Fabricante chinês pretende entrar num novo segmento e demonstrar que as suas motos têm o que é preciso para dominar o segmento das grandes motos turísticas. A nova CFMoto 1250 TR-G mostrou-se ao mundo na CIMA e vem equipada para surpreender.
Com os grandes salões europeus dedicados às motos não foram realizados em 2020, pelo menos fisicamente, a Expo CIMA realizada em Qiangjiang na China transformou-se no maior evento do ano em que os visitantes podem ver de perto as novidades já disponíveis.
E foi precisamente na CIMA que a marca chinesa CFMoto decidiu mostrar ao mundo a sua mais recente e imponente novidade: a 1250 TR-G.
Esta moto já se tinha deixado ver em variante especialmente preparada para a polícia chinesa há uns meses, mas com as decorações e todo o equipamento das forças da autoridade, não se conseguia perceber bem como seria a versão de produção e que em breve chegará aos concessionários da marca.
Aproveitando as sinergias e parceria com a KTM, a CFMoto instala nesta turística de grande porte aquele que será o motor de moto mais potente e de maior cilindrada alguma vez fabricado na China! O bicilíndrico em V a 75 graus deriva do LC8 da KTM. Neste caso a versão de 1198 cc.
No entanto a CFMoto não se contentou com a versão original do LC8. Na realidade os engenheiros e técnicos da marca conseguiram trabalhar o motor de forma a dotar de maior pulmão e performance. A cilindrada aumentou para os 1279 cc, e com isso a potência atinge praticamente os 143 cv. O torque também não deve ser menosprezado, com a CFMoto 1250 TR-G a atingir os 122,5 Nm.
Acoplado a este motor encontramos uma transmissão com caixa manual de seis velocidades, e, ao contrário do habitual neste segmento, a transmissão final é feita por corrente e não por eixo-cardã, o que obrigará o proprietário a realizar a habitual manutenção da corrente, mas por outro lado mantém os custos de produção num nível mais baixo.
Com a CFMoto usufluindo grande parte da tecnologia usada pela KTM, não é surpreendente que na ciclística encontremos equipamento de renome e que garante que a 1250 TR-G será uma moto interessante. Pelo menos em teoria.
As suspensões, com controle e afinação eletrónica, são fornecidas pela WP. A frenagem fica a cargo da Brembo, onde se destacam as pinças monobloco de quatro pistões e fixação radial, a morderem discos de grande diâmetro, o que permitirá abrandar e parar esta grande turística rapidamente e em segurança.
E sendo uma moto pensada para as grandes viagens, a 1250 TR-G não dispensa luxos como vidro dianteiro ajustável eletricamente, punhos e assento aquecidos, ou ainda um magnífico sistema áudio com assinatura dos especialistas da JBL. Todos estes sistemas são controlados através dos botões nos punhos, mas o condutor vai visualizar todas as suas opções através daquele que é, de acordo com as informações disponíveis, o painel de instrumentos com a tela TFT a cores de maior dimensão alguma vez utilizado numa moto. Todas as informações e o “layout” da tela serão personalizáveis.
Será nesta tela generosa que o condutor poderá ainda visualizar os diferentes modos de condução disponíveis, ou ajustar as suspensões eletrônicas adaptando a regulagem aos diferentes níveis de carga.
A produção desta CFMoto 1250 TR-G terá início na primeira metade de 2021. Com estas características e equipamento, e se mantiver o preço a níveis que habitualmente reconhecemos nas marcas asiáticas, esta turística de grande porte da CFMoto tem boas hipóteses de surpreender marcas europeias mais conceituadas.
FONTE: ANDAR DE MOTO