Yamalube R3 Blu CluCup consagra campeões e entrega mais de R$ 170 mil em prêmios




O Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia/GO, foi o palco da decisão da Yamalube R3 bLU cRU Cup neste final de semana (11 a 13/12), decidida apenas na bandeirada final na categoria R3 Pró, com a virada do piloto Rafael Rizada. Na classe R3 Cup, o campeão foi o mais regular do campeonato, o jovem piloto de 15 anos Humberto Turquinho Jr, que conquistou o título ainda no sábado, quando foi o segundo colocado da Corrida 1.

O maior campeonato monomarca da América Latina encerrou da mesma forma que começou, com os pilotos dividindo cada curva e com muitas ultrapassagens a cada volta. Como sempre, as decisões foram nos décimos de segundo. E você pôde ver tudo ao vivo no YouTube, Facebook e também na BandSports.

No sábado, Enzo Valentin venceu a corrida, se tornando o nono vencedor diferente em nove provas disputadas. Domingo, a história se repetiu quando Eduardo Burr cruzou a linha de chegada em primeiro e foi o décimo piloto diferente a vencer em 2020. Turquinho Jr, o campeão do ano, conquistou nove pódios em dez corridas e teve apenas um abandono para garantir o título.

Já na categoria R3 Pró, o final de semana foi de virada no campeonato. Michel Velludo chegou a Goiânia liderando a tabela de classificação, mas Rafael Rizada, vencedor das duas corridas na etapa passada, confirmou a boa fase e também venceu as duas etapas de Goiânia, faturando o título de campeão da temporada nesta classe para maiores de 23 anos.

Passaporte Europeu

Mais que uma categoria de base criada pela Yamaha, a Yamalube R3 bLU cRU Cup tem sido a principal porta de entrada de pilotos brasileiros em campeonatos no exterior. Foi assim com os pilotos Ton e Meikon Kawakami, e com Felipe Macan, que disputaram nesse ano, o Mundial de Superbike 300 – WSSP300.

LEIA MAIS:  Novo episódio de VICTORY ZONE abre espaço para os jovens talentos da motovelocidade

Agora, a Yamaha premia os melhores do ano com subsídios na inscrição da R3 bLU cRU European Cup. Ao vencedor da temporada, Humberto Turquinho Jr, o prêmio é de 16.740 Euros, que corresponde a 60% da inscrição. Já Fabio Florian, o vice-campeão, o prêmio é de 40% da inscrição, que corresponde a 11.160 Euros. É o maior prêmio pago pelo motociclismo brasileiro, chegando a ultrapassar os 170 mil Reais.

Novidades em 2021

Para a temporada 2021, a Yamaha já projeta uma série de novidades. Nas 5 rodadas (10 etapas) serão agora 48 motos nas disputas, com as duas categorias disputando em dois grids separados, com 24 pilotos em cada classe. Um grid para a categoria R3 Cup – pilotos de 12 a 22 anos – e outro grid para a R3 Pro – pilotos acima de 23 anos.

Além disso, a transmissão ao vivo na BandSports está confirmada em todas as rodadas, além de mantida nos canais de YouTube e Facebook.

Os patrocinadores da Yamalube R3 Cup são: Yamalube, Eneos, Alemão Pneus, Nacar Motorcycles, Ello, Diafrag, 2MT, LS2, Pirelli, AD78, PlayStation, Monster Energy, iPlanForest, Flip Racing, Jeskap, Retroglass, Banco Yamaha, Design e Hel.

Resultados – Corrida 1 – Sábado

R3 Cup
1º) Enzo Valentin
2º) Humberto Turquinho Jr
3º) Fabio Florian
4º) Kevin Fontainha
5º) Kaká Fumaça

R3 Cup Pró
1º) Rafael Rizada
2º) Hebert Pereira
3º) Michel Velludo
4º) Guilherme Soares
5º) Pierre Balducci

Resultados – Corrida 2 – Domingo

R3 Cup
1º) Eduardo Burr
2º) Facundo Llambias
3º) Humberto Turquinho Jr
4º) Enzo Valentin
5º) Kaká Fumaça

R3 Cup Pró
1º) Rafael Rizada
2º) Michel Velludo
3º) Hebert Pereira
4º) Guilherme Soares
5º) Tato Velludo

LEIA MAIS:  Valentino Rossi recusa cumprimento de Marc Márquez

Humberto  Turquinho Jr
Bicampeão categoria R3 Cup
“A constância durante o campeonato foi algo que resultou no título. Infelizmente em uma prova eu acabei caindo, mas em todas as outras eu fiquei entre os três primeiros, acho que foi isso que me fez estar aqui com o bicampeonato. Ano que vem vamos trabalhar mais, pra que, quem sabe, eu consiga mais vitórias e continue no pódio. Essa última corrida foi muito, muito legal, me diverti demais, estou muito feliz pelo título, pelo bicampeonato. Ano que vem, que sabe se as datas não coincidirem, eu consiga correr aqui de novo. Mas é isso, estou muito feliz, agora é só curtir com a galera, vamos agora pra uma churrascaria comemorar com o pessoal”.

Rafael Rizada
Campeão categoria R3 Pró
“Estou muito feliz, quero agradecer muito a Yamaha, ao Allan, a AD78, todos os patrocinadores, minha família que me acompanha, a esposa e os filhos que dão a maior força, o Michel (Veluddo) que foi um dos adversários mais humildes e de bom coração que eu já conheci, vou levar a amizade dele pra sempre. A corrida foi fantástica, eu vim com o objetivo de ganhar, Deus me iluminou, colocou a mão na corrida de ontem e na corrida de hoje, estamos saindo daqui com o título, estou feliz demais.

Saiba mais sobre a Yamalube R3 bLU cRU Cup

A categoria é subsidiada pela Yamaha, que fornece as motocicletas YZF-R3 prontas para a corrida, incluindo pneus, combustível, supervisão e assistência técnica. Além disso, a montadora oferece suporte de mecânicos da Yamaha Racing Brasil, engenheiro de telemetria, estrutura de box, transporte e manutenção, além de brindes bLU cRU. As inscrições para as 35 vagas da temporada se esgotaram em menos de 24 horas.

LEIA MAIS:  Organizadores do Moto 1000 GP avaliam etapa de Campo Grande

Em 2020, a Yamalube R3 bLU cRU Cup também se preocupa com a sustentabilidade. Todo gasto de carbono, desde o transporte das motos até a logística dos pilotos para se deslocarem para as corridas, é compensado com reflorestamento em larga escala, possibilitando a recuperação de áreas degradadas ou o plantio de novas áreas, com o objetivo de compensar o carbono emitido, em uma parceria com o iPlantForest.


FONTE: YAMAHA RACING BRASIL – FOTO: LZ Fotos / Ricardo Santos