DAKAR: Ricky Brabec vence a 7ª etapa, Honda na liderança




O norte-americano Ricky Brabec da Honda venceu hoje após forte disputa com Toby Price (KTM).

Hoje os pilotos foram de Hal’il para Sakaka após um dia de descanso e com uma especial de 453 km com 100 km de sobe e desce, planaltos com pedras e trechos sinuosos, entre os outros desafios do dia. Além disso, teriam de de estar alerta para evitar problemas mecânicos que numa etapa maratona podem ser fatais para a classificação.

A classificação geral tinha como lider Toby Price, seguido pelo dois pilotos da Honda, o argentino Kevin Benavides e Nacho Cornejo, ambos a pouco mais de 2 minutos do australiano. Após mais de 200 quilômetros de especiais cronometradas estava tudo em aberto para a segunda metade do rali, com os sete primeiros classificados separados por pouco mais de seis minutos! Permaneciam na prova 78 das 101 motos que iniciaram o Dakar 2021.

Joan Barreda foi o primeiro a partir nesta manhã. O segundo a iniciar a especial foi Ross Branch e caiu por volta do km 31. O piloto da Yamaha saiu ileso, mas o mesmo não se pode dizer da sua moto, que ficou com danos a ser consertados. Um sério golpe para a Yamaha na classificação geral, depois do segundo lugar na etapa de sexta-feira do piloto de Botswana.

O bicampeão do Dakar Toby Price começou muito forte esta 7ª etapa, e acompanhado de perto pelo companheiro de equipe Daniel Sanders, liderava a etapa com tranquilidade até ao CP3, altura em que o novato da KTM perderia o segundo lugar para Ricky Brabec. O piloto norte- americano da Honda passou no primeiro controle de passagem (CP1) no oitavo lugar, e vinha em ritmo fortíssimo!  Com 148 km de especial cumprida, Toby Price ainda liderava a corrida com uma vantagem de 1’28 ‘ sobre Ricky Brabec e 1’51’ sobre o estreante Daniel Sanders. Enquanto isto, Joan Barreda que passa no décimo lugar no CP1 via as coisas complicarem-se, perdendo cerca de oito minutos para o líder.

LEIA MAIS:  Adrien Metge vence a primeira etapa do Rally Minas Brasil com a Yamaha WR450F

RICKY BRABEC AO ATAQUE

Com metade da especial cumprida, Toby Price continuava líder mas com Brabec a pouco menos de um minuto e Kevin Benavides subindo a terceiro. Xavier De Soultrait também ultrapassaria Daniel Sanders que caia ao quarto lugar; Barreda vinha muito atrasado, a quase 9 minutos do líder australiano. Mas a vitória está nas mãos de Brabec.

No km 242 o norte-americano está colado na KTM 450 Rally com o numero 3, a somente 18 segundos de Price, o vencedor do ano passado assume a liderança ao km 279… faltam 174 km para a linha de chegada em Sakaka. Ricky Brabec, que se resguardou e jogou com cautela nas últimas etapas da semana passada está agora ao ataque, ganha de imediato meio minuto de avanço sobre o australiano que tem atrás de si Kevin Benavides e Xavier De Soultrait, este último no quarto lugar e a menos de dois minutos do americano.

BENAVIDES JUNTA-SE À ‘FESTA’

A menos de 100 quilômetros do final dá-se um reverteio nos acontecimentos, Kevin Benavides rouba a liderança de Brabec. O argentino, que roda com o nariz machucado desde quinta-feira tira a liderança provisória do companheiro de equipa e ganha 40 segundos; Toby Price está agora quase um minuto e meio atrás, enquanto Xavier De Soultrait permanece dentro de uma distância de ataque a 1m35s.

Às 12h59m locais, mais tarde do que a hora prevista, as primeiras motos cruzam a linha de chegada: Joan Barreda, Daniel Sanders e Ricky Brabec. Resta espera por Kevin Benavides para quem fica com o ´troféu’ deste domingo mas o argentino não aparece e uma nova reviravolta na classificação acontece.

BRABEC O ÚLTIMO A SORRIR

Superada a sequência de areia e o sobe e desce constante das dunas, depois seguindo aos planaltos rochosos e uma mistura de trechos sinuosos e rápidos, que acabaria por definir a etapa. Benavides deixa a vitória da etapa e acumula um déficit de mais de 10 minutos devido a uma queda a cerca de 50 km do final. Xavier De Soultrait tira partido da situação e sobe a segundo na frente de Nacho Cornejo, Sam Sunderland e Skyler Howes, terceiro, quarto e quinto respectivamente à passagem do último controle de passagem (CP11). As coisas também não correm bem a Toby Price que acumulou nesta altura um atraso de 3m52 segundos, descendo ao nono lugar, mas ainda assim o australiano recupera duas posições para terminar a etapa no 7º lugar.

LEIA MAIS:  Brasileiros cumprem dia longo e mantêm liderança do Rally Dakar

Com tudo isto, Brabec venceu a etapa de hoje com uma vantagem de 2m07s sobre o colega de equipe Cornejo, mais importante que isso, ganhando um avanço de 5 minutos sobre Toby Price que lhe permitem subir ao sexto lugar na classificação geral. O chileno Nacho Cortejo, com a Honda número 4 do HRC é o novo líder da classificação geral, mas com Price, sétimo na etapa de hoje, a apenas 1 segundo de diferença!

Pode-se assim dizer, que Price e a KTM assumiram uma estratégia prudente mas que deu bons frutos, tendo em conta que a etapa maratona prossegue até amanhã, e qualquer erro pode ser complicado sem assistência. Vitoriosa na etapa e de novo líder da classificação geral, a Honda continua segue em boa posição com Joan Barreda na sexta posição da geral e Ricky Brabec, vencedor da etapa de hoje, a ‘escalar’ várias posições até ao oitavo lugar.

Amanhã termina a etapa maratona, com um total de 709 km e uma especial mais curta. De apenas 375 km entre Sakaka e Neom.

Classificação da 7ª etapa:

GERAL ACUMULADO


FONTE: MOTOSPORT