VIDA DE MECÂNICO: Bart Dirkx da Red Bull KTM




Ser mecânico de uma equipe ou piloto de classe mundial não é uma tarefa fácil. Esses são os caras que gastam horas e horas para girar as chaves para alguns dos principais pilotos do Campeonato Mundial de Motocross da FIM.

Perto do final da temporada de 2020, nos sentamos com vários mecânicos para as melhores equipes do paddock para aprender mais sobre seus rituais pré-corrida, estratégias, ferramentas essenciais e como é um dia típico para um mecânico.


EM 2020 MECÂNICO DE: Jorge Prado, Red Bull KTM Factory Racing

EM 2021 MECÂNICO DE: Jorge Prado, Red Bull KTM Factory Racing

NACIONALIDADE: Bélgica

QUAIS ITENS DEVEM TER NA SUA MOCHILA ANTES DE IR PARA O GATE?

Ferramentas básicas, as ferramentas de que você precisa para fazer algo rápido com a moto no caso do piloto sofrer um pequeno acidente, coisas que você conserta em 2 minutos. Como um pedal de câmbio dobrado, a tampa do tanque … Então eu sempre tenho uma reserva da tampa de plástico, algum tecido, um pouco de combustível, principalmente para as corridas de areia, porque estamos sempre no limite com a quantidade de combustível.

QUAL É A SUA FERRAMENTA FAVORITA OU A MAIS UTILIZADA?

Chave de torque é minha favorita. Assim, tenho certeza de que todos os parafusos estão nos apertos corretos, mesmo se você tiver uma sensação muito boa com todos os parafusos da moto, com a chave em T você não pode dar errado! 

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PREPERAÇÃO DO CAMINHÃO ANTES DO INÍCIO DAS CORRIDAS?

É muito importante, porque você precisa saber exatamente onde estão todas as peças de reposição. Você precisa conseguir entrar no caminhão, abrir e encontrar imediatamente as peças de que precisa, mesmo sem pensar nisso. Acho muito importante que os mecânicos carreguem o caminhão por isso, é por isso que sempre quero estar no local quando carregamos o caminhão assim, sei exatamente onde estão todas as peças e tenho certeza que todas as coisas que Eu preciso estão lá.

VOCÊ USA MUITAS PALAVRAS-CHAVE NO PIT BOARD. EXISTE UMA ESTRATÉGIA POR TRÁS DELES?

Sim, especialmente quando você está junto com um piloto depois de alguns anos, você começa a se entender, mesmo com pequenos sinais que você dá a ele. Não precisa ser uma frase, apenas uma palavra-chave básica que você sempre usa. Mesmo a maneira como eu olho para ele ou a maneira como movo minhas mãos ou meus dedos no pitlane, ele sabe exatamente o que fazer. Por isso, é muito importante manter sempre as mesmas palavras-chave e o sentimento que tenho com o meu piloto.

QUAL É A SUA ROTINA DE ‘DIA NORMAL’ VS A SUA ROTINA DE ‘DIA DA CORRIDA’?

O dia da corrida começo com um café. Em seguida, descarregamos as MOTOS e todo o material, os tapetes, as ferramentas … Depois disso, mesmo que não seja necessário, eu verifico todos os parafusos novamente, encho o tanque e faço as verificações gerais que você tem que fazer na MOTO, mas o mais rápido que posso. No final irei verificar minha mochila novamente, mesmo que já tenha feito isso no dia anterior. Verifico se tenho os marcadores do pit board, alguns lenços de papel, alguns papéis, basicamente todas as coisas que você deve ter no pitlane. Para mim isso é normal e eu faço todas essas verificações mesmo sem pensar muito nisso.

Então, em um dia normal, quando vamos para a oficina, desmontamos completamente a moto em todas as suas partes, verificamos todas as partes que precisam ser trocadas e limpamos todas as outras partes. Isso leva muito tempo e você realmente precisa estar focado e preciso para ter o melhor resultado.

SER MECÂNICO É MAIS DO QUE OLHAR DEPOIS A MOTO. VOCÊ CONCORDA QUE ÀS VEZES VOCÊ PRECISA TAMBÉM DE APOIAR SEU PILOTO DE UM LADO PSICOLÓGICO?

Sim, isso é muito importante. Isso não significa que treinamos juntos para isso, mas ele coloca toda a sua confiança no meu trabalho. Quando ele sai na pista e dá saltos de 30-40 metros com a moto, significa que tudo deve ser construído de maneira adequada. Passamos muito tempo juntos e realmente confiamos um no outro. É como no exército, pessoas que passam muito tempo juntas têm uma conexão real; isso não significa que tenhamos que estar ao telefone todos os dias ou que falemos o tempo todo … Se ele tem um problema, ele me diz, especialmente porque eu sou muito mais velha que ele e sei que ele pode confiar em mim, falamos sobre isso e encontramos uma solução.

VOCÊ TEM ALGUNS RITUAIS PRÉ-CORRIDA COM JORGE?

Uma coisa que o Jorge gosta de fazer é colocar os dois pés nas cavilhas na largada, isso é para que se sinta mais tranquilo e relaxado. Quando estamos na linha de partida, fico sempre do lado oposto ao silêncio, coloco a moto do meu lado e digo-lhe “ok Jorge, podes colocar os pés na moto” e ele coloca os dois pés no pega e imediatamente fica muito mais calmo e está tudo pronto, e ele está pronto para ir também.

O QUE SIGNIFICA SER MECÂNICO DE CAMPEÃO MUNDIAL?

Para ser sincero, para mim não muda nada porque já faço este trabalho há tantos anos, é excepcional e todos gostam, mas para mim não é o mais importante. Gosto muito deste trabalho, por isso coloco o mesmo esforço trabalhando com um piloto que termina em 10º no Campeonato do Mundo e agora com o Jorge, que ganhou o Campeonato do Mundo, para mim isso não faz alguma diferença.


FONTE: MXGP – FOTO: DIVULGAÇÃO

LEIA MAIS:  Pilotos conquistam quatro títulos acelerando com Rinaldi no Paraguaio de Motocross