DAKAR: Toby Price vence duelo com Kevin Benavides na terceira etapa




Na especial da terceira etapa, houve luta do princípio ao fim entre Kevin Benavides e Toby Price, com o australiano a conseguir a segunda vitória no Dakar 2021 e um novo líder na geral, Skyler Howkes. Grande dia também para os portugueses, com o nono lugar de Rui Gonçalves.

A etapa de hoje foi em forma de laço, com largada e chegada a Wadi Ad-Dawasir, num percurso onde as dunas não faltaram na especial de 403 km, novamente com a navegação a condicionar o desempenho dos primeiros a largar.

Joan Barreda, vencedor indiscutível da segunda etapa, foi o primeiro piloto a enfrentar as dunas numa volta em torno de Wadi Ad-Dawasir. O espanhol largou na frente do detentor do título Ricky Brabec e de Pablo Quintanilla, este último seguido de perto por um grupo de pilotos. Toby Price vinha nesse grupo perseguidor, determinado a vingar a derrota do dia anterior. No entanto, abrir caminho neste Dakar provaria, uma vez mais, ser uma das maiores dificuldades desta edição. Fazer uma navegação correta voltaria a ser o maior desafio para Barreda e Brabec que logo no km 43 estavam perdendo preciosos minutos.

Kevin Benavides que ontem terminou a etapa na 24ª posição, passava em primeiro no primeiro waypoint, com uma vantagem de apenas 2 segundos sobre Price. Após uma lesão grave no Rally de Marrocos antes do Dakar 2020 e a transferência da Hero para a Rieju, Oriol Mena ocupava a 4ª posição no WP1, 1’24 atrás do argentino. Benavides mantinha a liderança à frente de Toby Price, com Matthias Walkner – que ontem perdeu quase duas horas para consertar a embreagem da sua KTM – na terceira posição.

LEIA MAIS:  Após dois dias de competições, Rally de Inverno revela os campeões em São Manuel

Após 183 km, o argentino da Honda ainda se mantinha na frente, com uma vantagem de 33 segundos sobre Price e quase 2 minutos de diferença para Walkner. Nesta fase da etapa o argentino ainda segurava a liderança, mas tinha de estar atento ao estreante Rui Gonçalves da Sherco, que ocupava então a quarta posição, a apenas 5 minutos de Benavides.

Muito complicado está o dia para os dois primeiros a que saíram do ponto de largada e chegada, em Wadi Ad-Dawasir. Na passagem do km 183 Barreda e Brabec estão a 18 minutos do grupo da frente, Pablo Quintanilla também passa por dificuldades, com uma desvantagem de 12 minutos a meio da especial.

PRICE FINALMENTE SUPERA BENAVIDES

Após 217 km Benavides ainda é líder mas Price vem perto do piloto argentino. Walkner ocupa o terceiro lugar, a pouco menos de dois minutos e Rui Gonçalves está cinco minutos atrás do líder. O duas vezes vencedor do Dakar coloca cada vez mais pressão sobre o argentino e após o sétimo controle de passagem (WP7) passa a líder da etapa, para não mais perder essa posição até o final. Walkner mantém a terceira posição, mas mais atrás as coisas mudam. O quarto lugar passa a ser ocupado por Skyler Howes, cerca de um minuto à frente de Xavier De Soultrait na quinta posição. Rui Gonçalves desce nesta altura ao oitavo lugar, vindo ainda a perder mais uma posição para terminar no Top 10, no nono lugar.

Vários pilotos completam a especial, incluindo os dois líderes de segunda-feira, Joan Barreda e Ricky Brabec. Porém, para se ter uma visão completa sobre a classificação, há que esperar pela chegada de Kevin Benavides e Toby Price, envolvidos numa batalha feroz desde o início pele vitoria na etapa. Toby Price finalmente consegue passar Kevin Benavides depois de 292 km e caminha para a vitória nesta especial em forma de oval, o seu 13º título em etapas no Dakar. O argentino da Honda termina a 1m45s do australiano no final da especial.

LEIA MAIS:  Erechim Rally Brasil: Raquel Stein e Humberto Ribeiro formam parceria estratégica

Walkner é terceiro e o norte-americano Skyler Howkes consegue um quarto lugar passando a líder na classificação geral do Dakar 2021, após 3 etapas. Benavides, De Soultrait e Toby Price ocupam as posições seguintes.

RESULTADO DA ETAPA

GERAL ACUMULADO


FONTE: MOTOSPORT