A Honda decidiu este ano renovar por completo a sua CRF 450R e introduziu melhoras em quase tudo desde o motor, as suspensões e na ciclística, como também incorporou uma motor de partida. Está prevista também uma versão de Enduro.
Com uma estética totalmente renovada e muito diferente dos anos anteriores, tanto a nível dos plásticos como da própria cor, onde elementos da versão anterior era predominantemente o branco passaram agora a ser em preto, como por exemplo o protetor de disco dianteiro, o protetor de cárter, e as tampas laterais do motor.
O tanque de gasolina é agora fabricado em titânio e pesa menos ½ kg que o anterior. Mas as principais evoluções estão no nível do motor, das suspensões e do quadro.
O motor sofreu um aumento considerável na taxa de compressão de 12,5 para 13,5:1 fazendo aumentar a entrega de potência em regimes médios e altos e com um incremento considerável nas suas rotações e na sua potência máxima.
O pistão recebeu um tratamento especial DLC (Diamond-like Carbon ) e a lubrificação é feita agora por quatro orifícios em vez dos dois anteriores.
A embreagem incorpora agora apenas 7 discos em vez de 8, diminuindo peso mas mantendo a durabilidade e eficiência. A relação final de transmissão é de 13/49 em vez dos 13/48 anteriores.
Finalmente a CRF450R incorpora motor de partida embora não seja de série mas sim um opcional. O preço do kit rondará os 600 euros na Europa. Sendo no entanto de série na versão de Enduro RX.
Os botões de controle dos mapas e o corta-corrente estão agora do lado esquerdo do guidão. O EMSB ( Engine Mode Select Button ) conta com 3 modos de diferentes mapas, um standard e os outros dois um hard e outro soft e que se podem alterar reprogramando.
Este ano a Honda decidiu abandonar as suspensões a ar da KYB e voltou às Showa de molas de 49mm. Em relação ao amortecedor traseiro, também da Showa, o mesmo está 39mm mais abaixo na sua fixação superior e é totalmente regulavel. Esta alteração melhora a centralização das massas e aumenta a estabilidade da moto em velocidades altas.
Com 599mm de comprimento, o braço oscilante é agora mais curto e mais estreito pesando menos 220gr que o do ano anterior.
Versão de Enduro
Este ano a Honda decidiu participar de forma oficial no Enduro e produziu a partir da CRF450R uma versão especial com melhoras a todos os níveis tendo em conta a prática do enduro.
. Afinação das suspensões para obtenção de um maior controle
. Novas afinações do sistema PGM-Fi
. Depósito de gasolina com 8,5 lt que conferem uma autonomia de cerca de 65 Kms
. Três mapas de motor revistos e distintos da versão de cross.
. Roda traseira de 18”
. Descanso lateral
. E finalmente o motor de arranque de série.
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:
FONTE: MOTOSPORT