Depois de Andrea Dovizioso ter brilhado no primeiro dia de testes oficiais do MotoGP no Qatar, o segundo dia de trabalho na pista qatari viu o grande dominador dos testes anteriormente realizados em Valência, Sepang e Phillip Island, Maverick Viñales, brilhar.
O piloto da Yamaha continua a demonstrar todo o seu talento aos comandos da M1 e foi o mais veloz ao obter o tempo de 1m54.455s, marca que superou a pole position realizada o ano passado por Jorge Lorenzo, então aos comandos de uma Yamaha, e que tinha ficado em 1m54.543s. Contudo o piloto espanhol está ainda a meio segundo do recorde da volta mais rápida de um protótipo de MotoGP à pista de Losail, que está nas mãos de Jorge Lorenzo com o tempo de 1m53.927s.
Num dia onde a Yamaha foi claramente mais forte do que a concorrência, Valentino Rossi foi segundo a 0.277s do seu companheiro de equipE. Seguiu-se o satélite Jonas Folger, que foi o melhor estreante durante o dia e continua demonstrar uma boa forma no traçado de Losail. O piloto da Tech 3 foi o último homem a entrar no segundo 54, ficando a 0.462s de Viñales.
Pelo segundo dia consecutivo o privado Cal Crutchlow foi o melhor piloto da Honda e desta feita também o primeiro piloto não Yamaha. O impetuoso britânico foi no entanto já mais de meio segundo mais lento do que Maverick Viñales. O top cinco ficou completo com um surpreendente Aleix Espargaró, que demonstrou o bom andamento da Aprilia RS-GP versão 2017.
Já o atual campeão do mundo, Marc Márquez, não foi além da sétima posição num dia não sofreu nenhuma queda ao contrário da véspera. Quanto à Ducati que tão bem costuma rodar em Losail estreou na Desmosedici GP17 uma nova carenagem e teve em Jorge Lorenzo o piloto mais rápido no oitavo lugar e já a uns distantes 0.899s do seu compatriota, Maverick Viñales. Mesmo assim e à semelhança de outras sessões o espanhol voltou ficar atrás de um piloto privado da Ducati, desta feita Álvaro Bautista, depois de no primeiro dia ter sido mais lento do que Karel Abraham
Já Andrea Dovizioso, que na véspera havia sido o mais veloz, não foi além de um modesto 13º lugar com um tempo meio segundo mais lento do que já alcançou nesta mesma pista. O dia do italiano ficou ainda marcado pelo facto de ter rodada com a inovadora carenagem apresentada pela Ducati.
Nota ainda para a Suzuki que continua a desiludir nestes ensaios. Andrea Iannone e o estreante Álex Rins não foram além da 12ª e 17º posições, respectivamente, a mais de um segundo do topo. Por último nota ainda para a KTM que ficou com os seus pilotos (Mika Kallio, Pol Espargaró e Bradley Smith) nas três últimas posições e a mais de dois segundos do primeiro lugar, o que mostra que os homens de Mattighofen têm ainda muito trabalho pela frente no desenvolvimento da RC16.
FONTE: MS