Rally dos Sertões 2021 válido pelo campeonato mundial FIM




Sertões 2021 cresce, larga de local inédito em agosto e será 100% nordestino

Dunas Race anuncia as novidades do calendário 2021; A 29ª edição do Maior Rally das Américas terá 10 dias de duração, de 13 a 22/08, larga pela primeira vez do Rio Grande do Norte e será etapa do Mundial FIM.

Sertões Series terá 3 etapas em 2021; Rally de São Paulo abre a temporada em maio, no Vale do Ribeira.

Dunas lança prova inédita no Brasil: o Baja 500 Milhas, no deserto do Jalapão

Em parceria com a Moss, Sertões dá passo importante rumo ao Carbono Zero

Dunas amplia atuação e lança o 1º. Rally de Kitesurf do Mundo – o Rally dos Mares

A Dunas Race, empresa organizadora do Sertões e do Sertões Series, abriu oficialmente a temporada 2021 nesta terça-feira (02/02), em evento virtual transmitido pelo Youtube. Na oportunidade, o CEO Joaquim Monteiro e o diretor técnico Edgar Fabre apresentaram os planos e os eventos programados para o ano que se inicia. Dentre as principais novidades está o ‘Sertões 100% Sertão’, com largada inédita do Rio Grande do Norte e percurso integral na região Nordeste.

Foi confirmado também que a 29ª edição do Maior Rally das Américas será etapa do Mundial FIM  de motos, quadris e UTVs e o lançamento de uma nova prova – o Baja Jalapão 500 Milhas – inspirada em competições realizadas nos desertos da América do Norte. A Dunas também  ratificou seu compromisso com o meio ambiente, dando um passo importante para zerar a pegada de carbono de toda a frota de veículos do Sertões 2021.

Outra novidade anunciada foi a expansão da marca Sertões para além do universo off road, com a entrada em um novo campo de atuação na organização de eventos esportivos. Em 2021, teremos a primeira edição do Sertões Kitesurf: Rally dos Mares, o primeiro rally aquático do mundo, a ser disputado no litoral do Nordeste.

Em detalhes:

Sertões 100% Sertão

A 29ª edição do Sertões já tem data marcada: será de 13 a 22 de agosto, com largada inédita do Rio Grande do Norte, em cidade a ser revelada no mês de Março. Na história do Sertões, o estado potiguar já recebeu por sete vezes o maior rally das Américas, tendo a capital Natal como destino nos três primeiros anos do evento (de 1993 a 1995; depois em 1997 e 1998 e novamente em 2008 e 2009). O roteiro, com cerca de 5.000 km será baseado no tema “Sertões 100% Sertão”, reunindo os melhores trechos especiais da região Nordeste. A direção técnica adianta que seu objetivo é encantar os competidores em termos de belezas naturais, nível técnico e com a missão de realizar ao menos 60% de trechos cronometrados. A prova, genuinamente sertaneja, terá como cenário principal a caatinga, o único bioma 100% brasileiro. O roteiro completo da prova, com o anúncio de todas as cidades-anfitriãs, será apresentado dia 15 de Maio.

Formato

Serão 10 dias de prova (prólogo + 9 etapas). A organização do Sertões manterá, caso necessário, os protocolos de segurança que permitiram a realização do evento em Novembro de 2020. Neste ano, a ideia é realizar a Maior Rally das Américas em formato semi-bolha, garantindo o acesso controlado do público local às Vilas Sertões. Com a implantação do protocolo de segurança ano passado, a organização acumulou larga experiência no cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades sanitárias.

LEIA MAIS:  São Manuel recebe a próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja

Mundial FIM

O Sertões será Mundial em 2021. A prova foi chancelada como parte integrante do campeonato de motos, quadriciclos e UTVs organizado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O evento de 2020 já tinha o selo de etapa do Mundial, mas em função da pandemia o calendário internacional foi cancelado. Das 5 etapas previstas pela FIM no ano passado, apenas o Sertões conseguiu realizar a prova, sob um rígido protocolo de segurança.

Sertões Series

O Sertões Series é o campeonato de provas de rally cross country organizado pela Dunas Race. Em 2021 estão previstas 3 etapas, além do Sertões, que também conta pontos para a competição. A abertura da temporada acontece daqui a 100 dias, com o Rally de São Paulo, marcado para os dias 13 a 15 de maio, em Ilha Comprida, na região do Vale do Ribeira, litoral sul paulista.

Em junho (de 16 a 19/06) está previsto o Series Baja Jalapão, com co-organização da Arena Produções. Nesse mesmo evento acontecerá uma etapa da Copa do Mundo de Baja, o Baja FIM, entre os dias 16 e 17/06. O encerramento da temporada está marcado para novembro (entre 3 e 6/11), com o Series Caminhos da Neve, que terá largada inédita de Florianópolis (SC) e chegada em Gramado (RS).

Baja Jalapão 500 Milhas

O Baja Jalapão 500M é a grande novidade da temporada. Essa modalidade de rally, ainda inédita no Brasil, é inspirada nas provas norte-americanas organizadas pela SCORE (sigla em inglês que significa Southern California Off Road Enthusiasts), que é um órgão sancionador de corridas off road no deserto. Essa espécie de “corrida maluca” terá 800 km (ou 500 milhas) de extensão e será realizada no deserto do Jalapão, lugar icônico do rally, num circuito de 200km que deverá ser cumprido em 4 voltas. A prova acontece uma semana após o Series Jalapão, de 23 a 27/6 e é destinada para motos, carros e UTVs, com cada categoria largando em um dia diferente.

Carbono Zero

O Sertões ampliará suas ações focadas em sustentabilidade. Ao longo de sua história, o Maior Rally das Américas sempre se preocupou com o impacto ambiental da prova, promovendo a coleta de óleo dos motores dos carros e motos de competição, o recolhimento de peças e rejeitos ao longo da rota e destinação adequada do lixo produzido pelos competidores e organização. Em 2021, o Sertões dará o primeiro para neutralizar o impacto direto do evento, compensando a emissão da frota do Sertões, ou seja, todos os veículos de competição, equipes de apoio, caminhões, motorhomes e carros da organização. Essa compensação será feita em parceria com a Moss, uma plataforma 100% brasileira de compra de créditos de carbono, que serão revertidos em projetos na Amazônia.

Expedições Sertões

As expedições turísticas do Sertões estão de volta em 2021. Segundo dados do Ministério do Turismo brasileiro, a pandemia oferece uma grande oportunidade de conhecer as belezas naturais do nosso país. Após um longo período de confinamento, os brasileiros estão ávidos por viajar para áreas onde possam desfrutar e ficar distante de aglomerações. Para atender essa demanda, o coordenador das expedições, Renato Perotti, preparou roteiros incríveis para os entusiastas do off road em parceria com empresas de turismo homologadas pelo Sertões. Os turistas terão um variado cardápio de experiências, sejam elas a bordo de um carro, moto ou UTVs, durante os eventos de rally e também em períodos fora de competição.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Os melhores momentos da 8ª etapa do Dakar

SAS

O SAS Brasil, ação social oficial do Sertões segue firme e forte em 2021, dando continuidade ao projeto pioneiro de telemedicina implantado em 2020: em parceria com o Sertões, foram instaladas 4 Unidades de Teleatendimento (UTAs) em três estados do Brasil (Goiás, Maranhão e Ceará), proporcionando acesso gratuito a 16 especialidades médicas. Fora isso, está planejada a volta das caravanas presenciais, no formato de mutirões de saúde durante os eventos e também fora dele. A estratégia de atuação do SAS terá como ponto focal a mulher e, a partir dela, alcançar todo o núcleo familiar.

Sertões Kitesurf: Rally dos Mares

Em 2021, a Dunas amplia sua área de atuação em eventos esportivos com o lançamento do primeiro rally de kitesurf do mundo, batizado como Rally dos Mares. A modalidade aquática é uma das que mais cresce internacionalmente tanto em número de praticantes quanto em visibilidade. Uma das evidências desse crescimento é o fato de o “kite” ter sido incluído no programa esportivo dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. O evento inaugural do Sertões Kitesurf será realizado entre os dias 8 a 14 de outubro, em um percurso de 500 km ao longo da costa do Rio Grande do Norte e do Ceará. A nova competição será comandada pela especialista em turismo Jalila Paulino, que atua há quase 10 anos organizando experiências de kitesurf no Brasil.

CALENDÁRIO DUNAS RACE

13 a 15/05 – Rally de São Paulo

16 a 19/06 – Series Baja Jalapão

23 a 27/06 – Baja Jalapão 500M

13 a 22/08 – Sertões 2021

08 a 14/10 – Sertões Kitesurf: Rally dos Mares

03 a 06/11 – Series Caminhos da Neve

O que eles disseram:

Joaquim Monteiro, CEO do Sertões

Estamos orgulhosos do Sertões esse ano ser etapa do Mundial de Rally. É uma conquista para o calendário esportivo brasileiro. Voltamos à data tradicional do Sertões em agosto, período de secas no Hemisfério Sul, para levantar muita poeira nesta que será a 29ª edição da prova.  Também muito felizes com a confirmação da largada inédita do Rio Grande do Norte e a expansão do portfólio dos eventos com a marca Sertões através do primeiro Rally dos Mares de kitesurf. Vamos a todo vapor colocar esse calendário de pé.

Fátima Bezerra, Governadora do Rio Grande do Norte

É com muita honra e alegria que vamos sediar pela primeira vez na história a largada do Sertões aqui na minha terra, o Rio Grande do Norte. Nossa hospitalidade e nossos destinos irão surpreender a todos os competidores e envolvidos na prova, que largarão daqui rumo a essa grande aventura. Além do Sertões, ainda seremos o ponto de partida do Rally dos Mares, um evento inédito mundialmente. O Rio Grande do Norte é conhecido internacionalmente pelos ventos propícios para a prática do kitesurf. Como se não bastasse um, agora existem dois motivos para visitar o Rio Grande do Norte em 2021. Esperamos por todos de braços abertos!

Edgar Fabre, diretor técnico do Sertões

Nossa missão, mais do que nunca, é encantar os competidores, tanto na parte técnica quanto nos cenários de nossos eventos. Assim que terminou o Sertões 2020, eu e o Du Sachs já começamos a trabalhar incansavelmente nos roteiros das provas deste ano. Temos uma responsabilidade ainda maior, pois sim, seremos Mundial de motos, quadris e UTVs. Muitos amigos estrangeiros estão nos procurando, ansiosos para vir ao Brasil conhecer o Sertões. Principalmente competidores de Portugal e Argentina. O Sertões Series volta com tudo, e com mais etapas. E ainda faremos duas novas provas: O Baja 500 Milhas, uma modalidade de rali inédita no Brasil, e a etapa da Copa do Mundo de Baja da FIM, ambas no Jalapão.

Renato Perotti, coordenador da Expedição Sertões

Estamos muito felizes em oficializar que teremos a categoria Expedições em todos os eventos da Dunas em 2021. Importante dizer que durante esses ralis vamos ter experiências de carro, moto e UTV. São mais de 12 experiências diferentes, para todos os gostos. Além disso, também vamos realizar expedições fora das datas dos eventos de rali. Durante o ano inteiro teremos aventura em GO, MS, TO, NE, Sul do Brasil, roteiros especiais que vão revelar um Brasil que pouca gente conhece.

Marco Vinholi, Secretário do Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo

A data de hoje (02/02) é um marco, pois faltam 100 dias para termos o novo Rally de São Paulo. Prova que vai passar pelo nosso Vale do Ribeira, região com maior potencial de desenvolvimento do Estado de SP, ainda com muitas desigualdades, mas com enorme riqueza natural e cultural, que vai ter dentro dessa prova uma colocação tão importante. Ilha Comprida vai sediar esse avanço tão importante para a região, uma das mais belas regiões do Brasil e do Mundo. Vamos juntos com Rally de SP.

Jalila Paulino, coordenadora do Sertões Kitesurf

Viajar a favor do vento pelo Nordeste do Brasil me deu uma ótima base no esporte, devido ao acesso a diferentes condições de navegação e a possibilidade de compartilhar experiências memoráveis entre amigos com a comunidade local é algo indescritível. O contato com a cultura nativa sempre foi minha inspiração e é somente com respeito mútuo que podemos aprender com o incrível modo de vida simples dos brasileiros que tanto cuidam da nossa terra.

Luis Felipe Adaime, CEO e fundador da Moss

A Moss, maior plataforma de carbono do mundo, está orgulhosa pela participação na louvável iniciativa do maior Rally das Américas em neutralizar suas emissões. A inovação da medida e o vanguardismo de compensar o impacto ambiental de um rally de veículos a combustão traz atenção a este tema tão relevante do combate às mudanças climáticas. Parabéns ao Sertões pela iniciativa e que outros sigam este exemplo.


FONTE: SERTÕES – FOTO: RODOLFO BAZETTO

LEIA MAIS:  DAKAR: Ricky Brabec vence a 7ª etapa, Honda na liderança