Laia Sanz retorna às suas origens. Oito anos depois de participar pela última vez em um evento de Trial, a piloto da GasGas vai competir mais uma vez no esporte que a viu crescer desde a infância para se tornar uma referência no offroad sobre duas rodas. Será no Mundial Feminino de Trial, onde acumula 13 títulos, cifra que nenhuma outra mulher no mundo conseguiu igualar.
Ela decidiu abandonar esta prova após completar a temporada de 2013, devido à impossibilidade de combinar a agenda das provas de Trial com o Campeonato do Mundo de Enduro e o Rali Dakar.
Não sei se é adeus ou somente um até logo, já dava para sentir que não seria uma retirada definitiva. E, de facto, as estrelas já se alinharam para a alegria de Laia Sanz: Voltar a competir no trial foi algo que me passou pela cabeça várias vezes, mas não tive oportunidade. Já com a GasGas é perfeito, porque é uma marca com uma grande variedade de motos, inclusive de trial, então poder aproveitá-la me deixa muito animada.
O Campeonato Mundial de Trial terá início em Tolmezzo, Itália, no fim de semana de 11 a 13 de junho.
Campeonato Mundial Feminino de EnduroGP
O ano de 2021 traz muitas novidades para Laia Sanz. Ela também decidiu voltar ao Campeonato Mundial Feminino de Enduro, do qual decidiu se aposentar há quatro anos para se concentrar nos ralis de Cross-Country e no Dakar. Habituada a várias modalidades em simultâneo, a catalã espera poder fazer tudo de novo, embora esteja ciente da dificuldade do desafio:
O plano é realizar campeonatos mundiais de trial e enduro. Não será fácil porque combinar os dois é muito complicado, mas vamos tentar. Estou um pouco desconectado das duas modalidades, embora seja muito interessante ver como estou.
A última participação de Sanz no Mundial Feminino de Enduro foi em 2017, quando lutava pelo sexto título na categoria. Porém, na última rodada daquela temporada, o Grande Prêmio da Alemanha, um problema técnico a impediu de levar o que teria sido seu 19º título no Campeonato Mundial (somando aos 13 de trial).
Campeonato do Mundo Feminino de EnduroGP está marcado para começar no dia 18 de junho, em Marco de Canaveses, Portugal.
FONTE: MX1ONBOARD