. A Yamaha segue em primeiro lugar no campeonato de construtores com 184 pontos, e a Monster Energy Yamaha MotoGP também está em primeiro lugar na classificação por equipes com 251 pontos.
Terminando a primeira metade da temporada de 2021 da MotoGP em alta, a Monster Energy Yamaha MotoGP Team vai agora desfrutar de uma pausa de cinco semanas no verão antes de iniciar a segunda metade da temporada com o GP da Estíria realizado em Spielberg, Áustria, a partir de 6º a 8 de agosto.
Estou muito feliz, especialmente porque durante o fim de semana eu só fiz péssimas largadas, e realmente péssimas, e na verdade estava um pouco preocupado. Mas com a equipe sempre fazemos o trabalho e guardamos o melhor para a corrida. Hoje foi assim, estou muito feliz. Foi uma corrida muito boa. Foi uma corrida difícil, mas conseguimos. Acho que hoje é o dia perfeito para sair de férias depois de uma vitória. Vou ver minha família imediatamente para aproveitar este momento e passar algum tempo com eles. – Fabio Quartararo
Para mim também foi um grande domingo! Já faz muito tempo que não subia ao pódio. Foi bom. Sinceramente, estou muito feliz. Na verdade, a segunda parte da corrida foi rápida. Eu estava capaz de fazer voltas rápidas, mas esperava um pouco mais desde o início. Soube imediatamente quando estava atrás de Nakagami por dez voltas que perdi a corrida, porque também os pneus sofreram. Zarco estava me atacando e eu estava controlando o lacuna entre mim e Nakagami para ter certeza de que eu não estava superaquecendo os pneus, então foi uma corrida muito complicada, mas no final acabou bem. – Maverick Viñales
FONTE: YAMAHA RACING